Como vencer o poder da intimidação contra a sua vida

  • 10/07/2024

A intimidação

;

O tema da mensagem é “Como vencer o poder da intimidação contra a sua vida“.  Queridos irmãos, o apóstolo Paulo tinha um discípulo chamado Timóteo, um grande homem de Deus. Paulo se deu conta de que Timóteo estava bloqueando o potencial de Deus dentro dele por causa do medo.

Então, Paulo escreveu uma carta a Timóteo. E logo no início, em 2Timóteo 1.6,  faz uma exortação ao seu discípulo, dizendo: “Por esta razão, eu te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos“. Ou seja, Timóteo havia permitido que o dom de Deus ficasse bloqueado, e Paulo estava dizendo: “Deixa fluir, não bloqueie”.

Paulo explica o motivo do bloqueio no versículo 7: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação“. A palavra “covardia” também pode ser traduzida como “timidez” ou “medo”. Paulo estava dizendo a Timóteo que Deus não nos deu um espírito de medo ou timidez. Isso mostra que a intimidação pode carregar uma força espiritual para oprimir uma pessoa, impedindo-a de fluir no que Deus designou para ela.

Como a intimidação funciona

Geralmente, somos intimidados por pessoas e circunstâncias. Por exemplo, podemos ser intimidados por problemas financeiros. Uma pessoa endividada pode se sentir tão intimidada que bloqueia o melhor de si mesma. Da mesma forma, uma pessoa com problemas de saúde pode se sentir limitada e deixar de sonhar os sonhos de Deus para ela.

Há também pessoas que são intimidadas pelo seu passado. O diabo, sendo o acusador, usa o passado para intimidar. Quando ele tentar fazer isso, lembre-o do futuro dele. O diabo conhece a Bíblia e sabe que não pode mudar seu futuro, então ele tenta mexer no seu passado. Diga a ele: “Eu já fui liberto pela obra que Cristo realizou na cruz. Já fui completamente perdoado“. Dê uma salva de palmas ao Senhor por isso.

Queridos irmãos, quando estamos sob um espírito de intimidação, deixamos de ser quem realmente somos.

5 Efeitos nocivos da intimidação

1- A intimidação te torna um refém – Um dos sintomas é que você passa a querer agradar os outros, mesmo em relacionamentos tóxicos e manipuladores. Pessoas manipuladoras sabem trabalhar com intimidação e controlar você por meio dela. Não deixe que alguém manipule suas emoções e controle você. Seja uma pessoa livre.

2- A intimidação rouba sua alegria. Você era mais alegre, conseguia rir de piadas, mas agora tem uma expressão fechada. A intimidação rouba a alegria.

3- A intimidação mata a esperança. Muitas pessoas, aos 40 anos, já não querem fazer projetos de vida ou sonhar. Eu soube de uma pessoa que, aos 80 anos, fez um plano para os próximos 10 anos. Alguém perguntou: “Como você sabe que vai chegar aos 90?” Ele respondeu: “Não quero saber, mas se eu chegar, terei um plano”. Queridos irmãos, é como aquela história: “Fulano morreu aos 40 anos, mas foi enterrado aos 80”, porque nós morremos quando paramos de sonhar. Pessoas intimidadas pelas circunstâncias da vida, pelo sofrimento e pelas dificuldades param de fazer projetos para o futuro.

4- A intimidação rouba a sua autoridade. A intimidação leva você a fazer coisas que, de outra forma, não faria. Quando você é liberto da intimidação, olha para trás e pensa: “Por que fiz aquilo? Onde estava minha cabeça para ficar anos debaixo daquela dependência, daquela opressão?”.

John Bevere, um autor que aprecio muito, disse: “O objetivo da intimidação é fazer com que renunciemos à nossa autoridade“. Pais intimidados pelos filhos renunciam à sua autoridade. Pessoas intimidadas pelo patrão, pelo colega de trabalho ou por um líder espiritual precisam se libertar. Você é livre em Jesus.

A intimidação torna nossos dons inoperantes e nos reduz a operar em nossa própria força e capacidades limitadas.

5- A intimidação te impede de avançar. Quando uma pessoa está debaixo de intimidação, muda de posição. De ofensiva, passa a defensiva. Conscientes de nossa vulnerabilidade, recuamos para uma posição confortável e segura. A intimidação baixa nosso padrão de vida. Pessoas intimidadas se contentam com o mínimo e se acomodam, pois estão aprisionadas e paralisadas.

Se você hoje não tem coragem de falar de Deus ou servir a Deus, você está intimidado. Há pessoas aqui que querem ser voluntárias na igreja, mas pensam: “Não sou digno de fazer algo nesta igreja”. Você está debaixo de um espírito de acusação e intimidação. Lembre-se, você é um filho de Deus, escolhido do Senhor, e Deus tem um plano para sua vida. Dê uma salva de palmas a Jesus!

