Setembro amarelo: A Comunidade de fé na prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental

  • 13/09/2024

Setembro Amarelo

Olá, eu sou Elton Melo, pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba. Hoje, vamos falar sobre a campanha do Setembro Amarelo, um mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, e o quanto a comunidade exerce um papel essencial nessa construção.

Em 2023, o Ministério da Saúde registrou aproximadamente 14 mil casos de suicídio, o que equivale a uma média de 38 mortes por dia. Esse número é um alerta urgente para a necessidade de intervenção e apoio.

O suicídio não é uma decisão impulsiva, mas frequentemente é o resultado de uma série de fatores estressantes e transtornos mentais não tratados. Promover um ambiente de apoio e compreensão pode fazer uma grande diferença na vida de alguém em sofrimento.

A prevenção do suicídio não é responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde mental. A comunidade e a família têm papéis fundamentais. Conversas abertas sobre saúde mental, apoio emocional e atenção às necessidades das pessoas ao nosso redor podem salvar vidas.

A Bíblia também enfatiza a importância da comunidade de fé. Hebreus capítulo 10, versículos 24 e 25 nos encoraja:

“Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo.”

A comunidade de fé

Uma comunidade de fé solidária pode ser um pilar essencial de apoio e conforto.

Há um Deus Pai que te ama, cuida e é poderoso para te proteger de qualquer mal. Existe um Cristo que se entregou na cruz por você e te convida a viver uma vida de paz e liberdade. E existe um Espírito Santo para te consolar, enxugando suas lágrimas e encorajando a seguir em frente.

No corpo de Cristo, a Igreja, você encontra uma família para pertencer, repleta de pessoas prontas para te amar e te mostrar o amor de Deus. Pessoas que te impulsionarão a viver em propósito. amigos mais chegados que irmãos: que te ouvirão, te acolherão e te ajudarão nessa caminhada.

A conscientização, a empatia e o suporte podem resgatar e transformar muitas vidas.

Precisamos fazer a diferença e promover um setembro mais iluminado, cheio de esperança e solidariedade.

Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades, não hesite em buscar ajuda. Estamos juntos nessa luta. você pode nos acessar pelas nossas redes sociais, ou escrever o seu pedido de oração, no formulário abaixo. Nós nos importamos com a sua vida!

Autor: Elton Melo