Uma proposta de Jesus para todos
Você acredita que Deus tem sempre algo melhor para você?
O assunto desta mensagem tem como base uma proposta de Jesus a todos nós.
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve“. (Mateus 11.28-30)
Como esta verdade é possível? Na mensagem passada falamos sobre o conceito de rendição x compromisso total. Jesus está fazendo um convite a todas as pessoas. Mas algumas pensam que podem resolver sozinhas os seus próprios problemas. A questão essencial é que nossas soluções humanas causam em nós mais canseiras e sobrecargas do que imaginamos ou podemos suportar. Então, o convite de Jesus é simples: Ele promete que quando levamos a ele todos os nossos fardos, ele nos dará o descanso, conforme o versículo 28.
Mas o que é este descanso? É não fazer nada? Deixar a vida correr solta? O que Jesus está prometendo a cada um de nós, na verdade é um processo de troca. Receber sobre minha vida o seu jugo, tem a ver com a capacidade de aprender de Deus, através de Cristo; é permitir que Ele te conduza da melhor forma, com mansidão e humildade genuínas. e, ai, sim, encontrar o descanso para as nossas almas (vontade, emoção e sentido). Jesus está propondo a cada um de nós um significado e um propósito de vida.
A melhor coisa no relacionamento com Deus, Jesus e o Espírito Santo, é que suas intenções para nós são claras: No versículo 30, lemos que o jugo é suave e o fardo de Jesus é leve (suportável). O descanso, portanto, consiste em permitir que o Senhor nos guie e que ele resolva, junto conosco, os nossos problemas. E, então, como a gente consegue isso? Basta me render e não fazer mais nada?
Imagine como seria frustrante, para você, se uma pessoa lhe pedisse ajuda para resolver um problema e você se dispusesse a ajudar, dedicar um dia inteiro de trabalho e a pessoa, ficasse o dia todo deitada no sofá, olhando você trabalhar. Creio que somente uns poucas pessoas teriam disposição para isso. Ao propor a troca, Jesus está esperando de mim e de você, um compromisso de aprender e viver. Ele está dizendo em outras palavras: “Conte comigo, estamos juntos, fica comigo e vamos sair juntos dessa situação”.
A mensagem da Graça de Deus
A atitude de rendição pode me tornar uma pessoa manipulada, mas o compromisso total, me torna uma pessoa que age, resolve e experimenta o melhor de forma proativa e abençoadora. Isso só é possível quando compreendemos a mensagem da graça de Deus. Compreenda o quadro abaixo:
ROMANOS 1 A 11 – A MENSAGEM DA GRAÇA DE DEUS | ||||
---|---|---|---|---|
Cap. 1-3 | Cap. 4-5 | Cap. 6-8 | Cap 9-11 | |
Assunto | O problema do homem | A solução de Deus | A provisão de Deus | A fidelidade de Deus |
Teologia | O Pecado | Salvação | Santificação | Soberania |
Estado | Perdido | Achado | Capacitado | Escolhido |
Ação | Confissão | Fé | Reconhecer | Louvor |
Reproduzido de “Espiritualidade que Transforma”, Chip Ingram, pag. 35 – 2023 ed. Inspire.
O quadro acima sintetiza o plano da salvação para todas as pessoas, baseado em quatro verdades:
- Todos pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (Rm 1-3);
- Deus tem uma solução para o problema do nosso pecado (Rm 4-5);
- Deus tem um estilo de vida que nos livra do poder do pecado (Rm 6-8); e,
- Deus tem uma vida eterna e abundante através das suas promessas que são fiéis (Rm 9-11).
O segredo para desfrutar de tudo isso, no entanto, somente acontece quando compreendemos o meio que Deus usa para realizar tudo isso: É através da vida de Cristo em nós (esse é o sentido da palavra cristãos = pequenos Cristos). O apóstolo Paulo afirma: “Cristo em vós, a esperança da glória (tudo que Deus é e tudo que Deus tem). Portanto, para eu experimentar isso tudo, Deus espera que eu me ofereça como um sacrifício vivo. Leiamos Romanos 12.1.
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês
O compromisso total com Jesus acontece quando compreendemos a profundidade deste versículo. Para compreendermos melhor, vamos explicá-lo a partir de três verdades encontradas nele: um mandamento; uma motivação, e uma razão.
