Pertencer a família de Deus
A família de Deus
Efésios 2.19
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus”
Romanos 12.4-8
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”
Efésios 4.16
“do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Introdução
- Deus nos criou para vivermos em comunidade, nos moldou para o companheirismo, formados para a família. Ele disse: “Não é bom que o homem esteja só.” Gn 2:18
- Não há como cumprir os propósitos de Deus sozinho e sem ajuda. Fomos ajuntados, edificados juntos, constituímos um 1 só corpo – 1Co 12:12
- Nós que somos muitos formamos um só corpo e cada membro ligado todos os outros. Rm 12:5
- “Embora nosso relacionamento com Cristo seja pessoal, Deus nunca quis que fosse particular.” RW
- Pertencemos à igreja, como membro, na perspectiva do Ap Paulo significa um órgão vital, de um corpo vivo, parte indispensável e inseparável do corpo de Cristo Rm 12:4,5
1) A Igreja é um corpo vivo
- Não um edifício, um organismo, não uma organização.
- Para que os órgãos do corpo humano cumpram seu propósito, precisam estar conectados ao corpo. O mesmo comigo e com você como parte do corpo de Cristo fomos criados para uma função específica, mas perderemos esse 2º propósito (comunhão) para a vida se não fizermos parte de uma igreja local, Rm 12:4,5.
- Um órgão que se desliga do corpo perde a sua vitalidade, fica paralisado e morre, não pode existir por si próprio. Ef 4:16 Vida espiritual enfraquecerá e logo deixará de existir.
2) A Igreja é noiva de Cristo e o corpo de Cristo
- Como podemos amar a Cristo, mas não gostar da noiva de Cristo. Eu te aceito, mas rejeito o seu corpo.
- Fazemos isso quando rejeitamos, desprezamos a igreja ou reclamamos dela.
- Deus nos manda amar a igreja, tanto quanto Jesus a amou. “Amem a sua família espiritual” 1Pd 2:17
3) A igreja nos dá uma filiação: Família de Deus
- Características, sobrenome.
- Um lugar onde aprendemos a ser filhos, nos relacionar como família.
- Um laboratório prático do altruísmo e do amor ao próximo.
- Aprender a nos importar e interessar uns pelos outros.
4) A Igreja é um ambiente seguro
- Nos impedirá de retroceder.
- Nenhum de nós está imune as tentações (pecados, lutas, desanimo) Deus sabe disso, e então nos atribuiu individualmente de mantermos uns aos outros no caminho certo. 1co 10:12 Aquele que está de pé cuide para que não caia. Hb 3;13 Encorage uns aos outros
- Somos responsáveis uns pelos outros Tg 19,20
Conclusão:
A Sua Escolha: A diferença entre frequentar uma igreja e ser membro dela está no comprometimento. Os frequentadores são expectadores que ficam a parte, observando e julgando; os membros se envolvem no ministério; os frequentadores consomem, membros contribuem. Frequentadores querem benefícios sem responsabilidade.
Deus quer que você ame pessoas reais e não ideias. Não vamos encontrar uma igreja perfeita. Você foi chamado para amar pecadores imperfeitos, assim como Deus faz.
Você se torna um cristão ao se comprometer com Cristo, mas se torna um membro de uma igreja ao se comprometer com um grupo específico de fiéis. A primeira decisão traz a salvação; a segunda, a comunhão.
Perguntas para as células:
- Como tenho me relacionado com a minha igreja?
- Meu nível de relacionamento com a igreja local demonstra que eu amo a família de Deus?
- Minha atitude e comportamento demonstram que eu estou comprometido ou compromissado?
Musica: Corpo e Família, com Aline Barros
Mensagem ministrada pela pastora Patrícia Breda, no templo da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba, PR.
Autor: Patrícia Breda
Deixe uma resposta