O novo tempo que o Espírito Santo quer trazer à sua vida
Introdução
Hoje, vamos explorar o novo tempo que o Espírito Santo deseja trazer a cada um de nós. Os discípulos aguardaram dez dias reunidos no cenáculo, obedecendo à orientação de Jesus, até o momento em que o Espírito Santo foi derramado. E quando isso aconteceu, o impacto foi tão grande que eles foram transformados e usados por Deus para fazer diferença em suas gerações. E por que o Espírito Santo é essencial em nossa vida cristã?
“Sem o Espírito Santo em nós, Deus está distante, Cristo permanece no passado, o evangelho é uma letra morta, a Igreja é uma simples organização, a autoridade é uma dominação, a missão é uma propaganda, o culto é uma evocação e a ação cristã é uma moralidade de escravos.” – Ignatius Hazim
Vamos descobrir juntos como podemos viver esse novo tempo em nossas vidas. Abra a sua Bíblia em Atos dos Apóstolos 2.1-4:
No dia de Pentecostes, todos estavam reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um som como o de um poderoso vendaval e encheu a casa onde estavam sentados. Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava. (Atos 2.1-4 NVT)
Para viver este novo tempo em sua vida….
1- Seja perseverante na busca pelo Espírito Santo
Os discípulos permaneceram em obediência e perseverança, por 10 longos dias, aguardando em oração a promessa de Jesus. Essa perseverança não foi em vão, mas uma preparação necessária para o que estava por vir. Muitas vezes, esperamos pelo agir de Deus em nossas vidas, e é nesse tempo de espera que Ele nos molda e nos prepara para o novo. Perseverar na presença de Deus é um exercício de fé e confiança em Suas promessas.
Imagine a transformação que pode acontecer na sua vida quando você decide depender mais do Espírito Santo. Ele nos dá sabedoria em situações difíceis, consolo nos momentos de tristeza, coragem para testemunhar sobre Cristo e poder para viver de acordo com os princípios de Deus. A promessa de Atos 1.8 não é apenas sobre receber um dom espiritual, mas sobre ser revestido de força do alto para cumprir a missão de Deus aqui na terra. E esta missão começa em nossa própria casa, na nossa comunidade, e se estende ao mundo inteiro. O Espírito Santo nos conduz, nos ensina e nos dá ousadia para avançar naquilo que Deus nos chamou para fazer.
Assim como os discípulos aguardaram, nós também devemos nos posicionar em oração e em unidade, crendo que Deus tem algo grandioso para nos dar. A perseverança na espera não é um tempo perdido, mas sim um tempo de crescimento e fortalecimento espiritual.
“A oração é a chave para o céu; a fé é a mão que a gira.” – Thomas Watson
Muitas vezes, queremos ver mudanças em nossa vida ou experimentar o poder do Espírito Santo, mas não dedicamos tempo suficiente em oração. Os discípulos entenderam que a oração não é apenas uma prática religiosa, mas uma forma de se conectar com Deus, de buscar Sua presença e de receber dEle a força necessária. Assim, eles perseveraram juntos, orando e esperando em Deus, crendo que a promessa se cumpriria. Hoje, somos desafiados a ter essa mesma atitude — orar sem cessar, crer naquilo que Deus prometeu, e preparar nosso coração para a Sua obra.
Quando oramos, deixamos de lado nossas preocupações, descansamos em Deus e recebemos a ousadia necessária para avançar. Perseverar em oração é o caminho para alinhar o nosso coração ao propósito divino e para sermos capacitados pelo Espírito Santo.
2- Seja cheio da presença do Espírito Santo
Quando finalmente chegou o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos em um só lugar. De repente, o Espírito Santo foi derramado, e todos foram cheios do Seu poder. Esse derramamento do Espírito Santo foi uma experiência distinta da obra de regeneração. Enquanto a regeneração nos dá uma nova vida em Cristo, o enchimento do Espírito Santo nos capacita para viver essa nova vida de maneira plena e eficaz. O enchimento do Espírito Santo é uma experiência pessoal e transformadora, que traz poder e ousadia à vida de quem passa por esse processo.