Quando você se permite ficar debaixo de uma intimidação, não consegue avançar, apenas recua. Você fica confuso e inseguro sobre a vida e o futuro.

Como alguns personagens bíblicos lidaram com a intimidação?

Vamos dar alguns exemplos bíblicos de homens de Deus que foram atacados com intimidação.

1. Moisés

O primeiro exemplo é Moisés. Deus enviou Moisés para libertar os hebreus no Egito. Moisés chegou ao Egito, negociou com o faraó e disse: “Deus quer que você deixe o povo ir embora“. Faraó, desesperado, usou a intimidação, aumentando a carga de trabalho dos hebreus. O povo, então, ficou contra Moisés.

Li, outro dia, a história de um pastor recém formado no seminário que ao logo dos seus estudos, tinha recebido várias palavras proféticas de que Deus o  usaria maravilhosamente no ministério de cura. Ele acreditou e quis aproveitar todas as oportunidades. Certo dia, uma irmã da igreja estava com uma gripe forte e esse novopastor decidiu orar por ela. Três dias depois, a irmã morreu. Ele começou a ficar intimidado, pensando: “E se eu orar por mais alguém e essa pessoa morrer?“. Dias depois, foi orar por um imão que estava internado no hospital. No dia seguinte este imão morreu.Mesmo assim, ele não desistiu. Dias depois, quando orou por uma terceira pessoa e ela também morreu, ele ficou intimidado. Já não tinha coragem de orar pelos doentes na igreja.

Até que um dia ele entendeu: “A palavra de Deus diz para eu impor as mãos sobre os doentes, e eles ficarão curados“. Ele decidiu agir pela palavra de Deus e não pelas más experiências. Insistiu em orar pelas pessoas, e nasceu um ministério de cura. As coisas grandes que Deus quer fazer na sua vida e no seu ministério encontrarão contra-ataques de intimidação no início. Foi o que aconteceu com Moisés.

Então Moisés volta-se para Deus, duvidoso do seu chamado e da sua vocação. Olha o capítulo 5, verso 22: Moisés ficou na dúvida se Deus realmente queria fazer algo através dele. A intimidação semeia dúvida na nossa mente e no nosso coração. Então, Êxodo 5.22, Moisés tornando-se ao Senhor, disse: “Ó Senhor, por que maltratas este povo? E por que me enviaste?” Ele questionou o envio de Deus, a missão que Deus tinha dado, pois desde que se apresentou a Faraó para falar em teu nome, ele tem maltratado este povo e tu, de maneira nenhuma, o teu povo. Moisés estava debaixo de intimidação.

Deus libertou Moisés da intimidação.

Vamos ver o versículo Êxodo 6, verso 1, disse o Senhor a Moisés: “Agora verás o que hei de fazer a Faraó, pois por mão poderosa os deixará ir, por mão poderosa os lançará fora da sua terra.” Deus motivou Moisés. Verso 6: “Portanto, diz aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de juízo. Tornar-vos-ei por povo e serei vosso Deus, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tiro debaixo das cargas do Egito, e vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por possessão. Eu sou o Senhor.”

Então Deus veio com a palavra forte para Moisés, para quebrar o espírito de intimidação dele. E quebrou sobre Moisés. Mas e sobre os hebreus? Quando Moisés, em obediência a Deus, foi falar com o seu povo, com os hebreus, olha o que a palavra nos fala, Êxodo capítulo 6, verso 9: Moisés vai motivar o povo. Êxodo 6:9, desse modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não atenderam a Moisés. Olha que coisa interessante: Deus falou com Moisés, Moisés atendeu a Deus. Moisés, por sua vez, falou ao povo, mas eles não atenderam a Moisés. Qual o motivo? Por causa da ânsia de espírito e por causa da dureza da escravidão.

O que aprendemos com esta experiência de Moisés?

O sofrimento nos coloca debaixo de uma intimidação, em que nós deixamos de acreditar que uma nova vida é possível. Aqueles escravos, os hebreus, escravizados com tanto trabalho, eles perderam de vista a ideia de liberdade. O diabo quer roubar, quer matar a sua possibilidade de ver uma vida em liberdade, em alegria, uma vida feliz, alegre. O diabo quer roubar essa possibilidade, dizendo para você: “Não vai dar certo, você não nasceu para vencer, você é um fracasso.”

Os hebreus não atenderam a Moisés, mas Moisés não foi intimidado. Ele voltou a negociar com o faraó até que libertou o povo do Egito.

2. Davi

Um outro exemplo que eu quero trazer é o de Davi. Um exemplo de intimidação foi o gigante Golias. Você sabe qual o gigante que te intimida? Aquela conta que você tem para pagar é um gigante. Aquele diagnóstico que o médico deu é um gigante. Aqueles problemas no ministério são gigantes.

