Firme, constante e abundante!
Ministração pregada pelo pastor Elton Melo, sem esboço – texto reproduzido pelo vídeo. Ainda não houve uma correção completa no texto. Se você deseja ser um voluntário para corrigir o texto entre em contato com o pastor Elton Melo.
Abra a palavra do Senhor no texto de Colossenses capítulo 1, versículo 20. Quero meditar com você nesta noite a respeito da proposta de Deus para as nossas vidas. A Palavra do Senhor nos diz no versículo 20:
“E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro”.
Amém, queridos. Esta palavra fala a respeito de uma única expectativa de Deus para o nosso coração. Deus não espera que você seja melhor do que qualquer outra pessoa que você conheça. Deus não espera que você seja o campeão da fé. Deus não espera que você seja a pessoa que vai chegar primeiro lá no céu, tem gente que quer chegar primeiro no céu mas não precisa. Deus não espera isso de nós.
O que que Deus espera de nós? Deus espera de nós algo simples. Não há absolutamente nada que Deus espera de mim ou de você que você não possa fazer. O apóstolo Paulo falando a respeito dessa verdade da palavra, ele diz o que já aconteceu na nossa vida.
Ele começa no Versículo 20 dizendo que havendo por ele Jesus feito a paz ou seja, dado a nós a possibilidade de reconciliar com Deus. Então por meio de Jesus, Ele reconciliou consigo mesmo todas as coisas. Quando a gente fala em todas as coisas, nós devemos entender todas as coisas como toda a natureza criada por Deus foi reconciliada com Deus através de Cristo; não só apenas o ser humano, mas toda a criação foi reconciliada com Deus através de Cristo. E ele diz tanto as que estão na Terra como as que estão no céu, ou seja, o efeito da Salvação em Cristo é tão abrangente que todas as coisas na terra e nos céus foram reconciliadas com Deus pelo sacrifício de Cristo.
E no versículo 21 o apóstolo Paulo diz: “assim e a voz também que no outro tempo eras estranhos, ou seja, nós num tempo passado éramos estranhos a Deus”. Nós éramos Inimigos de Deus nós não tínhamos a possibilidade dos a chegar ao trono da Graça mesmo no sistema judaico sacerdotal nós não éramos bem aceitos no sistema judaico sacerdotal era o sacerdote quem tinha que entrar uma vez por ano diante de Deus, através dos sacrifícios, para se apresentar diante do Senhor e o Senhor levava enquanto o sacrifício daquele animal, mas o povo continuava sendo afastado de Deus. O povo não tinha intimidade, o povo não tinha o privilégio de orar, o povo não tinha o privilégio de ter comunhão com Deus.
Mesmo o velho Testamento,ele é por ser uma sombra, mas ele é um tanto quanto aquém daquilo que Jesus conquistou para nós. Portanto, o que que Jesus conquistou para nós na cruz é muito maior, é muito melhor porque não é mais o pacto da velha aliança onde eu precisava de um sacerdote para entrar diante de Deus por mim, mas agora ele me deu a liberdade de entrar diante de Deus por mim mesmo.
Então, a Palavra do Senhor diz que em outro tempo nós éramos estranhos ao Senhor, e nós éramos inimigos no entendimento. Ele diz pelas vossas obras más. A obra má do ser humano, não tem a ver com o meio que ele vive. Tem uma ideologia no mundo, e eu servi a essa ideologia durante mais de 20 anos, que afirma categoricamente que o homem é produto do meio. Mas a Palavra de Deus afirma o contrário. O que a palavra de Deus diz que o meio é produto do homem. Deus criou tudo perfeito, mas quando o homem pecou, ele trouxe maldição para Terra. Ele trouxe maldição para sua vida toda, a terra se tornou maldita por causa do pecado humano.
A gente vê isso aqui na plantação. O irmão Nelson virá cortar a grama aqui nesta semana, porque a grama cresceu. Se fosse pé de alface não crescia, fosse comida de gente comer, não crescia. Comida você tem que plantar tem que arrancar a erva daninha, você tem que cuidar. Mato você não precisa plantar. Ele nasce até no meio das pedras, já repararam isso? Por quê? Porque a terra se tornou maldita em função do pecado do homem.
Então, o pecado do homem, as más obras dos homens, interferiram completamente no contexto da sociedade. A sociedade é produto do nosso pecado. Essa sociedade que nós vivemos é resultante do pecado do homem contra Deus. E, para isso, Jesus se manifestou, para transformar, para tirar pessoas do reino das Trevas, para o reino do filho amado, para tirar pessoas do poder da potestade, para transformar, para fazer com que essas pessoas tivessem uma nova vida e pudessem ser uma nova criatura. Então a Bíblia diz que Jesus nos reconciliou, então nós éramos inimigos, no entendimento, pelas nossas obras más.
E por que que nós fazemos obras más? Porque nós nascemos no pecado e quando a gente nasce no pecado a gente nasce com a natureza do pecado. O problema do ser humano nunca é uma questão de boa vontade. a questão do ser humano, não é uma questão de querer e controlar e coordenar. A questão do ser humano é que ele não consegue, sozinho, fazer o bem. Não é possível para o ser humano ainda que uma graça comum resista no coração do ser humano, ainda que Deus pela sua graça e maravilhosa a presença neste mundo, ainda deu uma certa graça comum para o ser humano, ainda assim o ser humano é mau e ele faz coisas que desagradam a Deus.
Por quê? Porque a natureza dele é a natureza contaminada. Se a gente pegar um urubu, por exemplo, né, vocês acham urubu feio, né, ou não? Alguém acha urubu bonito? mas imagina que você quisesse ter um urubu de estimação, né? E você pegasse esse urubu e você levasse para casa e você diz assim: mas urubu é muito feio demais, vamos mudar a cor dele, vamos botar uma água oxigenada nas penas do bichinho, para ver se ele fica bonito igual um ganso, para ver se ele fica bonitinho assim igual um patinho, vamos ver ,e vamos dar alpiste para ele para ver se ele vai comer alpiste. Você acha que o urubu vai comer alpiste? Não vai. Urubu, a hora que ele tiver a melhor oportunidade, ele vai sair da onde ele estiver, ele vai voltar e vai comer carniça, porque a natureza do urubu é de carniça. É de comer carniça.
Ou vamos pegar um caso de um porco. Alguém já viu matar porco aí, ou não? Vocês já viram matar ovelha? A Ovelha morre e ela não abre a boca, você não escuta um balido de ovelha. Mas já viram matar porco? Que escândalo que é, porque a natureza do porco é terrível. E tem gente que pega porquinho de estimação e bota o porquinho dentro de casa e você pode tentar tratar o seu porquinho como se fosse um cachorro aliás até alguns filmes retratam isso né? O porco pode ter até as suas qualidades, mas porco é porco. A natureza do porco não se adequa às coisas deste mundo moderno. O porco é um tanto quanto atrasado; o prazer do porco está onde? Em dormir uma cama fofinha, quentinha ou chafurdar na lama. O prazer do porco é a lama, aquilo que dá felicidade para ele. Ali que ele é feliz, ali é que ele é realizado. O porquinho, quando você traz ele para morar num apartamento, ele entra em crise existencial, ele fala não foi para isso que eu fui planejado, eu fui planejado para viver ali no chiqueiro, para viver na lama. Então a natureza do porco impulsiona ele para ser quem ele é.
E a nossa natureza humana caída, por causa do pecado, nos impulsiona também para o pecado. E a Bíblia diz que quanto mais nós pecamos mais escravos nós nos tornamos do pecado, então, a Bíblia está dizendo aqui que em outro tempo, nós éramos estranhos e inimigos, porque nós pecávamos.
Mas a Bíblia diz no versículo 21: agora, contudo, fez o que o Senhor? nos reconciliou, ou seja, fez com que a gente pudesse novamente receber esta filiação, viver esta filiação para que haja um plano e um propósito de Deus sobre a nossa vida. Então ele diz nós éramos inimigos nós vivemos no entendimento das obras más, mas agora contudo ele nos reconciliou, amém?
Agora, para que o Senhor nos reconciliou? Só para dizer que agora nós temos um novo nome, só para dizer que nós agora somos filhos de Deus? Não é apenas para isso. Veja o versículo 22 como é que Jesus nos reconciliou, como Deus usou Jesus para nos reconciliar. E aí no Versículo 22 ele diz no corpo da sua carne pela morte para perante ele vos apresentar santos, irrepreensíveis e inculpáveis.
Aqui nós temos três características essenciais da vida cristã e a primeira característica é que o Senhor nos apresenta diante dele como todos você pode imaginar que alguém de nós tem algum santinho no nosso meio nós todos estamos sendo aperfeiçoados. Filipenses capítulo 1 versículo 6 diz que aquele que em vós começou uma boa obra há de aperfeiçoar até o dia de Cristo Jesus então nós temos uma obra que do ponto de vista de Deus, da regeneração, tá feito, tá resolvido, mas do ponto de vista de nós nos tornarmos cada dia mais parecidos com Cristo, nós ainda temos uma caminhada pela frente. Alguns tem uma caminhada um pouquinho menor, mas a grande maioria de nós tem uma caminhada rrande pela frente e a Bíblia diz que Ele (Jesus) quer nos apresentar diante do pai como pessoas santas.
Agora, o que é o problema nosso com o santo? O problema nosso com a palavra santo, é que quando a gente ouve a palavra santo, nós imaginamos perfeito, perfeição e não é isso que a palavra santo significa. A palavra santo significa separado. Ou seja, nós estávamos misturados nós fomos escolhidos como uma mulher que coloca os feijões em cima da mesa e ela começa a escolher esse está carunchado, não presta, esse tá bichado. Não serve esse tá com problema, não serve!
Mas ele nos escolheu! E ele nos escolheu não é para sermos de volta misturados, ele nos escolheu para que nós pudéssemos ser separados. O crente, ele está no mundo mas ele já não é mais do mundo, o crente vive nessa dimensão da terra, mas ele não está preso na dimensão da terra. Por isso, nós precisamos aprender que este critério de santidade é algo que Deus requer de nós, não porque somos melhor, Não para sermos melhores, mas porque ele nos escolheu e ele nos chamou para viver uma nova vida, uma nova realidade.
Eu gosto muito de 2Coríntios 5.17 onde a palavra do Senhor nos diz que se alguém está em Cristo, Nova Criatura é, as coisas velhas já passaram, e Eis que se fez tudo novo. Agora não adianta eu declarar isso com a boca, se eu não viver com a minha vida, se eu só apenas declarar que tudo agora se fez novo, mas não viver esta novidade. eu não me separo das coisas do mundo passado, mesmo nós que nascemos um berço Cristão, a gente precisa entender esse Chamado de Deus, porque senão a gente vai viver uma vida Frankenstein, a gente vai viver um evangelho Frankenstein, a gente vai viver um evangelho de opressão, o evangelho que não traz Liberdade, um evangelho que não dá prazer, um evangelho que simplesmente revive a vid. Mas não é esse o propósito de Deus!
Deus quer que todos nós sejamos separados neste mundo. O mundo tem muitas coisas para nos oferecer mas nós precisamos compreender que nem todas elas nos convém pode ser bom para outra pessoa, pode trazer benefício para outra pessoa, mas para nós cristãos o que vai trazer benefício é a nossa separação.
