Como tomar uma excelente decisão?
Qual é o coração de Deus na tomada de decisões?
Tomamos decisões todos os dias. Muitas são de pouca importância, mas algumas mudarão nossas vidas para sempre. Você toma decisões “fazendo o que vem naturalmente” ou luta contra atrasos por causa de uma paralisia de análise? Muitas vezes fazemos escolhas erradas ou pouco saudáveis porque não reservamos tempo para descobrir a vontade perfeita de Deus para as nossas vidas.
Tenha certeza de que Deus não brinca de “esconde-esconde” enquanto você tenta descobrir Sua vontade. Ele revela Sua vontade em Sua Palavra. Quanto mais intimamente você se aproximar do coração de Deus e de Sua Palavra, mais claramente você conhecerá a vontade de Deus para a sua vida e em particular para a decisão que precisa tomar.
Considere que privilégio indescritivelmente impressionante é o fato de o Deus do universo se importar com as decisões relativas à sua vida – sua saúde, seu trabalho, seu casamento, seus filhos – tudo isso. Nenhum de nós sabe o que o futuro nos reserva e, às vezes, realmente não sabemos que caminho seguir. Mas quando buscamos o Senhor, Ele nunca deixa de nos dirigir – para o nosso bem e para a Sua glória.
Deus quer nos ajudar em nossas decisões. Podemos ir até Ele a qualquer momento para pedir orientação, e Ele nos ajude-nos graciosamente em nossos momentos de necessidade.
“Aproximemo-nos então do trono da graça de Deus com confiança, para que possamos receber misericórdia e encontrar graça para nos ajudar em nossos momentos de necessidade”. (Hebreus 4.16)
Verdades da Palavra
- Deus é a fonte definitiva da verdadeira sabedoria e orientação. – “Pois o Senhor dá sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento” (Provérbios 2.6).
- Deus é fiel para guiá-lo amorosamente. – “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; Eu te aconselharei com meu olhar amoroso sobre você” (Salmos 32.8).
- Deus quer que você busque Sua vontade. – “Desejo fazer a tua vontade, meu Deus; a tua lei está dentro do meu coração” (Salmos 40.8).
- Deus quer que você busque orientação em Sua Palavra. “Deus quer nos ajudar com nossas decisões.” “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119.105 esv).
- Deus pode usar conselheiros sábios para ajudá-lo a tomar decisões. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas com muitos conselheiros dão certo” (Provérbios 15.22).
- Deus quer que você deseje a vontade Dele acima da sua. – “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22.42).
- Deus quer que suas decisões agradem a Ele, mais do que agradar às pessoas. – “Não procuramos agradar às pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações” (1Tessalonicenses 2.4).
- Deus quer que você espere pacientemente por Ele. “Espero no Senhor, todo o meu ser espera, e na sua palavra ponho a minha esperança” (Salmos 130.5).
Desconfie do que vem naturalmente
“Fazer o que vem naturalmente” ou “o que parece certo” não é um bom meio para avaliar a vontade de Deus para a sua vida. O que vem naturalmente para nós pode ser a nossa natureza pecaminosa ou a “carne”, que opera à parte do Espírito de Deus. As seguintes “7 coisas que não devemos fazer na tomada de decisões” podem ajudá-lo a determinar se a sua decisão reflete a vontade de Deus ou os seus próprios desejos naturais.
“Porque a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, então você não deve fazer o que quiser.” (Gálatas 5.17)
7 sinais não autorizativos da parte de Deus
- Não espere até que tudo falhe antes de buscar a vontade de Deus. – “Busque primeiro o conselho do Senhor” (1 Reis 22.5).
- Não busque apenas o plano, mas procure o Senhor que revela o verdadeiro entendimento – “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento; submeta-se a ele em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5–6).
- Não peça permissão em relação a algo que Deus não aprova – “Fiz um juramento e confirmei que seguirei as tuas justas leis” (Salmos 119.106).
- Não tome decisões com base em seu desejo pessoal – “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele flui tudo o que você faz” (Provérbios 4.23).
- Não presuma que a vontade de Deus é muito difícil para você – “Isto é amor a Deus: guardar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados” (1João 5.3).
- Não teste Deus buscando sinais visíveis. “Jesus respondeu… ‘Não ponhas à prova o Senhor teu Deus.’” (Mateus 4.7).
- Não pense que as provações e adversidades indicam que você está fora da vontade de Deus – “Aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus devem comprometer-se com o seu fiel Criador e continuar a fazer o bem” (1Pedro 4.19).
