O sal da terra

  • 26/05/2024

Introdução

Vamos ler juntos o texto de Mateus 5.13, na versão NVT:

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam, pois já não serve para nada.

“Permitam-me dizer por que vocês estão aqui. Vocês estão aqui para ser o sal que traz o sabor divino à terra. Se perderem a capacidade de salgar, como as pessoas poderão sentir o tempero da vida dedicada a Deus? Vocês não terão mais utilidade e acabarão no lixo.” (Bíblia A Mensagem).

O contexto bíblico

Na época de Jesus, o sal tinha um valor imenso e diversas utilidades. Ele não servia apenas como tempero, mas desempenhava papéis cruciais na vida cotidiana e na saúde. ele era usado para:

  1. Conservação de Alimentos: Sem refrigeradores, as pessoas usavam sal para conservar carne e peixe. O sal evitava a deterioração e a decomposição dos alimentos.
  2. Purificação e Desinfecção: O sal era usado para purificar feridas e prevenir infecções. Ele funcionava como um desinfetante natural.
  3. Valor Econômico: O sal era tão valioso que algumas vezes as pessoas usavam-no como moeda. Em algumas culturas, soldados recebiam parte do salário em sal.
  4. Uso Litúrgico: Os judeus usavam sal em sacrifícios e ofertas (Levítico 2.13). O sal simbolizava a aliança eterna entre Deus e seu povo..
  5. Realçador de Sabor: O sal realça o sabor dos alimentos, tornando-os mais agradáveis ao paladar.

O sal, na época de Jesus, tinha um significado profundo e e grande valor. Ele conservava, purificava e valorizava os itens com os quais era usado. Assim também, Jesus chamou os cristãos para serem o sal da terra, desempenhando um papel vital na preservação, purificação e realce da presença de Deus no mundo. Nos tempos de Jesus, o sal retirado do mar morto,  era o mais comum e, por vezes, ele era misturado com gesso e outros minerais, adulterado sua eficácia e eseu sabor. Este tipo de sal, servia apenas para ser colocado nas estradas para impedir que a vegetação crescesse nas margens ou no solo, dai a ideia de serviar apenas para algo a ser pisado pelos homens.

No entanto o contexto que Jesus se refere ao uso e valor do sal, é o sal puro. Isto é, aqueles que são seus discíúlos, vivendo nesta verdadeira felicidade exposta no “Sermão do Monte”. (vs. 3-12), essa entrega absoluta transforma a vida em tempero: o sabor daquilo que se oferece como vida simples, amorosa e dedicada aos que nos cercam, verdadeiras testemunhas de Jesus, influenciando positivamente as pessoas ao nosso redor. Quantos nesta noite desejam ser o sal da terra sobre a vida de seus familiares e amigos?

Para ser o verdadeiro sal da terra….

1. CONSERVE OS VALORES DO REINO DE DEUS

  • O cristão conserva os valores morais e espirituais na sociedade (1Coríntios 15.33), que diz: “Não se deixem enganar pelos que dizem essas coisas, pois “as más companhias corrompem o bom caráter””
  • O sal precisa sair do saleiro e entrar nas comidas. Os cristãos precisam inserir-se no meio do mundo. Eles são colocados em relação com a humanidade toda e com todas as suas esferas, também as esferas cultural, econômica e política.
  • O cristão purifica o ambiente ao seu redor, vivendo uma vida santa (1Pedro 1.16). Ele nos convida: “Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo””
  • O cristão realça a presença de Deus no mundo através de suas ações (Colossenses 4.6). Paulo enfatiza: “Que suas conversas sejam amistosas e agradáveis, a fim de que tenham a resposta certa para cada pessoa.”

Para ser o verdadeiro sal da terra….

2. SEJA UM CRISTÃO EQUILIBRADO E DE BOM SENSO

  1. O sal é essencial para a saúde humana, regulando funções vitais no nosso corpo. .
  2. O cristão é indispensável para a saúde espiritual da comunidade (Romanos 12.1-2).
  3. O excesso de sal causa problemas de saúde, como hipertensão.
  4. O cristão extremista pode afastar as pessoas de Deus  – “Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, resolvam viver de modo a nunca fazer um irmão tropeçar e cair – Romanos 14.13.
  5. O uso correto do sal traz benefícios à saúde, pois na medida certa, regula a pressão sanguínea e mantém o equilíbrio de fluidos.
  6. Assim como o sal, o cristão deve trazer equilíbrio e saúde espiritual (Provérbios 4.23 diz: Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida).
  7. O cristão deve viver de maneira equilibrada, não sendo extremista, como nos recomenda Paulo em Filipenses 4.5: “Que todos vejam que vocês são amáveis em tudo que fazem. Lembrem-se de que o Senhor virá em breve”.

Para ser o verdadeiro sal da terra….

3. SEJA UM CRISTÃO QUE PROMOVE CURA EMOCIONAL E ESPIRITUAL

  • O sal ajuda na cicatrização e desinfecção de feridas.
  • Nada causa tanta aversão como um cristianismo egoísta que fica indiferente diante dos que ainda estão do lado de fora.
  • O cristão promove cura emocional e espiritual através do amor de Cristo. O apóstolo Tiago nos recomenda: “Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados”. (Tiago 5.16).

Para ser o verdadeiro sal da terra….

4. CUIDE PARA NÃO PERDER O SEU TESTEMUNHO

  • O ensino rabínico associava a metáfora do sal com sabedoria. Esta era a intenção de Jesus, visto que a palavra grega traduzida por “nada mais presta” tem as palavras “tolo” ou “louco” como seu significado radicular. É tolice ou loucura os discípu­los perderem o caráter, já que assim eles são imprestáveis para o Reino e a Igreja, e colhem o desprezo de ambos.
  • Uma pessoa indolente é alguém que demonstra falta de disposição para o trabalho ou para qualquer tipo de esforço. Esse indivíduo costuma evitar atividades que exigem empenho físico ou mental, preferindo o ócio e a inatividade. A indolência pode se manifestar como preguiça, apatia ou desinteresse, impactando negativamente na produtividade e no desempenho pessoal e profissional.
  • Portanto, o cristão indolente é como o sal sem sabor (insípido); não tem utilidade.  Insípido. O cristão que perde seu testemunho não influencia positivamente (Lucas 14.34-35).

Conclusão

Amados irmãos, Jesus nos chamou para sermos o sal da terra. Ele nos confiou uma missão importante: conservar, purificar e realçar a presença de Deus neste mundo. Que nossas vidas reflitam o amor e a santidade de Cristo em tudo o que fazemos.

Peço que cada um de vocês se comprometa a ser um verdadeiro sal da terra. Conservem os valores morais e espirituais em suas famílias e comunidades. Purifiquem seus corações e suas ações, vivendo uma vida santa e dedicada a Deus. Realcem a presença de Deus onde quer que estejam, através de suas palavras e atitudes.

Vamos juntos fazer a diferença, transformando o mundo ao nosso redor com a luz de Cristo. Que Deus nos abençoe e nos capacite para essa missão tão nobre e urgente. Amém.

Autor: Elton Melo