Isso não significa que nós devemos cortar os relacionamentos com as pessoas que não professam a fé cristã, muito ao contrário. Mas significa que nós não vamos viver na agenda delas, no pensamento humano delas mas nós vamos influenciá-las para que elas possam experimentar também esta mudança.
Mas uma segunda característica que o apóstolo Paulo fala aqui é que além de nos apresentar Santos dia do Senhor ele também quer nos apresentar e irrepreensíveis. E o que é irrepreensível? Você concorda comigo que quando um filho nosso dá uma mancada é muito complicado para nós lidarmos com isso? É mais complicado do que se fosse a nossa mancada, é mais complicado do que do que como se fosse algo que a gente errasse. Você concorda comigo você como pai, né, um ou outro não reconhece, um ou outro se vocês falar o teu filho fez isso e isso, ele fala, não meu filho é perfeito, meu filho é isso, meu filho é aquilo. Eu sei que tem alguns pais que a gente tem que pisar nos ovos para falar dos filhos.
Mas você imagina o diabo chegando diante de Deus e falando de você? A gente sabe que Deus é um Deus justo, a gente sabe que Deus é um Deus que não passa a mão na cabeça. Você já imaginou o diabo chegando diante de Deus, falando de nós, de você: tá vendo aquele sujeito lá, ele tá fazendo isso, tá fazendo aquilo, tá fazendo isso, tá fazendo aquilo e o Senhor tá passando a mão na cabeça dele. Aquela história que nós lemos no Livro de Jó, alguns crentes pensam que uma história de ficção científica, não é ficção científica.
O diabo não está no céu mas ele tem acesso e ele vai lá de vez em quando contar alguma coisa para Deus do que a gente tá aprontando ele é fofoqueiro ele tá de olho na gente e ele vai pegar todos os detalhes da nossa vida do que tá acontecendo e vai falar com Deus e o que ele fez com Jó você tá vendo ó lá Jó Ele tá te adorando jó tá fazendo isso jó tá fazendo aquilo mas por quê? Porque o Senhor dá bens para ele o Senhor é bom o Senhor é bonzinho.
E aí Deus permitiu que Jó fosse trilhado como esse trilho trigo fosse moído como se move o trigo Assim como Deus permitiu que Pedro fosse trilhado. Pedro não passou por aquela provação Porque Pedro Deus queria provar alguma coisa não Deus permitiu que Pedro passasse por aquela provação porque ele falava uma coisa e vivia outra ele não se reconhecia ele não sabia que no fundo no fundo ele era tão medroso quanto os demais mas da boca para fora Pedro Se achava o tal Pedro Se achava a pessoa mais convincente mas confiável mas no fundo no fundo ele não era assim como Jó tinha um problema inconsciente que Jó não sabia o inconsciente de Jó falava assim eu tenho medo de ficar pobre. Lá no capítulo 4 do Livro de Jó nós vamos encontrar o medo de Jó. Jó diz assim “o que eu temia me sobreveio”. E Jó temia. Jó, embora fosse um homem que servisse ao Senhor ele estava muito mais preocupado com aquilo que estava no exterior do que estava no interior então Jó Ele é um homem aos nossos olhos e repreensível mas quando Deus passa a luneta sobre nós quando Deus nos coloca debaixo do seu holofote e você sabe que quanto mais luz você traz Quanto mais disposição no microscópio mais você enxerga os detalhes aos olhos humanos Pode parecer bom aos olhos humanos Pode parecer perfeito mas aos olhos de Deus talvez não seja e nós precisamos entender isso o Senhor quer que nós sejamos apresentados a ele e repreensíveis e repressivo e significa o seguinte o diabo não pode vir aqui falar nada de você e não é porque ele não tem autoridade para falar é porque você não dá motivo para ele falar de você é porque você vive a sua vida e tenta viver da melhor forma possível de forma que você me agrade em todo tempo essa expectativa do Senhor agora saiba de algo uma vez que o diabo aparecer na frente de Deus para falar sobre você vai ter que tratar com algum problema porque Deus não vai ficar contente com o diabo Deus vai disciplinar você e ele vai te disciplinar porque você é filho e ele vai te disciplinar porque ele te ama, e ele vai te disciplinar porque ele quer vê-lo e irrepreensível diante do Senhor.
Ele quer ver você irrepreensível diante de tudo aquilo que ele tem como valor, porque uma vez que você é filho dele você precisa ser parecido com ele não faz sentido você ser filho de um Deus e ser parecido com o inimigo faz sentido o que se espera de um filho que seja parecido com seu pai então a palavra do Senhor diz que em Cristo nós vamos apresentar estamos sendo preparados para ser apresentados e repreensíveis ou em outras palavras ele vai dizer mais vai acumular. Ou seja, não há nenhuma acusação contra a nossa vida. Sabe o que Deus faz com os nossos pecados ele lança atrás de si ele lança nas suas costas ele lança nas profundezas do mar e ele coloca lá uma tabuleta proibido pescar aqui neste lugar para que ninguém ache o nosso pecado Deus não trabalha com os nossos pecados na base da Retribuição tem muito crente que ele tá mais ligado na teoria na teologia de Cibele.
Cibele era uma deusa grega, a deusa da retribuição, e as pessoas acreditavam o seguinte se te acontece alguma coisa errada hoje é porque você fez alguma coisa errada ontem e se a teologia de Cibele a teologia de Deus não tem nada a ver com isso se acontece alguma coisa errada com você hoje talvez seja uma aleatório, talvez seja uma circunstância externa sua vida que você não tem controle e Deus está permitindo mas para que você possa sair dessa situação não tem a ver com retribuição essa semana a gente falou na célula e algo interessante as provas da nossa vida hoje não tem a ver com aquilo que nós vivemos ontem mas tem a ver com aquilo que Deus está nos preparando para viver amanhã, amém queridos?
Quando a gente entende as provações da nossa vida não em função do que a gente fez ou deixou de fazer ontem mas daquilo que Deus está fazendo na nossa vida de que Deus está impulsionando a nossa vida para um próximo tempo a ótica muda completamente as provações são para nos preparar para coisas novas coisas maiores não tem a ver com passado na nossa vida o nosso passado por pior que seja está em Cristo Jesus as nossas falhas os nossos erros os nossos pecados quando confessados eles são colocados no nome de Cristo são colocados diante do Senhor e a gente pode louvar e adorar ao Senhor porque porque não há nenhum pecado que o Senhor não possa perdoar não há nenhum pecado que nós apresentamos diante de Deus que o Senhor vai dizer assim não isso aí não tem jeito aí passou da conta não não tem e é interessante que Pedro, quando pergunta para Jesus, Jesus até quantas vezes tem que perdoar, Jesus vai dizer sempre 70 vezes 7 todos os dias ou seja nós temos a oportunidade diária de exercer e de receber o perdão na nossa vida o que não é de forma alguma liberalidade para pecarmos em nenhum lugar da Bíblia nós temos liberdade para pecar, mas também a Bíblia afirma assim pecarmos temos um advogado para junto com o pai Jesus Cristo justo que nos livra de todo o poder do mal que trabalha em nossa vida para que nós sejamos apresentados Santos e irrepreensíveis E inculpáveis
Agora, o que que nós precisamos fazer, pastor, para continuar santo, irrepreensível e inculpável? O que eu preciso fazer? eu tenho que entrar morar num mosteiro? porque essa é uma outra teologia errada.
Nos primeiros anos da Igreja, os homens pensavam na teologia romana. A teologia Romana dizia o seguinte: tudo que é da terra é contaminada é mau tudo que é do espírito é bom então a teologia Romana criou o famoso seu burro sabe aquele seu burro, sua vaca, seu isso, seu aquilo. Isso é a teologia romana. A teologia romana, ela diz que tudo aquilo que é da matéria é pecaminoso e tudo aquilo que é etéreo é espiritual Então é isso que tem que ser valorizado essa teologia levada ao extremo fez com que pessoas construíssem Pilares teve um longe dos anos sem cento e pouco lá o sujeito construiu um pilar de 14 metros de altura e ficou passou os últimos 20 e Poucos anos da sua vida em cima daquele Pilar, porque ele acreditava que se ele tocasse a quanto mais ele tocasse a terra mais pecaminoso ele seria.
Então ele construiu um pilar e ele passou os anos lá em cima e as pessoas jogavam comida para ele lá de cima ele fazia as necessidades dele ele tomava banho quando chovia porque ele acreditava que se ele tocasse muito a terra ele seria contaminado pela terra não passou muito tempo construir nas grandes montanhas da Europa construir aqueles mosteiros inacessíveis. Uns até nem escada tem. Para as pessoas subirem as pessoas têm que subir numa cordinha tem que subir num balanço, porque eles acreditavam que quanto mais
perto do céu mais Santos quanto mais perto da terra mais pecaminosos e não tem nada disso na teologia que Jesus tem para nós Jesus fala para nós que nós estamos no mundo embora não somos do mundo Jesus fala para nós que nós temos que ser sal da terra luz do mundo neste mundo que não tem sal neste mundo que não tem luz a proposta de Jesus não é tirar do mundo mas é trabalhar em nós apesar de estarmos no mundo. Essa é a proposta de Jesus então o que que eu tenho que fazer para que eu possa agradar a Deus para que eu possa fazer aquilo que Deus espera de mim o que que eu preciso fazer E aí Paulo vai resumir uma única palavra Seja firme. Uma única palavra: seja firme!
Olha o que diz o Versículo 23 se na verdade permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da Esperança do evangelho que tem dissolvido o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu a do qual eu Paulo Estou feito Ministro. Olha o que que Paulo está dizendo, queridos, que para nós acessarmos as bênçãos celestiais, para nós vivermos esse plano e projeto de Deus para nós chegarmos diante do Senhor é Santos e irrepreensíveis e inculpáveis nós não precisamos ser melhor do que o outro e nem precisamos fazer força mas nós precisamos ser firmes Paulo está dizendo que a firmeza é fundamental porque porque se nós não estivermos firmes nós saímos da posição que o Senhor nos coloca no mundo espiritual vale mais o posicionamento do que a boa intenção Aliás você sabe que de bem intencionado ao inferno tá cheio né O que vai ter de gente bem intencionada no inferno você não faz ideia. Se alguém for para lá, depois manda o telegrama para nós, lá para saber como é que foi, porque o negócio é feio, mas é tudo bem intencionado, todo mundo que tiver lá tá bem intencionado. Mas o que que Jesus tem para nós? Ele diz assim: então permaneça fundamentado ou firme no fundamento da Fé firme aonde no fundamento da fé firme em Cristo irmãos o que tem de gente criando teologia o que tem de gente criando isso e aquilo e inventando moda nesses dias nós não precisamos Nós não precisamos voltar ao judaísmo glória a Deus por isso nós não precisamos inventar a moda nova Nós não precisamos ficar inventando coisas novas Nós só precisamos permanecer no fundamento de Cristo.