Da perspectiva de Deus, as decisões não devem ser determinadas por seleção aleatória, eventos sobrenaturais, opiniões das pessoas, táticas de adiamento ou nossos sentimentos. Deus quer que você meça suas decisões pela Sua Palavra. Em vez de testar Deus, compare suas decisões com as oito Escrituras a seguir. Isso o ajudará a fazer escolhas que agradam ao Senhor.
“Nosso objetivo é agradá-lo” (2Coríntios 5.9)
8 Testes para uma excelente decisão
- Teste Bíblico: “Deus já falou sobre isso em Sua Palavra?” – “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça” (2Timóteo 3.16).
- Teste de Sigilo: “Me incomodaria se todos soubessem que esta foi minha escolha?” – “A integridade dos retos os guia, mas os infiéis são destruídos pela sua duplicidade” (Provérbios 11.3).
- Teste de pesquisa: “E se todos seguissem meu exemplo?” – “Seja um exemplo para os crentes na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza” (1Timóteo 4.12).
- Teste do Espírito: “Estou sendo pressionado pelas pessoas ou guiado pelo Espírito?” – “Estou agora tentando ganhar a aprovação dos seres humanos ou de Deus? Ou estou tentando agradar as pessoas? Se eu ainda estivesse tentando agradar as pessoas, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1.10).
- Teste de tropeço: “Isso poderia fazer com que outra pessoa tropeçasse?” – “É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que possa causar a queda do seu irmão ou irmã” (Romanos 14.21).
- Teste de Serenidade: “Orei e recebi paz em relação a esta decisão?” – “Não fiquem ansiosos por nada, mas em todas as situações, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6–7).
- Teste de Santificação: “Isso me impedirá de crescer no caráter de Cristo?” – “Todos nós, que com o rosto descoberto contemplamos a glória do Senhor, somos transformados à sua imagem com glória cada vez maior, que vem do Senhor, que é o Espírito” (2Coríntios 3.18).
- Teste Supremo: “Isso glorifica a Deus?” – “Quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Coríntios 10.31).
4 PONTOS DO PLANO DE DEUS
Esteja você tentando dar sentido ao seu passado, tentando superar algo no presente ou tentando fazer mudanças para um futuro melhor, o Senhor se importa com você. Ele te ama. Não importa quais desafios você ou seus entes queridos estejam enfrentando, não importa a dor ou os sentimentos difíceis que vocês possam estar enfrentando, não importa o que vocês tenham feito ou o que lhes tenha sido feito, há esperança. E essa esperança é encontrada em Jesus Cristo.
Deus tem um plano para sua vida, e ele começa com um relacionamento pessoal com Jesus. A decisão mais importante que você pode tomar é se aceitará o convite Dele. Se você nunca tomou essa decisão, estas quatro verdades simples podem ajudá-lo a iniciar sua jornada junto com Ele.
“’Pois eu conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos para prosperar você e não prejudicá-lo, planeja lhe dar esperança e um futuro.’” (Jeremias 29.11)
1- O propósito de Deus para você: salvação
Qual foi a motivação de Deus ao enviar Jesus Cristo à Terra? Para expressar Seu amor por você salvando você! A Bíblia diz: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvar o mundo por meio dele” (João 3:16–17).
Qual foi o propósito de Jesus ao vir à Terra? Para perdoar seus pecados, para capacitá-lo a ter vitória sobre o pecado e para capacitá-lo a viver uma vida plena! Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).
2- O Problema: o Pecado
O que exatamente é pecado? Pecado é viver independentemente do padrão de Deus – saber o que está errado e fazê-lo de qualquer maneira – também saber o que é certo e escolher não fazê-lo. O apóstolo Paulo disse: “Sei que nada de bom vive em mim, isto é, na minha natureza pecaminosa. Quero fazer o que é certo, mas não consigo. Quero fazer o que é bom, mas não faço. Não quero fazer o que é errado, mas faço mesmo assim” (Romanos 7:18–19 NLT).
Qual é a principal consequência do pecado? Morte espiritual, separação eterna de Deus. A Bíblia diz: “As tuas iniquidades [pecados] te separam do teu Deus” (Isaías 59:2). As Escrituras também dizem: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).
3- A Provisão de Deus para Você: O Salvador
Alguma coisa pode remover a penalidade pelo pecado? Sim! Jesus morreu na cruz para pagar pessoalmente a pena pelos seus pecados. A Bíblia diz: “Deus prova o seu amor por nós nisto: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8).
Qual é a solução para estar separado de Deus? Crer em (confiar sua vida a) Jesus Cristo como o único caminho para Deus Pai. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). A Bíblia diz: “Creia no Senhor Jesus e você será salvo. . .” (Atos 16:31).
4- Sua parte: rendição
Dê a Cristo o controle da sua vida, confiando-se a Ele. Jesus disse: “Quem quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a vida por minha causa a encontrará. De que adianta alguém ganhar o mundo inteiro e perder a alma?” (Mateus 16.24–26).
Coloque a sua fé em (confie em) Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal e rejeite as suas “boas obras” como meio de ganhar a aprovação de Deus. A Bíblia diz: “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé – e isto não vem de vocês, é dom de Deus – não pelas obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8–9) .
Houve um momento em sua vida em que você soube que humilhou seu coração e recebeu Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal, dando-Lhe o controle de sua vida? Você pode dizer a Deus que deseja entregar sua vida a Cristo com uma oração simples e sincera como esta:
“Deus, eu quero um relacionamento real com você.
Admito que muitas vezes escolhi seguir meu próprio caminho em vez do seu.
Por favor, perdoe-me pelos meus pecados.
Jesus, obrigado por morrer na cruz para pagar a pena pelos meus pecados. Entre em minha vida para ser meu Senhor e meu Salvador.
Mude-me de dentro para fora e faça de mim a pessoa que você me criou para ser.
Em seu santo nome eu oro. Amém.”
O que você pode esperar agora?
Quando você entrega sua vida a Cristo, você recebe o Espírito Santo que o capacita a viver uma vida agradável a Deus. A Bíblia diz: “Seu poder divino nos deu tudo o que precisamos para uma vida piedosa. . .” (2 Pedro 1.3).
Jesus assegura aos que crêem com estas palavras:
“Em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas passou da morte para a vida.” (João 5.24)
Perguntas para reflexão
Deus nos dá Sua Palavra não apenas para informação, mas para transformação. O Senhor quer que você “seja transformado pela renovação da sua mente” (Romanos 12:2). Isso não é algo que você faz sozinho, mas algo que Deus faz em você pelo Seu Espírito.
As perguntas a seguir foram elaboradas para ajudá-lo a refletir sobre as verdades bíblicas contidas neste recurso. Reserve um momento para orar e peça a Deus que acalme sua mente e acalme seu espírito enquanto você reflete sobre Sua verdade.
“Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará uma visão de tudo isso.” (2Timóteo 2.7)
1- Quais são as duas verdades principais, versículos bíblicos ou “conclusões” deste recurso que você achou úteis — ou das quais simplesmente precisava ser lembrado?
2- Como será sua vida daqui a alguns anos se você não fizer mudanças em relação a esse assunto? Como sua vida poderia ser diferente se você fizesse mudanças?
“Agora que o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e por sua graça nos deu conforto eterno e uma esperança maravilhosa, os console e fortaleça em todas as coisas boas que você faz e diz.” (2Tessalonicenses 2:16–17 NLT)
Gostou do texto? Deixe no comentário, abaixo, qual foi a sua maior decisão na vida.
Elton Melo é pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba. Produz vários estudos teológicos e motivacionais, que estão disponíveis no site www.alcancevitoria.com. Tem vários livros escritos e também é presidente da ASEC – Associação de Editores Cristãos.
Que tal fazer esse curso: Domine a Arte da Influência
As informações contidas neste artigo pretendem servir de orientação para uma vida saudável. Consulte profissionais médicos, jurídicos, pastorais e psicológicos qualificados sobre preocupações individuais. Salvo indicação em contrário, todas as citações das Escrituras foram retiradas da Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NIV® Copyright © 1973, 1978, 1984, 2011 por Biblica, Inc.™ Usado com permissão. Todos os direitos reservados no mundo inteiro.
As citações bíblicas marcadas (ESV) foram retiradas da Bíblia ESV® (A Bíblia Sagrada, English Standard Version®), copyright © 2001 da Crossway, um ministério de publicação da Good News Publishers. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.
As citações bíblicas marcadas (NKJV) são retiradas da New King James Version®. Copyright © 1982 por Thomas Nelson, Inc. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.
As citações bíblicas marcadas (NLT) foram retiradas da Bíblia Sagrada, New Living Translation, copyright © 1996, 2004, 2015 da Tyndale House Foundation. Usado com permissão de Tyndale House Publishers, Inc., Carol Stream, Illinois 60188. Todos os direitos reservados.
As citações bíblicas marcadas (NASB) são da New American Standard Bible®, Copyright © 1960, 1962, 1963, 1968, 1971, 1972, 1973, 1975, 1977, 1995 pela The Lockman Foundation. Usado com permissão. (www.Lockman.org)
Autor: Elton Melo
Que bênção de texto!
Amém, obrigado pelo feedback