A Bíblia mostra em 1Samuel 17.10 que a intenção de Golias, como gigante, era intimidar Israel, e ele conseguiu; Ele fez isso por 40 dias. Disse mais o filisteu: “Hoje afronto as tropas de Israel.” O gigante, o diabo, é intencional. Ele quer afrontar você para você ficar intimidado. Vejo como ele afronta as tropas de Israel: “Dai-me o homem para que ambos pelejemos.” Quando Saul e todo Israel ouviram estas palavras do filisteu, o que que aconteceu com eles? Qual foi a reação? Espantaram e temeram muito.

Um único homem, um gigante, conseguiu intimidar um rei, um exército, um povo intimidado. Como? Golias intimidava pela sua estatura, pelo tamanho das suas armas e por palavras.

Nós somos intimidados por palavras.

Quem sabe você pode estar hoje debaixo de alguma intimidação ou de uma circunstância ou de alguma pessoa?

Se você está debaixo de uma intimidação, você não está sendo a pessoa que você gostaria de ser. Você está oprimido, está paralisado em algumas coisas que você queria fazer, você desistiu de sonhos e projetos.

A intimidação acontece até no esporte. Entenda como no futebol acontece a intimidação. Por exemplo, o juiz, o árbitro, deu um pênalti e o jogador vai bater o pênalti. Você pode ver que o goleiro vai tentar fazer o quê? Com o batedor do pênalti, vai intimidar ele. Vai lá perto da bola, vai falar assim: “Você vai errar, você vai falhar, vai mexer lá na grama e vai ficar lá assim, ó.” E o jogador fica intimidado. E pior, se o jogador bate no pênalti e errar ou o goleiro defender, o time todo fica intimidado e o outro time vai pra frente. Olha a reação da intimidação aí.

Se no mesmo jogo sugir um outro penalti para o mesmo time, você acha que o técnico vao colocar o mesmo jogador para bater o penalti? Não dá, o primeiro jogador que perdeu o penalti está intimidado, então ele coloca outro. Mas o outro vai lá e também será intimidado porque o goleiro vai falar: “o outro jogador errou e você vai errar também.”

Então, irmãos, no esporte acontece intimidação. Mas também acontece nas vendas. Você vai comprar um terreno, um   imóvel, ou um carro, e você quer muito aquele imóvel, aquele carro, mas ele tá acima do preço médio. Mas o dono ou o vendedor percebeu que você quer muito aquele bem e ele sabe como te intimidar. Ele fala assim: “Se você não pagar esse valor, se não fechar hoje,  tem muita gente interessada.”

Essa conversa de vendedor é o suficiente para você ficar intimidado, você sabe que não vale aquele valor, mas você quer e você está intimidado por causa do seu desejo. Se você conseguir libertar da intimidação, você fala para ele: “Eu não quero desse preço, eu não quero.” Você vai ver que vai cair, na maioria das vezes.

Sabem, Golias conseguiu afrontar e intimidar um rei, um exército, uma nação. Só não conseguiu intimidar quem? Um pastorzinho de ovelhas. Por quê? Porque o pastorzinho de ovelhas, quando ele chega lá e vê a intimidação do gigante, havia uma diferença naquele pastor de ovelha. Sabe qual era a diferença?

Ele, antes de olhar para os gigantes, ele olhava para aquele que é o maior de todos. Amém.

Então, quando Davi vai enfrentar o Golias, o Golias usa a tática da intimidação com palavras. Ele despreza Davi, afronta Davi com palavras. Mas a resposta de Davi é digna de um homem que confia no Deus que criou os céus e a terra. 1 Samuel 17:45, Davi, porém, disse ao filisteu: “Tu vens contra mim com espada, com lan

“Davi não estava confiado na sua arma. Ele disse: ‘Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo. Eu, porém, vou contra ti no nome de Alguém. Eu tenho uma procuração. Eu vou em nome do Senhor dos Exércitos, do Deus dos Exércitos de Israel, a quem tens afrontado.’

Sabe por que nós podemos usar o nome de Deus?

Você só pode usar o nome de uma pessoa quando você tem procuração passada por ela. Ilustração, o casamento por procuração…

Eu quero dizer o seguinte: Jesus nos deu uma procuração. Quando a gente usa o nome de Jesus, é como se nós estivéssemos no lugar dele. Por que você ora em nome de Jesus? Eu oro porque não sou eu que tenho autoridade, mas aquele que tem toda a autoridade nos céus e na terra. Ele me deu uma procuração, ele assinou com sangue essa procuração, e eu posso andar nesta terra em nome dele. Você pode dar uma bela salva de palmas a Jesus! Glória a Deus!

Você é controlado por aquilo que te intimida

Queridos irmãos, você é controlado por aquilo que te intimida, e você é limitado e paralisado por aquilo que te intimida. E mais uma informação: a intimidação não é coerente, não é lógica, não é racional. Por exemplo, vou dizer novamente, sabe quando você faz uma coisa que você próprio diz: ‘Mas isso não tem lógica, isso não tem razão de eu ter agido assim’? A intimidação torna você irracional.

3. Elias

Quando a rainha Jezabel mandou matar os profetas de Deus e perseguir os profetas de Deus, houve uma afronta, uma intimidação sobre os profetas de Deus em Israel. A rainha Jezabel intimidou todos. Mas houve um dia,em que o profeta Elias disse assim: ‘Eu não mais vou ficar intimidado. Eu vou resolver esse problema.’ E Elias operou debaixo da confiança em Deus, ao invés de ser debaixo do espírito de intimidação. Ele foi ousado para chegar diante do rei Acabe e profetizar a seca de 3,5 anos, o que Deus o honrou e confirmou a palavra do profeta.

Ao final do período de 3,5 anos, Elias confrontou os profetas de Jezabel, 450 profetas de Baal e 400 profetas de Asera. Um homem sozinho contra 850 profetas. Isso que é que prevalecer contra a intimidação. Para mim, o profeta Elias é um grande exemplo de alguém que venceu a intimidação, que rompeu com a intimidação. Não chamou nem outros profetas para ir com ele. Chegou lá, confrontou 850 profetas e honrou o nome de Deus, e os profetas de Jezabel foram desmascarados.

Ousadia num dia, depressão em outro

Alguém pode perguntar assim: é possível acontecer um avivamento numa nação num único dia? É possível. Naquele dia em Israel, em um só dia, houve um avivamento por causa de um homem chamado Elias. Aquele homem não tinha medo de nada. Aquele homem tinha coragem de Deus, a ousadia de Deus. Então ele derrotou os 850 profetas e foi embora.

Mas, no dia seguinte, ele recebeu uma mensagem no WhatsApp. Mensagens de WhatsApp podem ser intimidadoras. Por isso que eu estou parafraseando, Elias recebeu a mensagem no WhatsApp. Elias recebeu a mensagem no WhatsApp. Quem era? Jezabel.

‘Vou te matar! O que você fez com os meus profetas, eu vou fazer com você.’ E qual é o restante da história? Nós esperaríamos que o grande homem que rompeu com a intimidação, que teve ousadia para enfrentar 850 profetas, a gente pensa, ele vai voltar lá e vai enfrentar essa mulher. A Bíblia diz que veio um espírito de intimidação sobre Elias. A Bíblia não usa essa expressão, obviamente. A Bíblia diz que Elias começou a fugir com medo de Jezabel. E ele fugiu, se escondeu.

E ele fugiu. Por qual motivo? Por isso que eu tô dizendo: que a intimidação não é racional. Por qual motivo que Elias fugiu? Profeta fugiu porque a rainha disse que iria matar. Mas quando ele fugiu e Deus se encontrou com ele, a primeira coisa que ele falou com Deus foi: ‘Deus, me mata.’

Elias disse a Deus: “Deus, eu não quero viver mais, eu quero morrer.” Foi o que Elias disse para Deus. Penso que Deus deve ter pensado…. “se você queria morrer, devia ter ficava lá. Ué, ela queria fazer esse serviço. Se era esse serviço que você queria, pelo menos você morreria como homem, como homem lutando, honrando o nome de Deus.”

Mas não. Por que que eu quero terminar com essa parte aqui do profeta Elias? Terminar a mensagem? Porque o grande homem, exemplo de alguém que rompe com a intimidação, pouco tempo depois, torna-se o homem exemplo de alguém que cede à intimidação. Elias entrou em depressão, irmãos. Ele foi morar numa caverna porque ele aceitou a intimidação.

Que tipo de mensagem que você recebe no seu telefone que mata você? Toda vez que você receber uma palavra de intimidação, faça igual Davi:

‘Esse gigante é muito grande, mas eu vou olhar para o Deus que é maior.’

Conclusão

E eu quero terminar essa mensagem declarando uma palavra de Deus para sua vida, Isaías 54.17 (NAA):

“Nenhuma arma forjada contra você prosperará; e você condenará toda língua que quiser acusá-lo em juízo.  Esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que procede de mim”, diz o Senhor.”

Eu quero declarar esta palavra na sua vida, amém. vamos ler juntos, na primeira pessoa:

“Toda arma forjada contra mim não prosperará. Toda língua que usarem contra mim em juízo, o Senhor a condenará. Esta é a minha herança como servo do Senhor, e o meu direito que procede do Senhor, o MEU DEUS.

Receba esta Palavra de Libertação sobre sua vida!

Autor: Elton Melo