Aliás a Igreja de Cristo Ele é tão simples que se nós permanecermos no fundamento nós nos tornamos simples agora quando a gente sai do fundamento a gente começa a colocar coisas foi isso que foi acrescentado ao longo de anos e anos da história da igreja cristã aquela igreja cristã primitiva pura aquela igreja daqueles homens e mulheres que eram tementes ao Senhor que viviam na dispensação do Espírito Santo Cheios do Espírito Santo. Aproximadamente 100 anos depois aquela igreja não existia mais, a não ser em alguns pequenos lugares começaram a introduzir da igreja roupas bonitas para alguém pregar começaram a tirar a palavra de Deus das mãos do povo e começar a introduzir uma língua estranha no meio da celebração para que as pessoas não entenderam absolutamente nada do que era pregado. Pensa numa coisa dessa, até 1960 no Brasil, a missa era pregada em latim. Era pregada em latim para que as pessoas não entendesse, as pessoas não compreendessem As Verdades da palavra de Deus
Mas irmãos O que Jesus precisa que nós nos tornemos e que nós temos de atitude é que a gente Permaneça firme no fundamento por isso a gente precisa ler a palavra de Deus porque a palavra de Deus revela Qual é o fundamento a palavra de Deus me dá sabedoria para responder a quem perguntar acerca da minha fé a palavra de Deus me dá firmeza para que eu possa passar pelas lutas da vida e encontrar a resposta que ele tem para minha vida no meu tempo então é firmes do Senhor firmes da fé que que é fé a fé firme fundamento das coisas que eu não espero que vai acontecer então se esse firme fundamento está em mim e eu estou firmado nele podem vir ventos de doutrina Que Nós não sabemos delas glória a Deus mas também a palavra do Senhor diz que nós precisamos permanecer firmes nas tribulações tribulações são coisas externas que acontecem ao nosso redor E que nós não temos o menor controle tribulações acontecem na vida de todos nós não vamos ser da face da terra que não tem a sofrido tribulação que esteja sofrendo tribulação ou que não vá sofrer tribulação por isso essa propaganda bonita pare de sofrer venha para Jesus e a sua vida vai ser transformada embora seja uma verdade teológica não nos livra das Tentações não nos lembra das tribulações a gente vai ter uma lição da escola bíblica agora a semana que vem que a lição que eu escrevi na primeira semana de agosto sobre Daniel e a gente vai perceber como Deus usou a vida de Daniel de uma forma tremenda mas quantas tribulações aquele homem enfrentou quantas tribulações aquele homem teve que vencer na sua vida eu quero que você compreenda que a tribulação você não tem controle eu quero que você compreenda que a tribulação não tem a ver com você tem a ver com o fato de você estar do mundo tem crente que pensa assim ó eu não vou ser muito crente não pastor eu vou ser aqueles crente mais ou menos você sabe que a Bíblia diz assim não seja demasiadamente sabe nem demasiadamente justo né Tem Versículo para tudo na Bíblia irmão tem crente que fala assim eu você que ele crente mais ou menos porque daí o diabo ele vai pegar só os crentes mais firme e deixa eu de lado bobeira o diabo odeia você e eu odeia você porque você foi criado por Deus se você fizer alguma coisa ele te odeia se ele não fizer nada ele te odeia do mesmo jeito e não pensa você que o fato de você não fazer nada vai fazer com que o diabo tenha dó de você ele não tem dó de ninguém porque ele veio para roubar matar e destruir e sabe o que que é o pior do roubar é que esse roubar que aparece na Bíblia não é a palavra roubar, furtar porque quando você sabe que alguém vem para te roubar o que que você faz você se apruma você pega uma arma na mão você pega uma cadeira taca dele você faz alguma coisa porque a pessoa quer te roubar você tá vendo você não vai aceitar mas o diabo vem para furtar pior do que roubar é furtar porque ele te furta quando você não está vendo quando você não está preparado ele te furta quando você tá achando que tá tudo bem aliás desconfia da sua vida conta tudo muito bem desconfie porque vai vir alguma coisa que o diabo vai fazer para tirar a sua paz você já perceberam isso ou não a gente depois de um tempo de vida cristã a gente aprende irmãos a lidar com inveja a gente aprende a lidar com o problema dos outros com a baixa autoestima de alguém a gente aprende a lidar com isso porque porque o diabo usa essas coisas que estão no nosso em torno usa essas coisas para furtar a nossa presença para furtar a nossa alegria para furtar aquilo que Deus tem de nós para nós. Então, a palavra quando você lê na Bíblia, lá em João 10.10, que diz que o ladrão não vem senão a roubar matar e destruir, a palavra roubar ali no original é furtar, que é pior do que roubar então nós precisamos perceber nós precisamos parar de vez em quando e fazer uns inventários da nossa vida para ver se o diabo não tá furtando nada de nós para ver se o diabo não tá roubando a bênção que Deus está nos dando e ele faz isso de uma forma brilhante o diabo ele é brilhante para fazer as coisas ele vai fazer ele vai dar um jeito e quando você vê você começa a ficar nervoso você começa a ficar injuriado você começa a ficar bravo e aí quando você começa a brigar com Deus e não é Deus que tá permitindo são circunstâncias externas que estão em nosso redor que a gente está permitindo todo mundo espiritual você precisa de posicionamento se você vê que alguém está tentando furtar a sua casa o que que você faz a pessoa Vamos fazer uma campanha de jejum e oração pode até fazer mas botar uma cerca botar um cadeado também resolve Quando você vê que alguém tá furtando algo de você você toma posição você toma medida Ah porque que o Diabo Está furtando isso de mim Ah porque eu pensei isso porque eu pensei porque eu fiz isso eu fiz. Opa, então pera aí tem brecha aqui eu vou fechar minha brecha eu vou me reposicionar eu vou cuidar daquilo que Deus me deu porque o diabo não tem ou não tem ocasião para furtar a minha vida por isso um crente não pode ser aquele aquela pessoa boba assim que vive no mundo parecendo assim sabe aquela pessoa que é boba que ah é tudo inocente ai Tudo vai dar certo sabe aquelas pessoas iludida tem umas pessoas que são desse jeito né não pode ser assim a gente precisa viver em constante vigilância e a gente precisa perceber os ataques que ele faz contra a nossa vida e aí a gente tem que simplesmente se posicionar você não precisa sair gritando na rua fazendo mil e uma escarcéu você só precisa se posicionar você percebeu que de repente lá perdeu uma promoção no emprego Por que que você perdeu a promoção no emprego você percebeu lá que de repente você teve um problema e o inimigo tentou tirar lá um dinheiro da sua da sua conta você percebeu uma outra coisa o que que você faz mas tem Deus para dar do que o diabo para levar isso que você faz tem crente que faz isso irmão não pastor Deus tem mais para dar do que o diabo para levar não irmão não deixa o diabo levar nada do que Deus te deu Tome posse tome posição Vá para frente Seja firme o diabo tá tomando a tua promoção não aceita vá diante de Deus Senhor eu tenho que servido eu tenho feito a minha parte eu tenho buscado a tua presença se você tiver mais noção deste mundo espiritual repreenda o diabo operando na sua Onde você trabalha repreenda as coisas não é o diabo levando e você assim é fazer o quê é assim mesmo um dia a gente perde um dia a gente empata não pode, amém queridos?
Nós precisamos cuidar disso na nossa vida então a Bíblia fala que nós precisamos ser firmes nas tribulações mas também fala que nós devemos ser firmes das Tentações tribulação é algo externo tentação é algo interno e aqui ó o maior campo de batalha do mundo não está nas coisas externas está aqui na cachola da gente é aqui que o tempo todo a gente ouve a voz que não deveria ouvir é aqui o tempo todo que nós temos que cuidar com os pensamentos que passam na nossa mente é aqui que nós temos que cuidar o tempo todo das visões que nós vemos é aqui que nós precisamos vencer o campo da Batalha. Não não deixe de lado essa ação porque aqui é que a gente pode ser derrotado o
externo a gente não controla mas aqui a gente pode controlar a gente pode começar a perceber o que Deus está mostrando para gente sinalizando eu não sei quantos de vocês lembram daqueles desenhinhos de Walt Disney que quando a pessoa ia fazer uma coisa tão Jack também tem muito isso né e vinha um capetinha de um lado falava vi um anjinho do outro lado e falava né aquela aquela dualidade de ações muitos de nós temos isso também a gente ouve uma voz ouve outra voz e aí nós ficamos nas tentações então tentação não é um pecado tentação é algo que vai sendo gerado na nossa mente e nós precisamos cuidar para quem ele saia da nossa mente para que ele não desça o nosso coração porque o problema da Tentação não é só quando está na mente da mente também é ruim mas quando o pecado né a tentação desce para o coração, a coisa fica feia, porque uma vez que ela se instala no coração ele vai para os membros nós vamos executar o pecado e é isso que Tiago fala que é um programa de problema para nós portanto a palavra do Senhor fala amados que nós precisamos entender e compreender isso e nós precisamos estar firmes também nas tentações firmes nas tentações porque se nós não cuidarmos daquilo que se passa na nossa mente nós vamos ser derrotados da mente e a palavra continua dizendo ainda que nós também devemos ser firmes e abundantes da obra do Senhor
Em 1Coríntios 15.58, O apóstolo Paulo fala sobre isso! Seja firme, seja constante mas também seja abundante da obra do Senhor. Não corra de problema não corra de dificuldade em frente as suas lutas em frente as suas as suas crises seja abundante da obra do Senhor sabe o que que significa ser abundante irmãos é estar presente é estar operante na obra do Senhor Você já viu algum soldado ser premiado porque não fez nada você quer chegar diante de Deus receber algum galardão se você passou 20 anos da sua vida não fez nada na obra de Deus você não trouxe um copo d’água para o pastor lá que tava pregando né você não ficou ali na porta para receber os irmãos você não vem fazer um dia de mutirão na igreja você não deu nenhum curso na igreja né e parabéns pelo trem aí que terminou ontem o curso de de música uma benção é só ações sabe irmãos aqui nós temos tanta gente com potencial e com talento que pode fazer tantas coisas do nosso meio abençoar não apenas a comunidade interna mas também a comunidade externa da igreja a gente pode fazer grandes coisas mas a gente para isso precisa ser abundante e abundante é o contrário de escasso o crente escasso é Aquele crente consumidor o crente consumidor ele vem para receber ele só quer receber ele é uma esponja ele só recebe recebe o dia que não tiver bom aí ele vai procurar outra igreja porque ele vai continuar recebendo é a mentalidade de crente consumidor ah não tá muito bom não tava bom mas não tá muito bom não eu não vou nem parar para orar Mas não é para isso que Deus nos chamou Deus nos chamou para nos lembrar num lugar para como se fosse uma flor plantar a gente num vaso para que a gente ali pudesse Florescer. Mas se a pessoa ficar arrancando a planta todos os dias um dia planta aqui outro dia planta ali depois planta colar a planta não vai viver ela vai morrer porque ela não tem Firmeza então amados nós precisamos entender isso Deus quer que nós sejamos firmes e abundantes da sua obra para que a gente possa abençoar a vida dos outros sabe qual é o período de maior crescimento na nossa vida espiritual não é os nossos momentos de intimidade e comunhão com Deus embora isso também seja mas é quando nós servimos o próximo quando nós servimos o outro você quer ver as coisas acontecer da sua vida de uma forma avançada você quer ver Deus derramar Dom sobre você você quer ver Deus fazer coisas tremendas na sua vida sirva é através do serviço quando a gente se coloca à disposição de Deus para que Ele nos use esta abundância dele vem sobre a nossa vida e ele expande ao nosso conhecimento a nossa capacidade eu gosto de ver isso irmãos é como é maravilhoso ver pessoas que talvez a quatro cinco meses atrás eram pessoas mais tímidas E hoje você vê essas pessoas falando com desenvoltura Numa célula participando dirigindo sabe alcançando coisas novas isso não é maravilhoso mas só vai alcançar isso quem é abundante quem faz então nós precisamos fazer a nossa parte.
E, por último, irmãos, Paulo fala que nós devemos ser firmes na esperança. A Palavra do Senhor nos diz aqui no Versículo 23 se na verdade permanecer fundados e firmes na fé e não nos moverdes da Esperança do Evangelho. Aqui, o Senhor Jesus está trazendo a gente de volta para um processo nós não de podemos deixar esta corda do Evangelho a palavra esperança no Hebraica a palavra é “tikvah” que é a ideia de uma corda para você atravessar um vale. Na hora do vale, se você não tiver amarrado na corda, firme na corda você vai cair, vai se estatelar, você vai se espatifar. Mas se você tiver firme na corda, como o Tarzan, você atravessa de um galho para o outro de um momento para o outro , ocê alcança aquilo que Deus tem para você. Tudo que você precisa fazer, é permanecer firme.Eu sei que às vezes tem dias que a gente está cansado, eu sei que tem dias que a gente tá chateado, eu sei que tem dias que dá vontade de sentar na beira do barranco e falar: Jesus volta logo, porque não aguento mais!
Quem já passou por isso aí, né só? que isso não apressa a volta de Jesus o que a pressa volta de Jesus É nós fazermos a nossa parte darmos um bom testemunho de Cristão o que a pressa volta de Jesus É nós proclamarmos as boas novas aqueles que não conhecem a palavra se a gente ama a volta de Jesus nós precisamos proclamar a palavra porque ele só vai voltar quando todos ouvirem a palavra você sabia que ainda olha o mundo tá hoje beirando aí 8 bilhões de pessoas nós temos hoje mais de três bilhões de pessoas que não sabem quem é Jesus não tem nem ideia não tem nem a menor noção de quem é Jesus é diferente de alguém aqui do Brasil que cresceu de uma religião cristã ele tem uma ideia sobre quem é Jesus nós temos o mundo hoje mais de 3 bilhões de pessoas que não tem não tem a menor ideia noção de quem é Jesus outro dia conversando com o Reverendo rudes lá da sociedade bíblica do Brasil ele me disse algo interessante ele disse que há uma estatística no mundo que se nós quisermos alcançar todo mundo de hoje os 8 bilhões de pessoas todos aqueles que ainda não são alcançados pela palavra distribuindo uma Bíblia para que todas as pessoas do mundo tenha uma Bíblia, nós levaremos mais de 200 ano. Essa é a estatística da sociedades bíblicas do mundo com o nível de produção de Bíblia que nós temos hoje levaria 200 anos, para colocar bíblia para todas as pessoas que não têm acesso a uma Bíblia se a gente melhorar um pouquinho a gente pode reduzir isso para 100 anos. Já parou para pensar que daqui 100 anos você não vai estar sentado aqui?
Então, nós precisamos irmãos, fazer a obra do Senhor enquanto é dia e o que mais agrada a Deus não é a quantidade do que nós fazemos mas é a firmeza daquilo que queremos. O crente não precisa ser um faz tudo mas ele precisa ser firme ele precisa ser constante e ele precisa ser uma pessoa abundante. Firme, constante, abundante. Vamos dizer comigo, juntos: firme, constante e abundante. Firme, constante e abundante! A vitória, irmãos não é daquele que é apressado, não é do Ligeiro a vitória é daquele que busca a direção cuidado e vive na dispensação da Graça do Senhor esses alcançarão grande vitória e o que Deus quer de nós não é comparação Deus não quer que nós ficamos vivendo na agenda dos outros ah os outros estão fazendo temos que fazer também e corre para lá e corre para cá e faz mais isso e faz mais aquilo irmãos eu depois de 20 anos de ministério cheguei à conclusão que Como diz Salomão é tudo vaidade é tudo vaidade porque vai passar a onda passa os momentos passam mas aquele que confia no Senhor e anda o seu passo um passo de cada vez alcance chega onde Deus quer você não está competindo com ninguém para ser meio melhor a sua cadeira lá no céu ninguém vai sentar lá na chegar na frente e sentar na tua frente ninguém pode dar glória a Deus. ninguém vai sentar na tua cadeira. ninguém vai sentar. você não tem que viver dessa nessa neura nessa coisa não porque eu tenho que fazer porque eu tenho que fazer você não tem que fazer você tem que ser é diferente você ser conta muito mais do que você fazer não é por isso que você não vai fazer você vai fazer porque você é Você não vai fazer para ser para ser reconhecido pelas pessoas para receber um elogio para receber isso aqui não você vai fazer porque você ama Deus porque você é firme você é constante e você é abundante na obra do Senhor amém?
Se a gente só fizer isso irmãos, Maravilha! Fizemos a nossa parte, amém? Então vamos nos colocar de pé. Eu quero que você deixe de lado todas essas correrias e busca isso e busca aquilo tem gente que é um desespero eu conheço pessoas que se tiver profeta na segunda ele corre atrás tiver profeta na terça ele corre atrás tinha profeta na quarta ele corre atrás é um corre para lá e corre para cá não porque a benção de Deus está lá não é uma benção de Deus está com você você faz o que você quiser com ela a benção de Deus não está na igreja A ou na igreja B, porque se fosse assim irmãos, Você sabe né se placa de igreja salvasse, ela não ficava pro lado de fora, ficava pro lado de dentro. Então, não é placa de igreja, não é teologia, não é Fulano a, Fulano B, Fica tranquilo irmão!
ão é o outro é você o alvo do amor de Deus! não é não são as pessoas, é você! Você é o alvo do amor de Deus a gente pode saber que Jesus morreu por todo mundo mas é muito esquisito esse negócio de morrer por todo mundo ele morreu por mim. É verdade que ele morreu por todo mundo, mas ele morreu por mim, você sabe por que o Mundo Existe? sabe qual é a razão do mundo existir? É porque você existe! Você concorda comigo se você não existisse, você não ia sentir falta do mundo? Você concorda comigo que no meio dos 700 milhões de espermatozóides, podia ter uma outra pessoa aí no teu lugar, filho do mesmo pai e da mesma mãe? Podia ser uma outra pessoa, já parou para pensar nisso? Podia ser qualquer outra pessoa, mas é você, e porque é você, Deus te deu o privilégio de ter uma experiência única, uma experiência que transcende a compreensão humana.
Deus nos criou em espírito antes da fundação do mundo ele já nos conhecia lá na glória nos céus e aí ele nos dá oportunidade de vir a Esta terra, de fazer uma viagem missionária que a própria pensar que Deus te deu uma oportunidade de fazer uma viagem missionária. Estar aqui nesta terra é uma viagem missionária. Ele te deu uma oportunidade de vir a este mundo devia experimentar algo que ainda ainda não é o que nós gostaríamos já parou para pensar como é que o mundo devia ser Belo no Jardim do Éden? Porque se esse mundo caído pelo pecado, marcado pelo pecado, se esse mundo onde as coisas são caóticas, nós gostamos da vida que temos, imagina se ela fosse perfeita? imagina se isso aqui fosse o céu? A gente não se conforma com a morte, irmão, mesmo sabendo que nós vamos para a glória, a gente não se conforma porque porque tudo que Deus criou é bom, é belo, é maravilhoso, é perfeito! Só que Deus está dizendo para mim para você: eu tenho muito mais para sua vida, eu tenho algo a mais para você alcançar. E para você alcançar este algo a mais, continue sendo firme. Só isso!
Não saia da posição que eu te coloquei (diz o Senhor). fique na posição até segunda ordem, fique na posição até que todo o processo se cumpra Até que a sua vida se cumpra fique na posição Seja firme Seja Constante seja abundante mas não saia da posição porque Deus tem contemplado a sua oração Deus tem contemplado o seu choro Deus tem contemplado as suas lágrimas Deus tem contemplado as suas crises existenciais. Eu achava, há um tempo atrás, que crente não tinha Crise existencial. Tem sim, tem sim!
E nós precisamos romper! Nós não fomos chamados para viver em crise, nós somos chamados para viver em Cristo. E isso é uma nova dimensão completamente diferente das nossas vidas olharmos para as adversidades para os problemas tribulações até mesmo para as tentações que vem a nossa mente nós precisamos aprender que ele nos deu poder e autoridade para vencermos todas essas coisas e esse poder e esta autoridade não está em demonstrar para o outro o quanto eu tenho mas está em ser firme naquilo que ele me chamou para ser Deus levantou você com um propósito na sua casa na sua família Deus te levantou com um propósito na sua vida profissional Deus levantou cada um de nós aqui neste lugar com propósito e tudo que ele precisa de mim e de você é que eu e você sejamos firmes constantes e abundantes firmes constantes e abundantes.
Não é abundantes constantes e firmes se você inverter a ordem você não vai ser nada. O que determina o resultado na sua vida é a sua firmeza O que determina o que você vai alcançar no mundo espiritual é a tua Firmeza então esteja firme esteja constante Porque tem dia que você não vai conseguir andar tem dia que você não tem força para levantar da cama tem dia que você não tem prazer para chupar um sorvete tem dia que você não tem prazer para dar risada até mesmo de uma piada mas o Senhor te chama para uma vida de Vitória para uma vida de conquista e ele disse para você filho filho Seja firme, Seja constante, seja aquelas pessoas que andam não na velocidade do outro mas a velocidade que eu tenho para sua vida. Alguém passou na minha frente correndo? Tchau, vai com Deus, você não vai chegar primeiro do que eu, não! Pode ficar tranquilo o meu lugar está reservado no céu eu vou na minha balada eu vou na minha toada eu vou na minha capacidade a gente não pode se comparar com a vida dos outros ah mas o irmão lá conquistou tá avançando irmão esquece o outro, esquece o outro.
Talvez Deus tenha algo para o outro que não tem para você não se compare com ninguém porque o Senhor mesmo disse para você em Hebreus 13:5 ele não te deixará e jamais te abandonará ele não depende da sua força Ele não depende da sua capacidade ele não depende do seu poder ele só depende que você esteja firme firme e se você se mantiver você vai alcançar não o que o outro tem mas o que Deus tem para você Você vai alcançar as bençãos você vai alcançar o cuidado você vai alcançar o mover do Senhor para sua vida para aquilo que Deus tem para você e não para o outro Deus não vai tirar de você para dar para ninguém Deus não vai tirar de outro para dar para você então não viva nessa dimensão viva na dimensão daquilo que Deus tem para sua vida para esse tempo que você vive a pastor Mas eu sou muito novo Amém Deus vai te dar a provisão para gente nova ah pastora já passei já tô um pouquinho mais da idade Deus vai te dar a provisão para hoje é hoje não é para daqui um ano é para hoje amanhã é para hoje depois de amanhã é para hoje Deus só espera que eu e você sejamos firmes e constantes e abundantes da sua obra, Amém?
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta