Como atrair o favor de Deus sobre suas finanças
Esta mensagem faz parte da série “O poder sobrenatural da Fé” – Ouça a música tema desta campanha:
É IMPOSSÍVEL, MAS DEUS PODE!
Ministração da Palavra:
Pois nada é impossível para Deus”. Lucas 1.37
O quel para você? Pense?
É IMPOSSÍVEL, MAS DEUS PODE!
“Deus dá um lar aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes vivem em terra árida.” (Salmo 68.6)
A mentalidade de escassez sabota a prosperidade. (Kris Vallotton)
Texto bíblico: Deuteronômio 28.1-15 (NVI)
1 Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. 2 Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus: 3 Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. 4 Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. 5 A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. 6 Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem. 7 O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão. 8 O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá. 9 O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele. 10 Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês. 11 O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês. 12 O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado. 13 O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo. 14 Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto.
PARA MUDAR SUA REALIDADE FINANCEIRA, você precisa ter disposição para obedecer 100% ao Senhor
Queridos irmãos e irmãs, hoje vamos refletir sobre um dos textos mais poderosos das Escrituras, onde Deus mostra as recompensas sobre as finanças daqueles que lhe são fiéis. Em Deuteronômio 28.1-15, Deus nos revela as bênçãos que Ele derrama sobre aqueles que obedecem fielmente à Sua Palavra. Essas promessas não são apenas para o povo de Israel na antiguidade, mas para todos que se dedicam a viver de acordo com os princípios divinos. tudo começa com a nossa Obediência à Palavra de Deus e seus princípios. Neste texto Deus promete seis recompensas para o cristão fiel:
1- Bênçãos do Céu 24 x 7 (v.3)
Primeiro, a Palavra nos ensina que seremos abençoados no campo e na cidade. Em outras palavras, experimentaremos as bênçãos do céu 24 x 7 (v.3). Isso significa que, onde quer que estejamos, Deus nos cercará com Sua bondade. Sua presença trará paz, prosperidade e proteção contínua em todas as áreas da nossa vida. Quando obedecemos a Deus, Ele abre as janelas dos céus e derrama bênçãos tão grandes que não conseguiremos conter (Malaquias 3.10).
O crente fiel não precisa buscar a prosperidade; ela o segue por onde ele passar. Não é a terra que é abençoada, mas quem pisa sobre ela. O crente leva consigo a bênção de Deus e a manifesta onde estiver. Um exemplo poderoso disso é o patriarca Isaque, que semeou em uma terra árida e colheu cem vezes mais, porque o Senhor o abençoou (Gênesis 26.12-13). Isso nos mostra que, quando vivemos em obediência, a prosperidade se torna uma consequência natural da presença de Deus em nossas vidas.
2- Filhos abençoados (v.4)
Além disso, os nossos filhos serão abençoados (v.4). Vemos que Deus promete não apenas nos abençoar, mas também derramar Suas bênçãos sobre a nossa descendência. Isso nos traz grande alegria, pois sabemos que as nossas gerações futuras estarão sob o cuidado e a proteção de Deus. Se permanecermos fiéis, nossos filhos crescerão em um ambiente de bênçãos, graça e favor divino.
3- Empreendedorismo exponencial (v.4,5)
Em seguida, o texto nos fala sobre o empreendedorismo exponencial (v.4,5). Ao obedecermos a Deus, Ele abençoa o fruto do nosso trabalho. Nossa capacidade de gerar riqueza e prosperar será ampliada de maneira sobrenatural. Deus fará com que nossos negócios, projetos e empreendimentos prosperem além das nossas expectativas, trazendo abundância e sucesso.
4- Proteção contra os ataques inimigos (v.7)
Mas as bênçãos não param por aí. Em Deuteronômio 28.7, vemos a promessa de proteção dos ataques inimigos. Deus promete lutar por nós, derrotando qualquer adversário que se levantar contra nós. Quando vivemos em obediência a Deus, não precisamos temer, pois Ele está ao nosso lado, protegendo-nos de toda investida do inimigo.
5- Não precisar emprestar (v.12)
Outro benefício poderoso da obediência a Deus é que não precisaremos emprestar (v.12). Deus nos abençoará tanto que seremos supridos em todas as nossas necessidades. Não só isso, mas Ele nos dará recursos suficientes para que possamos emprestar a outros, sem nunca precisar pedir emprestado. Isso nos leva a uma vida de liberdade financeira, onde não seremos mais dependentes de ninguém, exceto de Deus.
6- Posição de influência (v.13)
Finalmente, Deus promete que seremos colocados em posição de influência (v.13). Ele nos fará cabeça e não cauda, sempre por cima e nunca por baixo. Isso significa que seremos líderes, pessoas de destaque e influência em nossa sociedade. Ao obedecermos a Deus, Ele nos eleva a lugares de honra, onde podemos impactar positivamente o mundo ao nosso redor.
CONCLUSÃO
Diante de tantas promessas, quero desafiá-los hoje a fazerem um voto ou compromisso com Deus na área das suas finanças. A Palavra de Deus nos assegura que, se obedecermos fielmente, Ele abrirá as janelas dos céus e derramará Suas bênçãos sobre nós. Que tal hoje você entregar a área financeira nas mãos de Deus, comprometendo-se a ser fiel nos dízimos e ofertas, confiando que Ele suprirá todas as suas necessidades e o abençoará abundantemente?
Que o Senhor nos dê a graça de sermos obedientes, para que possamos experimentar essas bênçãos em nossas vidas, famílias e comunidades. Amém. Assim, vamos ler juntos esta importante declaração de fé:
Declarações de FÉ baseado em Deuteronômio 28.1-15 (leia e a Igreja repete ou coloque no power point para todos lerem simultaneamente)
“Decido ouvir atentamente a Voz do Eterno, o meu Deus, e obedecer de coração as orientações da Sua Palavra. Com isso, serei abençoado por onde for; na cidade ou no campo, terei grandes colheitas e a unção da multiplicação. Estas bençãos se estenderão aos meus filhos e aos filhos deles. Terei fartura de alimentos, depósitos abastecidos e a graça de ver frutificar meu trabalho e os meus empreendimentos. Crescerei nos lugares onde estou porque o Senhor abrirá as janelas dos céus derramando as chuvas do seu favor, no tempo certo, abençoando exponencialmente meus esforços e minhas semeaduras. Decido ser uma pessoa consagrada a Deus em todas as áreas. Eu creio que as bênçãos de Deus serão cada vez mais evidentes em minha vida e as pessoas ao meu redor identificarão as provisões sobrenaturais dEle e serão atraídas para Ele com muita admiração por aquilo que só Ele pode realizar. Serei um testemunho público da bondade de Deus! O Senhor aumentará minha posição de influência, liderança e comando. Terei recursos mais do que o suficiente, doarei e não necessitarei tomar emprestado. Mesmo que eu enfrente oposições humanas e espirituais contrárias à minha prosperidade, o Senhor me defenderá e afugentará meus inimigos. Nada poderá deter os níveis de prosperidade reservados para mim. Faço estas declarações de fé, baseadas na palavra de Deus e no Seu desejo de me abençoar. Em nome de Jesus, AMÉM!
Convite
Retorne na próxima semana, traga mais alguém para esta campanha de fé. Na próxima semana o foco da série será: “Como Deus pode alinhar sua profissão ao seu propósito“.
Pratique por 7 dias
Para que você possa alinhar sua vida financeira com os princípios de Deus e experimentar as bênçãos descritas em Deuteronômio 28.1-15, sugiro as seguintes 7 atividades para esta semana:
- Reflexão e Oração sobre a Obediência a Deus
- Reserve um tempo diário para orar e refletir sobre sua disposição em obedecer ao Senhor em todas as áreas da sua vida, especialmente nas finanças. Peça a Deus para revelar onde você precisa ser mais fiel e como pode confiar mais Nele.
- Revisão ou Construção do Orçamento
- Se você já tem um orçamento, revise-o detalhadamente para garantir que suas despesas estejam alinhadas com seus valores e prioridades. Se não tiver, construa um orçamento que inclua todas as suas receitas e despesas, visando ser um bom mordomo dos recursos que Deus lhe confiou.
- Avaliação das Bênçãos na Sua Vida
- Faça uma lista das bênçãos que você já recebeu e perceba como Deus tem cuidado de você, mesmo em momentos difíceis. Isso ajudará a aumentar sua gratidão e fortalecerá sua fé na provisão contínua de Deus.
- Planejamento de Investimentos e Empreendimentos
- Reflita sobre como você pode aplicar os princípios de empreendedorismo exponencial. Analise suas oportunidades de investimento ou crescimento profissional e ore para que Deus abençoe seus esforços, dando-lhe sabedoria para tomar decisões estratégicas.
- Oração pela Proteção de Deus
- Dedique um momento para orar pela proteção de Deus sobre sua vida, família e finanças. Peça que Ele te guarde de ataques inimigos e que nenhum mal prevaleça contra você. Confie que o Senhor é sua torre forte e seu escudo.
- Planejamento para Redução de Dívidas
- Se você tem dívidas, elabore um plano para começar a quitá-las, priorizando o pagamento de dívidas de maior valor ou taxa de juros. Se estiver em uma situação estável, planeje como pode evitar novas dívidas, com o objetivo de viver livre das amarras financeiras.
- Identificação de Oportunidades de Influência
- Identifique áreas onde você pode exercer uma posição de influência positiva. Isso pode ser em seu trabalho, comunidade, ou igreja. Busque maneiras de impactar outras pessoas, sendo um exemplo de fidelidade, integridade e obediência a Deus.
Ao seguir estas atividades, você estará dando passos concretos para alinhar sua vida financeira com a vontade de Deus. Que esta semana seja marcada por uma nova disposição de obedecer ao Senhor, permitindo que Ele derrame Suas bênçãos sobre você.
Essas atividades diárias incentivam a pessoa a manter seus sonhos alinhados com Deus, desenvolvendo uma rotina de oração, reflexão e ação prática. Essas dicas ajudam a manter o foco e a fé durante a campanha. Lembre-se de que, com Deus, todas as coisas são possíveis. Se vocè ainda não escreveu o seu pedido de oração, aproveite e faça ainda agora, preenchendo o formulário abaixo:
Conheça Elton Melo
Elton Melo é pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba. Produz vários estudos e artigos teológicos e motivacionais, que estão disponíveis no site www.alcancevitoria.com e tem vários livros escritos. É presidente da ASEC – Associação de Editores Cristãos.
Fique por dentro de todas novidades que o Pr. Elton Melo produz diariamente para sua edificação e maturidade espiritual – faça parte do grupo de leitores especiais e receba conteúdos relevantes em primeira mão!
Convide Elton Melo para uma conferência de final de semana na sua Igreja, Associação, Empresa ou ainda para celebrar seu casamento ou renovação de votos. Ele ministra tanto assuntos espirituais cristãos quanto assuntos da vida moderna para família, casamento, paternidade, fé & prosperidade, desenvolvimento pessoal e palestras motivacionais.
Entre em contato pelo email: palestranteltonmelo@gmail.com ou whatsapp +55 41 99890-9040 – Veja a agenda do palestrante Elton Melo
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta