Um primeiro passo surpreendente, pastores, para fortalecer seu evangelismo

  • 23/02/2024

Evangelismo é compartilhar a fé

primiero passoAo longo de mais de quarenta anos de ministério, aprendi que não são muitos os cristãos que partilham a sua fé regularmente. Na verdade, também conheço poucos pastores que evangelizam. Portanto, concordo com Thom Rainer que “o evangelismo está morto ou morrendo na maioria das igrejas americanas ”. Também afirmo fortemente a afirmação de Thom de que “uma igreja evangelística deve ter um pastor evangelístico”.

Duvido, porém, que qualquer um de nós que escreva posts em blogs produza automaticamente pastores e líderes fazendo mais evangelismo. Em vez disso, suspeito que os primeiros passos sejam mais básicos do que isso. Para ilustrar meu pensamento, quero levá-lo a dois cenários que influenciaram fortemente minha vida.

1- “deuses” na prateleira

Primeiro, estive num ambiente internacional há alguns anos conversando com seguidores de outra fé. Atrás deles, eu podia ver seus “deuses” numa prateleira – deuses que algum ser humano havia criado com as mãos. É provável que outro ser humano tenha transportado esses deuses para a prateleira e outra pessoa os tenha mantido espanados. Neste caso, pude ver os rostos dos deuses – rostos que tinham olhos que não podiam ver, bocas que não podiam falar e ouvidos que não podiam ouvir. Esses deuses não se comunicavam nem se relacionavam com as pessoas que os adoravam.

Mais tarde naquele ano, ao considerar meu plano de leitura da Bíblia para o ano seguinte, decidi destacar qualquer coisa nas Escrituras que indicasse a comunicação de Deus com Seu povo. Procurei versículos como “O Senhor disse”, “a Palavra do Senhor veio”, “Deus falou” e “declara o Senhor”. Cada vez que encontrava tal versículo, eu o destacava. Não contei o número de vezes que tal frase ocorre, mas basta dizer que já havia esgotado vários marcadores roxos quando terminei a leitura da Bíblia daquele ano. Desde “então Deus disse” (Gn 1:3) até “Sim, venho em breve” (Ap 22:20), as Escrituras nos mostram que Deus se relaciona e fala com Seu povo.

Quanto mais eu pegava meu marcador naquele ano, mais eu conseguia fazer apenas uma coisa: louvar ao Senhor por falar conosco por meio de Sua Palavra. Dia após dia, destaquei palavras e elogiei. Nosso Deus não fica sentado em uma prateleira.

2- O Deus que fala

A minha segunda experiência de mudança de vida também ocorreu num contexto internacional – desta vez com seguidores de Cristo numa parte arriscada do mundo que tinham apenas porções da Bíblia na sua língua. Na verdade, este grupo específico de crentes tinha apenas uma cópia da porção que possuíam. O que me surpreendeu foi o quanto essas pessoas devoravam o que tinham, distribuindo entre si, lendo versículos em voz alta e meditando silenciosamente sobre o que liam e ouviam. A gratidão deles era óbvia, mas também o era o desejo deles por mais. Quase como João em Apocalipse 5, que chorou quando não encontrou ninguém para abrir o pergaminho, esses crentes desejavam profundamente que o resto da história fosse aberto em sua língua. Seus corações clamavam por mais.

Voltei para os Estados Unidos depois daquela viagem e comecei a notar quantos exemplares da Bíblia tenho em casa. Como muitos de nós, suspeito, tenho muito mais Bíblias em minha casa do que seres humanos. Tenho toda a Palavra de Deus em meu idioma e em minhas mãos, e posso abrir qualquer cópia livremente sem ameaçar minha vida. Tenho o privilégio de ter a Palavra de Deus, de poder ler a Palavra de Deus e de proclamar a Palavra de Deus. Continuo nestes dias a perceber o quão abençoado sou – de forma bastante imerecida – por ser um filho de Deus que me chamou para Si e que fala comigo através da Sua Palavra.

Deus me chamou

– todos nós, na verdade – para falar sobre Ele aos nossos vizinhos e às nações. Isso significa que devemos contar as boas novas. Talvez, então, um primeiro passo para os pastores começarem a evangelizar com mais fervor e regularidade seja se surpreender novamente com o fato de que o nosso Deus se comunica – e Ele escolheu, unicamente pela Sua graça, comunicar-se conosco .

Esse é um Deus incrível! Na verdade, vale a pena falar sobre Ele.


Chuck Lawless – é Reitor de Estudos de Doutorado e Vice-Presidente de Formação Espiritual no Southeastern Seminary em Wake Forest, NC. Ele também atua como líder de equipe de Estratégias Globais de Educação Teológica para o Conselho de Missões Internacionais (SBC). Anteriormente, ele atuou como vice-presidente de Avanço Teológico Global do IMB, além de liderar o Lawless Group, uma empresa de consultoria eclesial.

Chuck obteve um M.Div. e PhD em Evangelismo/Crescimento de Igreja pelo Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, KY, onde também atuou como professor e reitor da Escola de Missões e Evangelismo Billy Graham. Antes disso, ele foi pastor de duas igrejas em Ohio por 14 anos. Palestrante em conferências e autor ou coautor de mais de dez livros, incluindo Guerra Espiritual: Verdade Bíblica para a Vitória, Guerreiros Discipulados, Vestindo a Armadura, Mentor e Guerra Espiritual no Enredo das Escrituras, o Dr. em discipulado e mentoria. Ele e sua esposa, Pam, estão casados ​​há mais de 28 anos e moram em Wake Forest, Carolina do Norte.

Autor: Chuck Lawless
Biografia do Autor: Charles Edward Lawless, Jr. Senior Professor of Evangelism and Missions Dean of Doctoral Studies Vice President for Spiritual Formation and Ministry Centers Richard & Gina Headrick Chair of World Missions Director of the Center for Preaching and Pastoral Leadership