Descobrindo qual é o seu temperamento espiritual
Como você se conecta com Deus?
Sua fé é inspirada por belas artes? Adora música? Serve aos outros? Enfrenta o mal na sociedade? Algumas pessoas amam catedrais ou adoram ao ar livre. Outras preferem o conforto de sua igreja local.
Embora a maioria de nós tenha aprendido uma abordagem para o crescimento espiritual – “tempo de silêncio” diário, estudo da Bíblia, oração e frequência semanal à igreja – todos nós temos diferentes personalidades, gostos e desgostos, e dons espirituais, cada um dos quais traz uma perspectiva única para nossa compreensão da pessoa de Jesus e da salvação que Ele traz ao mundo.
O autor Gary Thomas escreveu o livro “Sacred Pathways: Nine Ways to Connect with God (Caminhos Sagrados: Nove Maneiras de se Conectar com Deus) para desvendar essas diferenças e explicar por que é bom que todos nós nos conectemos com Deus de maneiras diferentes.
Ao longo das Escrituras e da história da igreja, os crentes adoraram a Deus de diversas maneiras. Abraão construiu altares. Moisés confrontou o mal. Davi expressou adoração entusiasmada. Maria (irmã de Lázaro) era contemplativa e sentou-se aos pés de Jesus.
Elementos para expressar a fé
“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças” (Marcos 12.30 – NVT)
Segundo Jesus quatro elementos são essenciais para uma expressão plena de fé:
- Adoração – Ame a Deus de todo o seu coração.
- Vontade – Amar a Deus com toda a sua alma.
- Crença – Ame a Deus com toda a sua mente.
- Corpo – Ame a Deus com todas as suas forças.
Gary Thomas também descreve os nove temperamentos espirituais e sua abordagem única para se relacionar com Deus e se aproximar Dele:
- Naturalistas — amam a Deus melhor ao ar livre.
- Sensates — amam a Deus através dos seus sentidos (visões, sons, cheiros, etc.)
- Tradicionalistas — amam a Deus por meio de rituais e símbolos religiosos.
- Ascetas — amam a Deus na solidão e na simplicidade.
- Ativistas — amam a Deus por meio do confronto; lutam por princípios e valores divinos.
- Cuidadores — amem a Deus servindo aos outros.
- Entusiastas — amem a Deus através do mistério e da celebração.
- Contemplativos — amar a Deus através da adoração.
- Intelectuais — amam a Deus com a mente.

Gary Thomas
Gary Thomas é autor e palestrante e atua na equipe de ensino pastoral da Cherry Hills Community Church em Highlands Ranch, Colorado. – Reproduzido de: https://jimdaly.focusonthefamily.com/discovering-your-spiritual-temperament/
Autor: Alcance Vitoria
Deixe uma resposta