Oito coisas que eu procuraria no site de uma igreja se estivesse procurando uma

  • 14/12/2023

Busca no site

Não estou procurando uma nova igreja. Amamos nossos pastores e a visão da igreja, e não temos intenção de ir a outro lugar. Ao mesmo tempo, porém, muitas vezes mantenho correspondência com pessoas que estão procurando uma nova igreja. Na maioria das vezes, eles recorrem ao site para decidir se devem visitar uma igreja, mesmo quando alguém os convida.

A relevância da igreja ter um bom site está em proporcionar acesso fácil a informações, eventos e recursos espirituais. Um bom site de uma igreja comunica transparência, acessibilidade e vitalidade espiritual. Ele oferece informações claras sobre eventos, mensagens e valores, promovendo uma conexão mais profunda com a comunidade e a mensagem religiosa.

Então, aqui estão algumas coisas que eu procuraria em um site se estivesse procurando uma igreja. Supondo que os princípios básicos (por exemplo, nome da igreja, localização, horários de culto, etc.) estejam presentes, eu também procuraria:

1- Uma declaração doutrinária.

Admito francamente que esta questão pode significar mais para mim, como professor de seminário, do que para outros, mas conheço vários leigos que procurariam o mesmo. Um site que não inclui nenhuma declaração doutrinária ainda fala pelo seu silêncio – dizendo, na melhor das hipóteses, que ninguém estava pensando em teologia quando criou o site.

2- Uma história da igreja.

A história não precisa ser um relato longo, mas eu gostaria de saber como e quando a igreja começou. Eu também gostaria de saber quantos pastores a igreja teve, especialmente se cada pastorado recente não durou muito. Pequenos pastorados consecutivos geralmente nos dizem algo sobre a igreja.

3- Fotos congregacionais.

Quero “ver” a igreja antes de ir para lá. Bem feitas, as fotos mostram aos hóspedes em potencial a demografia da igreja. Apenas certifique-se de indicar de alguma forma que as imagens não são apenas imagens de banco de imagens; são fotos de membros atuais.

4- Histórias de conversão.

Poucas igrejas incluem esta sugestão, mas eu gostaria de saber que Deus está transformando vidas através da igreja. Testemunhos breves (2-3 minutos), bem feitos e registrados de membros da igreja sob um título como “Histórias do poder transformador de vidas de Deus na Igreja _______”, inquestionavelmente chamarão minha atenção.

5- Histórias de missões.

Mais uma vez, percebo que um professor de evangelismo e missões que também trabalha para uma agência missionária gostaria dessa inclusão. No entanto, a Grande Comissão (Mateus 28:18-20) não é opcional para nenhuma igreja – e os relatos do trabalho da igreja para alcançar as nações ajudar-me-iam a compreender melhor o foco da igreja. Aqui está também outro caso em que testemunhos gravados seriam bons.

6- Gravações dos cultos.

Não estou sozinho em querer conhecer a música e os estilos de pregação de uma igreja que frequento. Ambos realmente importam. Música de adoração de má qualidade e/ou pregação problemática seriam pelo menos uma “bandeira de alerta” para mim. As gravações não podem nos levar adequadamente ao culto em si, mas podem nos dar uma noção da igreja.

7- História do pastor e da família.

Mesmo numa igreja com uma pluralidade de presbíteros, geralmente alguém é o líder. Saber quem é essa pessoa, qual é a sua história e qual é a sua visão para a igreja me ajudaria a tomar uma decisão sobre frequentá-la. Também me daria a oportunidade de orar por aquele pastor, quer eu visitasse a igreja ou não.

8- Opções de doação online.

Ter essas opções disponíveis me diz algo sobre a disposição da igreja em usar a tecnologia como fazem com a Grande Comissão.

Tenho certeza de que há outras coisas para incluir no site de uma igreja. O que você acrescentaria a esta lista?


Este artigo foi adaptado do original escrito por Chuck Lawless e reproduzido de https://churchanswers.com/ – usado com permissão.

Autor: Chuck Lawless
Biografia do Autor: Charles Edward Lawless, Jr. Senior Professor of Evangelism and Missions Dean of Doctoral Studies Vice President for Spiritual Formation and Ministry Centers Richard & Gina Headrick Chair of World Missions Director of the Center for Preaching and Pastoral Leadership