A importância da obediência ao Espírito Santo
Introdução
A caminhada cristã exige obediência e dependência total de Deus, especialmente através da atuação do Espírito Santo. O livro de Atos dos Apóstolos, revela de forma intensa a presença e a obra do Espírito Santo em meio aos primeiros discípulos. Neste texto, encontramos lições preciosas de como o Espírito Santo guia, capacita e transforma vidas, utilizando pessoas comuns para cumprir propósitos extraordinários. Ao estudar a experiência de Filipe com o eunuco etíope, aprendemos a importância da prontidão e da obediência ao Espírito, que age conforme nossa disposição em seguir sua voz e vontade.
1- Quando obedecemos, Deus nos honra em todas as situações
Glória a Deus! Abra sua Bíblia em Atos dos Apóstolos, capítulo 8, versículo 26. Este fim de semana, enfrentei um grande contratempo, mas o Senhor transformou essa situação em bênção. Quando dependemos do Senhor, as coisas nem sempre acontecem como queremos, mas Ele sempre nos honra quando entregamos tudo a Ele.
O texto de Atos dos Apóstolos é muito rico, e espero que você esteja fazendo seu devocional diário. Tenho enviado devocionais escritos todos os dias, com o propósito de fortalecer nossa fé. Atos é um texto relevante para nossos dias porque trata de uma sociedade confusa e cheia de deuses, semelhante ao que vivemos atualmente. Nele, vemos um grupo de discípulos que busca fazer a vontade de Deus, precisando do empoderamento do Espírito Santo para realizar a obra.
Se pudéssemos mudar o nome do livro, eu o chamaria de “Atos do Espírito Santo”, pois ele revela profundamente quem é o Espírito Santo de Deus, sua obra e sua atuação. Neste mês de novembro, estamos no dia 10, e sugiro que você leia todo o livro de Atos, um capítulo por dia. Assim, em 28 dias, você terá concluído a leitura e ainda terá tempo para revisar alguns pontos. Hoje, vamos abrir o texto bíblico e permitir que o Espírito Santo nos conduza.
2- Quando obedecemos suprimos a necessidade espiritual de alguém
Em Atos 8.26, o anjo do Senhor fala a Filipe: “Levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.” Filipe obedece imediatamente. Ao chegar, encontra um homem etíope, eunuco, mordomo de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem, responsável por todos os tesouros da rainha, havia ido a Jerusalém para adorar e agora, sentado em sua carruagem, lia o profeta Isaías. Então, o Espírito Santo instrui Filipe a se aproximar e, ao fazê-lo, Filipe ouve o homem lendo o profeta e pergunta se ele compreende o que está lendo. O etíope responde: “Como poderei entender, se alguém não me ensinar?” Filipe então sobe à carruagem e, a partir daquela escritura, anuncia Jesus.
Esse texto destaca três personagens fundamentais: primeiro, Filipe, um discípulo obediente; segundo, o Espírito Santo, que lidera toda essa obra; e, por fim, o eunuco etíope, um homem em busca de Deus. Há muitas pessoas em nossa sociedade e até em nossas famílias que buscam respostas de Deus, clamando por um direcionamento divino. O Espírito Santo sempre encontrará alguém disposto a suprir essa necessidade.
3- Quando obedecemos, temos o Espírito Santo como nosso guia e conselheiro
O Espírito Santo tem o papel de guiar e nos aconselhar. Ele está conosco, desejoso de usar cada um de nós de maneira especial. No entanto, o Espírito Santo nunca nos força a nada; Ele espera que sejamos livres para segui-Lo. Em João 14.26, Jesus promete que o Espírito Santo nos ensinaria e lembraria de tudo o que Ele nos havia dito. Isso significa que o Espírito Santo é nosso conselheiro, presente em todos os momentos.
Quando buscamos a direção do Espírito Santo, recebemos a orientação e sabedoria para decisões complexas. Imagine que você tenha duas propostas de emprego no mesmo dia. Humanamente, você pode analisar e decidir qual parece a melhor, mas o Espírito Santo pode ver o que nossos olhos não enxergam, guiando-nos para a melhor escolha.
4- Quando obedecemos, recebemos capacitação e direção para cumprir o ministério
Outra função essencial do Espírito Santo é nos capacitar para o ministério e a obra de Deus. Nenhuma habilidade humana substitui a capacitação que o Espírito Santo nos concede. Podemos adquirir conhecimento em seminários e cursos, mas é o Espírito Santo que nos prepara para sermos efetivos no pastoreio e em outras áreas de nossa vida cristã. O Espírito Santo nos dirige para o lugar certo, na hora certa, para que possamos cumprir a obra do Senhor.
Filipe estava pregando para muitas pessoas em Samaria, mas o Espírito Santo o conduziu para uma estrada deserta para alcançar uma única pessoa. Obedecer ao Espírito Santo pode parecer desafiador, especialmente para aqueles que têm uma personalidade proativa. No entanto, é justamente essa dependência que nos leva a viver experiências únicas e transformadoras.
5- Quando obedecemos ao Espírito Santo, vivemos a vida cristã autêntica
Além de guiar, o Espírito Santo é o penhor da promessa de Deus em nossa vida, como Paulo afirma em Efésios 1.13-14. Sem o Espírito Santo, não conseguimos realizar a obra de Deus de forma plena. Com Ele, somos capacitados a viver uma vida cristã autêntica, que vai além de rituais e tradições. Nossa verdadeira adoração depende do Espírito Santo, que transforma nosso coração e nossas ações.
Esse relacionamento com o Espírito Santo nos liberta da superficialidade religiosa e nos leva a uma vida de intimidade e dependência. Assim como Filipe foi obediente e disponível, Deus nos chama a ser discípulos modernos, que dependem do Espírito Santo para enfrentar os desafios diários. Que nesta semana possamos abrir nosso coração e permitir que o Espírito Santo nos use para cumprir o propósito de Deus em nossa vida.
Conclusão
Conhecer o Espírito Santo é fundamental para uma vida cristã autêntica. Mais do que uma prática religiosa, a dependência do Espírito Santo nos leva a uma vida de propósito e de plena comunhão com Deus. Assim como Filipe foi usado para transformar a vida de um único homem, nossa disposição e obediência ao Espírito podem impactar aqueles ao nosso redor, levando a Palavra e o amor de Deus a quem mais precisa. Que sejamos, a cada dia, guiados e fortalecidos pelo Espírito Santo, experimentando uma vida plena, rica em propósito e marcada pela graça e pelo poder de Deus.
Faça esta campanha de 3o dias de jejum e oração pela sua vida espiritual. O tema central do devocional escrito pelo pastor Elton Melo é: “Capacitados pelo Espírito Santo para novos desafios“. Leia mais sobre esta campanha e comece ainda hoje a buscar pela presença e o poder do Espírito Santo em sua vida.
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta