Os presentes eternos
INTRODUÇÃO
“O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz” Mateus 4.16
Neste mês de dezembro celebramos, com muita alegria, o nascimento de Jesus Cristo! O Natal é parte da cultura de muitas pessoas e é refletido em diversos meios, como nas artes, propagandas e redes sociais. Muitas famílias têm a tradição de decorar suas casas e se reunirem em jantares e encontros, presenteando familiares, amigos e colegas.
São tradições especiais, que marcam nossas memórias e promovem encontros e conexões. No entanto, como pessoas entregues a Jesus, devemos manter em nossos corações o real motivo de nossa celebração: a chegada do Salvador!
Sem Jesus, a humanidade caminha em escuridão e sem esperança, buscando em pessoas, conquistas e bens materiais aquilo que apenas o Filho de Deus pode entregar. O nascimento de Jesus representa o nascer da esperança, da nova vida, o fim da escuridão!
Não há nada de errado em presentearmos uns aos outros no Natal. Mas isso, de forma alguma, deve ofuscar o que Jesus nos oferece: presentes eternos, de valor incalculável, em profunda graça e amor.
Até a semana do Natal, vamos juntos refletir sobre OS PRESENTES ETERNOS que recebemos de nosso Salvador, Jesus:
1. O PRESENTE DA CORAGEM E DA ALEGRIA
“Então, o anjo lhes disse: ― Não tenham medo, pois trago boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo”. Lucas 2:10
Seguir Jesus requer entrega e sacrifício, mas Ele mesmo, por meio de Seu Espírito Santo, nos enche de coragem e nos derrama alegria, independente das circunstâncias. É fácil nos acostumarmos com os padrões ruins em nossas vidas. Nos conformamos com nossas dificuldades, vícios, medos, ao invés de rendermos nossas vidas a Jesus! Por medo, nos agarramos ao que não está bom, e acabamos deixando passar a oportunidade de vivenciarmos a mudança que Deus quer promover em nossas histórias.
Neste Natal, lembre-se de que Jesus nos entrega a ousadia e a coragem de dizermos SIM para Ele e então vivermos plenamente satisfeitos e seguros. Muitas pessoas não gostam da época de Natal, pois essa data traz à tona diversas mágoas ou lembranças ruins. Se isto acontece com você, ouse olhar para Jesus neste ano. Não tenha medo! As boas-novas do Evangelho trarão cura e uma nova vida para você.
- Você tem algum receio de viver plenamente o Evangelho?
- Existem dores, rancor ou lembranças ruins que você gostaria de entregar a Jesus hoje?
2. O PRESENTE DA FÉ
“Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” Lucas 2.11
“Pois pela graça vocês são salvos, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” Efésios 2.8
Ao longo de nossas vidas é natural enfrentarmos dificuldades e problemas e, cada vez mais, encontramos pessoas ressentidas e céticas acerca de uma vida cheia de paz e esperança. No entanto, Jesus Cristo nasceu para trazer até nós a salvação para uma vida eterna! Nunca poderíamos comprar o acesso a Deus e o relacionamento direto e profundo com Ele.
Porém, pela graça, pela fé que Ele derrama sobre nós, podemos crer que Jesus é o Filho de Deus, Aquele que veio para nos salvar! Creia em Jesus e creia na Palavra de Deus! Acredite que Ele te torna um filho e uma filha de Deus e que Ele tem esperança para sua vida.
- Caso você ainda não tenha tomado ou compartilhado esta decisão, gostaria de, neste encontro, por meio de fé, receber Jesus como seu Salvador?
- Quais são as áreas de sua vida que te deixam sem esperança? Acredite na mudança que Jesus pode fazer e peça com fé por um renovo!
3. O PRESENTE DA SIMPLICIDADE
“Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura” Lucas 2.12
Jesus não anunciou uma vida de complexidade, exageros ou soberba. Pelo contrário, desde o Seu nascimento podemos entender o caráter e coração de nosso Salvador. Ele é o Filho de Deus e nenhuma joia, aposento luxuoso ou status elevado na sociedade seriam necessários para revelar isso. Sua presença é tudo que importa! Sua essência vai além dos bens materiais.
Neste Natal, vamos olhar com atenção para o que Ele nos entrega e nos ensina. Mais importante do que nossas casas decoradas, ou os presentes que daremos e receberemos, é cultivarmos o amor e a presença de Deus em nossos corações e lares.
- Você tem valorizado e buscado a simplicidade em sua vida diária?
CONCLUSÃO
“A virgem ficará grávida, dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Mateus 1.23
Não há presente melhor do que a presença de nosso Senhor, todos os dias de nossas vidas. Celebre o Natal com a coragem, alegria, fé, e simplicidade que o Salvador te entregou. Que seja um tempo de gratidão, reflexão e realinhamento em nossas vidas!
PARA APLICAÇÃO: Seja intencional em compartilhar esses presentes eternos que Jesus nos entregou. Neste Natal, ore pelas pessoas em sua vida e busque formas de estar presente para que eles se sintam amados e encorajados a conhecerem e se aprofundarem em Jesus.
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta