Vasos moldados

  • 16/01/2005

Amados, Deus tem nos falado nestes dias sobre a obra que ele está realizando neste lugar. Eu e você somos comparados, na Bíblia, a vasos (Jeremias 18) sendo moldados pelo oleiro. Nós vimos à igreja buscando bênçãos em nossa vida. Queremos ser bem sucedidos, felizes, amados, vitoriosos. Deus se preocupa com tudo isso em nossa vida, mas o objeto maior da preocupação de Deus, não são as coisas, e sim as pessoas, isto: VOCÊ. É  o objetivo maior do amor de Deus. Nesta noite, você vai conhecer o Deus que é pai, que ama e nos aprova. Abra sua bíblia em Hebreus 12.

Leitura: Hebreus 12.1-13 (NVI)

1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. 4 Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue. 5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, 6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”. 7 Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? 8 Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos. 9 Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos! 10 Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade. 11 Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. 12 Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. 13 “Façam caminhos retos para os seus pés”, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.

1- Temos um caminho, uma meta – vs. 1-3

Estamos rodeados por pessoas que vêm o que fazemos (12.1)·  Temos uma carreira (uma meta) a ser alcançada  – vida cristã não é uma mesmice e dura a vida inteira.·  Temos um alvo a alcançar em nossas próprias vidas – Deus quer nos ver vencedores·  Precisamos fixar nosso olhar no prêmio (v2) – quando olhamos para o prêmio, achamos uma motivação maior para prosseguir. – qual é o seu prêmio?

2- Condições para alcançar a vitória – vs.4-5

·  Deixar todo o peso e embaraço  – pecado significa desvio de rota.·  Correr – significa que tem um caminho a ser percorrido e que isso necessita de um esforço pessoal maior que andar – é preciso esforço e suor para alcançar a vitória.·  Perseverança – na corrida, às vezes cansamos, escorregamos, caímos, diminuímos o ritmo, mas é preciso perseverar, continuar, prosseguir. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITO·  Para ser exaltado é preciso ser humilhado, sendo corrigido constantemente na rota.·  A repreensão do Senhor é para nos manter no caminho certo.·  Somos exortados (PARAKLESIS) – sustentatos, convocação, aproximação e encorajamento·  disciplinados (paideia) instrução que aponta para o crescimento em virtude ·  corrigidos (paideuo) levar alguém a aprender – ser instruído ou ensinado.

3- Por que Deus nos disciplina? – vs. 6-13

Porque somos filhos (v6) – Deus só disciplina aqueles que são seus filhos.·  Porque ele nos ama (v6) – Deus Ama a cada um de nós, como se só existisse uma única pessoa para amar.·  Devemos nos sujeitar ao Senhor (render-se / submeter-se ao controle de Deus·   A correção, no momento não produz alegria, mas depois revela os frutos pacíficos da justiça (integridade; virtude; pureza de vida; justiça; pensamento, sentimento e ação corretos·  para que possamos ser exaltados diante das pessoas e situações (mãos cansadas e joelhos vacilantes)·    Deus quer nos curar, (IAOMAI) – tornar ) tornar perfeito; livrar de erros e pecados;

Autor: Elton Melo