Para viver um compromisso total, entenda que…
1- DEUS VALORIZA A FÉ
Uma vez salvo, podemos exercer a fé em Jesus. Essa fé é ativa e não passiva. Essa fé âncora a nossa vida à vontade do Senhor. Um exemplo é Abraão. Lemos que Abraão ficou conhecido como amigo de Deus. Mas note que na vida dele, o que contou não foi o seu desempenho. Abraão falhou também. Mas ele nos ensina o que é oferecer um sacrifício vivo. Em Gênesis 22.11-12, lemos que Abraão ofereceu seu filho Isaque. Por que Deus lhe pediu Isaque?
Uma das razões é porque Isaque tinha se tornado um ídolo no coração de Abraão e Sara, a ponto de estar na rota de destruir o relacionamento deles com Deus. Por isso, Deus pediu Isaque. Mas o foco de Deus é “tirar” o ídolo do nosso coração para nos salvar da idolatria, algo tão sensível para Deus. Perceba que todos nós temos “Isaques” nas nossas vidas.
Ao mesmo tempo, esta oferta de sacrifício vivo precisa ser renovada diariamente em nossas vidas. O que você precisa oferecer a Deus hoje? Lembre-se que Jesus não pode ser o salvador, se ele não for Senhor da sua vida. Deus nos chama para oferecermos a nossa vida em compromisso total com Ele, para isso sermos um sacrifício vivo, uma oferta viva. A pergunta que lhe faço é: você já fez este tipo de entrega?
Para viver um compromisso total, entenda que…
2- A MISERICÓRDIA PREVALECE SOBRE O JUÍZO
Quando você pensa sobre porque deveria render tudo a Deus, se comprometer com ele em tudo, você precisa compreender umas das características mais marcantes de Deus: ELE É MISERICORDIOSO. Misericórdia significa Deus não me dando o que eu mereço. A nossa motivação para nos comprometemos é que entendemos que todos os nossos pecados foram removidos, que somos perdoados, adotados e enchidos com o Espírito Santo.
As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.23-23), elas se renovam a cada manhã.
Para viver um compromisso total com Deus,
3- O ADORE EM ESPÍRITO E EM VERDADE
Somos convidados a cultuar ao Senhor nosso Deus. A expressão da palavra culto, significa “conjunto de atitudes e ritos pelos quais se adora uma divindade” Deus não quer o que você faz, mas deseja o que você é. Quando um pai supre todos os desejos do coração de um filho, mas é ausente, ele “desperdiça” todo o valor investido no filho. O filho até poderá ter uma boa herança, mas o que conta mesmo, é o quanto este pai esteve comprometido no dia-a-dia com o filho.
Da mesma forma, Deus valoriza o nosso relacionamento diário com ele. Ele espera ser amado por você. Ele não procura soldadinhos religiosos para lutar por uma causa. Procura filhos e filhas que confiam tanto na bondade e Seu amor, que sejam capazes de expressar: “tudo o que sou e tudo o que tenho pertence ao Senhor. Eu te amo, Senhor!!”
A, sabemos que o amor não é uma decisão emocional e sim lógica. Algo expresso com convicção racional. Muitos crentes pensam que o culto racional é aquele desprovido de emoção. Em grego, a palavra racional significa “logizomai”, isto é, aquilo que é lógico, razoável, inteligente, à luz do que Deus tem feito por nós.
Conclusão
No Reino de Deus só há uma maneira de viver a verdadeira vida cristã abundante: Jesus afirmou que se o grão de trigo cair na terra não morrer, continuará ele só. “Mas se morrer, dará muito fruto” (João 12.24). Na terra você já caiu, mas precisa morrer para si mesmo! Morrer, neste contexto, significa uma decisão de viver para Cristo. Cristãos sinceros, porém desinformados, tem sido guiados a crer que a vida cristã é pouco mais que fazer algumas orações e frequentar alguns cultos religiosos
Somente os que se comprometem totalmente conseguem experimentar o poder e a presença de Deus de forma sobrenatural. E Deus só tem liberdade de fazer isso com aqueles que são totalmente Dele.
Perguntas para a Célula:
- Como transformar sua crença intelectual em uma realidade viva?
- Quais experiências passadas tem tornado difícil você confiar em Deus?
- Como você pode começar a resolver estas questões?
- O que ou quem pode ser o “Isaque” na sua vida? Escreva num papel e se comprometa a orar por isso esta semana.
Elton Melo é pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba. Produz vários estudos teológicos e motivacionais, que estão disponíveis no site www.alcancevitoria.com. Tem vários livros escritos e também é presidente da ASEC – Associação de Editores Cristãos.
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta