5 chaves para a liberdade pessoal

  • 13/12/2023

O que é liberdade pessoal?

O que vem à sua mente quando você pensa em liberdade pessoal? Você pensa automaticamente em dinheiro, em ser rico, em ter uma casa grande e um carro novo? A liberdade parece um sonho impossível e carregado de muito trabalho? Você poderá se surpreender ao saber que os elementos fundamentais da liberdade pessoal não custam nada.

A liberdade pessoal não requer dinheiro, esforço ou sorte. Tudo começa com a sua mentalidade e cabe totalmente a você reivindicá-la. Não sabe por onde começar? Aqui estão as cinco 🗝chaves para reivindicar sua liberdade pessoal.

1. Comece o dia de maneira positiva

Com que frequência você começa o dia gemendo quando o alarme toca? Isso prepara você para um dia cheio de suposições negativas sobre o que é possível em sua vida. Experimente começar o dia com uma mentalidade positiva. Antes mesmo de sair da cama, imagine como você deseja que seja o seu dia. O que você quer alcançar? Como você quer se sentir? Você quer que hoje seja produtivo, tranquilo e focado?

2. Escolha ser gentil

Todos podem escolher como se comportar e como tratar as outras pessoas. Mas quantas pessoas pensam em moderar sua conversa interna? Pense nas mensagens que surgem para você. Eles são gentis e encorajadores ou culpados e críticos? Você falaria com outra pessoa assim?
Liberte-se do diálogo interno negativo e comece a ser gentil consigo mesmo.

3. Reserve tempo para fazer coisas que sejam boas

A vida já tem obrigações suficientes, certo? Você merece passar algum tempo em quarentena para si mesmo, para fazer as coisas que fazem você se sentir bem, bem como as tarefas da sua lista de verificação.

4. Lembre-se de ser grato

Você gasta muito tempo se esforçando para atingir seus objetivos; é fácil perder de vista o que você já conquistou! Honre seus sucessos e, talvez ainda mais importante, observe as coisas que não contribuem para a riqueza terrena. As alegres conexões com a família e os amigos, o ar puro do ar livre, até mesmo o básico de ter um teto sobre a cabeça e o suficiente para comer.
Pare e sinta a sua gratidão, a liberdade de ter o suficiente.

5. Honre a si mesmo

Cada um tem seu superpoder, seu dom, o talento individual que traz ao mundo. Talvez você seja um pacificador, ou ótimo em escolher presentes, cozinhar ou treinar. Sua habilidade pode ser curativa, calmante ou ser um grande amigo ou solucionador de problemas.

Se você sempre usa seu dom para ajudar os outros, reserve um momento para ver como pode usá-lo para ajudar a si mesmo. Honre a si mesmo e às suas necessidades. Comemore a singularidade de ser você e use isso para lhe trazer alegria.


Este artigo é parte de uma das palestras e treinamentos que o professor Elton Melo ministra em Organizações Não governamentais, empresas e igrejas. Para convidar o professor Elton Melo, para palestrar em seu evento ou um treinamento para sua equipe, entre em contato.

Autor: Elton Melo