O batismo nas águas é um passo inicial na vida do crente, uma demonstração pública de fé e obediência. Contudo, é o revestimento do Espírito Santo que nos capacita a viver uma vida cristã autêntica e frutífera. Sem o poder do Espírito Santo, não podemos experimentar a plenitude daquilo que Deus tem para nós. Precisamos buscar esse revestimento continuamente, para que possamos viver além do natural e sermos testemunhas eficazes de Cristo.
“Arrependimento é o processo pelo qual Deus faz a velha vida passar e uma nova vida começar.” – Charles Spurgeon
A renovação do Espírito Santo não é algo do passado, mas uma realidade que está disponível para cada um de nós hoje. Ele quer nos capacitar para viver uma vida cheia de propósito, ousadia e alegria. Quais áreas da sua vida que precisam ser renovadas. Talvez você sinta que precisa de mais alegria, mais força, ou mais sabedoria. O Espírito Santo é a fonte de tudo isso e muito mais. Ele deseja que vivamos uma vida cheia do Seu poder, uma vida onde não somos limitados pelas circunstâncias, mas onde caminhamos de acordo com os propósitos de Deus, enfrentando cada desafio com a confiança de que Ele está conosco. Permita que o Espírito Santo traga uma nova perspectiva, novos sonhos e nova força para você.
3- Flua nos dons espirituais
Após serem cheios do Espírito Santo, os discípulos começaram a operar de forma sobrenatural. Os dons do Espírito começaram a fluir de maneira natural, curas, palavras de sabedoria e discernimento foram manifestos. O Pentecostes não foi apenas um evento histórico que ficou no passado, mas o início de um novo tempo para a Igreja. Esse mesmo Espírito continua ativo e deseja operar por meio de cada um de nós.
A. W. Tozer certa vez disse:
“O Espírito Santo deseja transformar a monotonia de nossas vidas em aventuras gloriosas.”
Não há desafio que você não possa enfrentar quando está cheio do Espírito Santo. Quando confiamos em nossa própria capacidade, podemos nos sentir frustrados e cansados. Mas quando dependemos do poder do Espírito Santo, encontramos força, alegria e propósito em tudo o que fazemos.Quando abrimos mão do que nos impede de caminhar em santidade, damos lugar ao Espírito Santo para agir e operar através de nós. Deus quer que cada um de nós seja um canal do Seu poder, para que, através dos dons, o Seu nome seja glorificado e o Seu reino se expanda.
Pedro, que antes havia negado Jesus, se levantou cheio do Espírito Santo e pregou o primeiro sermão, levando três mil pessoas à conversão. O Espírito Santo nos enche de poder e nos capacita a sermos testemunhas eficazes de Jesus, mesmo em situações de desafio. Precisamos buscar esse enchimento diariamente para que possamos viver a plenitude do que Deus tem para nós.
Conclusão
Assim como os discípulos experimentaram um novo tempo, Deus deseja que vivamos essa mesma realidade hoje. Persevere na espera, busque o enchimento do Espírito Santo e permita que os dons fluam através de você. Esse é o novo tempo que o Espírito Santo quer trazer à sua vida — um tempo de transformação, ousadia e poder. Que cada um de nós possa abrir o coração e receber tudo o que o Espírito Santo tem para nos dar.
Oração
“Senhor, obrigado pelo Teu Espírito Santo. Assim como os discípulos foram transformados e capacitados para viver o novo tempo, eu quero experimentar o Teu poder em minha vida. Ajuda-me a perseverar na espera, a buscar o Teu enchimento e a ser um canal do Teu poder, para que os Teus dons possam fluir através de mim. Em nome de Jesus, amém.”
Faça esta campanha de 3o dias de jejum e oração pela sua vida espiritual. O tema central do devocional escrito pelo pastor Elton Melo é: “Capacitados pelo Espírito Santo para novos desafios“. Leia mais sobre esta campanha e comece ainda hoje a buscar pela presença e o poder do Espírito Santo em sua vida.
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta