Em quem você deve confiar para obter conselhos sobre casamento?

  • 19/12/2023

Casamento exige esforço

O casamento geralmente começa com muita diversão e sentimentos de alegria, contentamento e paz. Mas muito rapidamente, todo casal percebe a verdade de que um bom casamento exige muito trabalho.

À medida que a vida de casado avança, o amor pode se aprofundar. As crises podem ser superadas. Erros podem ser perdoados. Mas cada passo exige um esforço que, às vezes, pode ser confuso, assustador e exaustivo. Esse trabalho pode ser reforçado ou prejudicado pelas pessoas que nos permitimos ouvir enquanto percorremos a jornada do casamento.

Para ajudá-lo em sua jornada, vejamos alguns sinais de pessoas não confiáveis ​​e confiáveis ​​e por que elas deveriam ter mais ou menos influência em nosso casamento.

5 sinais de pessoas não confiáveis

1. Aqueles que nunca se comprometeram com o sucesso do seu casamento. Algumas pessoas podem ter questionado a sabedoria do seu casamento desde o primeiro dia. Então, quando as coisas não estão indo bem, eles querem prejudicar ou desencorajar ainda mais seu casamento.

2. Aqueles que não compartilham seus valores. Se você está ouvindo alguém que não vê o certo e o errado da mesma maneira que você, você está se abrindo para conselhos rebeldes.

3. Aqueles que são manipuladores para seu próprio benefício. Quando você ouvir conselhos de pessoas que têm um histórico de controlar pessoas e circunstâncias de acordo com sua vontade, questione seriamente o que elas têm a dizer. A manipulação não é o caminho para um casamento saudável.

4. Aqueles que são vingativos e cínicos. O tipo de conselho que você ouvirá de uma pessoa rancorosa raramente irá ajudá-lo a melhorar seu casamento. Um coração com uma tendência amarga e com gosto pela vingança dificilmente é capaz de encorajar a bondade, o perdão ou a humildade.

5. Aqueles que são hipócritas ou têm grandes pontos cegos. Quando você vê alguém dando conselhos que eles mesmos se recusam a seguir, é hora de questionar seus conselhos. Se eles forem incapazes de ver ou aceitar algumas das falhas que possuem, você também deve questionar a percepção deles sobre a sua situação. A hipocrisia deles torna difícil avaliar os méritos de seus conselhos porque sua falta de integridade distrai muito.

5 sinais de pessoas confiáveis

1. Aqueles que reconheceram e aprenderam com alguns grandes fracassos do passado. Se você conhece alguém que realmente mudou algo sério em seu casamento para melhor, provavelmente pode contar com a perspectiva dessa pessoa para ajudá-lo. Eles já lutaram contra “demônios pessoais” e conhecem os momentos difíceis e o trabalho que pode ser necessário para fazer um progresso real.

2. Aqueles que estão mais adiante no caminho em que você está, mas estão progredindo. Existem pessoas que você reconhecerá como semelhantes a você porque a história delas reflete a sua em alguns aspectos. Se estiverem dando passos positivos, poderão receber conselhos sábios.

3. Aqueles que dizem coisas duras, mas amam você e compartilham seus valores. Ouvir alguém desafiar você de maneira profunda e pessoal nunca é fácil, mas o golpe é mais suave quando você sabe que essa pessoa ama você e concorda com sua moral e objetivos na vida. Dê uma sacudida justa nesta voz.

4. Aqueles que parecem ter paz no próprio casamento. Nem toda paz é produtiva. Por exemplo, viver em negação pode lhe dar uma falsa paz. Mas porque um coração pacífico não é facilmente alcançado neste mundo, é tão notável quando está plenamente demonstrado na vida de uma pessoa e no seu casamento.

5. Aqueles que são sábios. Esta pode ser a virtude mais importante que você deve procurar na pessoa a quem você procura conselhos. Provérbios 4:5-6 nos diz: “Adquira sabedoria, adquira entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem se afaste delas. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a e ela cuidará de você.

A sabedoria vem de Deus. Portanto, obtenha sabedoria daqueles que conhecem bem a Deus.

Quem são as pessoas em quem você confia e a quem recorre nas dificuldades conjugais? Por favor, compartilhe seus comentários abaixo.

Autor: Elton Melo