Apenas algumas reflexões sobre meus heróis pastorais
10 características dos meus heróis pastorais
À medida que envelheço, tenho pensado muito nos meus heróis pastorais — tanto os que ainda vivem como os que agora estão com o Senhor. Aqui estão alguns pensamentos que vêm à mente:
- Esses homens são alguns dos homens mais orantes que conheço. A oração está em seu DNA. (observação: *A palavra “orantes”, foi traduzida do inglês “prayerfull”, que literalmente significa “cheios de oração”)
- Esses homens de oração também estão mais comprometidos com a leitura e memorização das Escrituras. A Palavra de Deus simplesmente escorre de seus lábios.
- Esses homens de oração e saturados das Escrituras são algumas das pessoas mais piedosas que já conheci. Eles também são pecadores, mas nunca os ouvi ultrapassar limites com suas palavras ou transgredir limites com suas ações.
- Esses homens piedosos, cheios de oração e saturados das Escrituras, estão profundamente comprometidos com sua família. Você apenas sabe que eles veem sua família como um presente de Deus que têm o privilégio de liderar. A família deles também os adora.
- Esses homens devotos, saturados das Escrituras, piedosos e focados na família também são algumas das pessoas mais evangelísticas que já conheci. Na verdade, é divertido observar como esses irmãos conduzem a conversa com naturalidade e paixão para Jesus e o evangelho.
- Esses homens evangelísticos, cheios de oração, saturados de Escrituras, piedosos, focados na família, também são alguns dos líderes mais voltados para a Grande Comissão que conheci. Esses homens têm corações que se quebram por causa dos seus vizinhos perdidos e dos povos não alcançados. Eles arranjam tempo para viajar para o exterior e também chamam os chamados às nações em seus ministérios pastorais.
- Esses homens devotos, saturados das Escrituras, piedosos, focados na família, evangelísticos e com mentalidade da Grande Comissão, dedicam-se a discipular outros jovens. Isto é, eles não guardam suas vidas para si; em vez disso, eles dedicam suas vidas à próxima geração. Eles podem nomear os homens em quem estão investindo.
- Esses homens orantes, saturados das Escrituras, piedosos, focados na família, evangelísticos, com mentalidade da Grande Comissão e fazedores de discípulos, confiam no Espírito. Todos os homens em quem estou pensando hoje falam frequentemente do poder do Espírito Santo. Eles não hesitam em falar e confiar na presença e capacitação de Deus dentro deles.
- Esses homens orantes, saturados das Escrituras, piedosos, focados na família, evangelísticos, com mentalidade da Grande Comissão, fazedores de discípulos e guiados pelo Espírito também reconhecem a realidade da guerra espiritual. É realmente interessante ver como isso é consistente entre eles – todos esses homens entendem que um inimigo sobrenatural quer devorá-los. Eles não vivem com medo do inimigo, mas estão sempre atentos às suas flechas.
- Esses homens orantes, saturados das Escrituras, piedosos, focados na família, evangelísticos, com mentalidade da Grande Comissão, fazedores de discípulos, guiados pelo Espírito e conscientes da guerra, desejam profundamente terminar bem. Alguns já terminaram bem, é claro, e outros percebem que a linha de chegada não está mais longe. O que é mais poderoso para mim é o compromisso deles de lutar pela piedade até o fim. Suspeito que eles oram algo semelhante a uma das sete orações que um dos meus heróis pastorais faz todos os dias: “ que eu não faria nada que desse ao Adversário uma oportunidade de zombar do meu Senhor ”.
Sei que acabei de acumular as características aqui, mas estou simplesmente relatando o que vi. Meus heróis pastorais seguiram a Deus de todo o coração, alma e mente (Mateus 22.37) – e cada área de suas vidas reflete o Pai. O seu compromisso dificilmente é um compromisso de “acertar e errar”; eles estão todos dentro.
Deus, ajude-me a fazer o mesmo.
Chuck Lawless – é Reitor de Estudos de Doutorado e Vice-Presidente de Formação Espiritual no Southeastern Seminary em Wake Forest, NC. Ele também atua como líder de equipe de Estratégias Globais de Educação Teológica para o Conselho de Missões Internacionais (SBC). Anteriormente, ele atuou como vice-presidente de Avanço Teológico Global do IMB, além de liderar o Lawless Group, uma empresa de consultoria eclesial.
Chuck obteve um M.Div. e PhD em Evangelismo/Crescimento de Igreja pelo Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, KY, onde também atuou como professor e reitor da Escola de Missões e Evangelismo Billy Graham. Antes disso, ele foi pastor de duas igrejas em Ohio por 14 anos. Palestrante em conferências e autor ou coautor de mais de dez livros, incluindo Guerra Espiritual: Verdade Bíblica para a Vitória, Guerreiros Discipulados, Vestindo a Armadura, Mentor e Guerra Espiritual no Enredo das Escrituras, o Dr. em discipulado e mentoria. Ele e sua esposa, Pam, estão casados há mais de 28 anos e moram em Wake Forest, Carolina do Norte.
Autor: Chuck Lawless
Biografia do Autor: Charles Edward Lawless, Jr. Senior Professor of Evangelism and Missions Dean of Doctoral Studies Vice President for Spiritual Formation and Ministry Centers Richard & Gina Headrick Chair of World Missions Director of the Center for Preaching and Pastoral Leadership
Deixe uma resposta