Como obter o melhor de Deus para a sua vida

  • 24/09/2023

O paradoxo da fé

O teólogo e escritor A. W. Tozer escreveu:

“A grandeza de Deus desperta medo dentro de nós, mas sua bondade nos incentiva a não temê-lo. Temer e não ter medo – esse é o paradoxo da fé”.

Há uma verdadeira batalha para se conseguir o melhor de Deus. Como vencer esta batalha? Para vencer uma batalha, precisamos conhecer o inimigo e compreender como ele age, que armas usa e como é a tática dele dentro do campo de batalha.

Quando você recebeu a Cristo como seu Senhor e Salvador, você recebeu os seguintes benefícios:

  1. Seus pecados foram imediatamente perdoados.
  2. Você recebeu a justiça imputada por Jesus Cristo.
  3. você foi tirado do reino das trevas e posto no reino da luz.
  4. Você foi colocado na família de Deus – você é um filho gerado do Pai e amado pelo Pai.
  5. Você tem paz com Deus.
  6. O Espírito Santo entrou em seu corpo físico.
  7. O Espírito Santo o selou por toda  eternidade e vive dentro de você
  8. O poder do pecado foi quebrado

Mas o inimigo fará de tudo para roubar o que Jesus fez por você. Ele não pode mais tocar em você, ele se opõe diretamente contra a sua vida, mas ele ainda está no mundo AION, e de lá ele tenta influenciar a sua mente para que você não experimente a vontade de Deus para a sua vida.

É isso a batalha, conforme explicado em Efésios 6.10-12:

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (NVI)

Ao mesmo tempo, temos um conflito dentro de nós, pela nossa composição: corpo, alma e espírito. O corpo e alma, formam o que chamamos de carne. Por isso Paulo escreveu em Gálatas 5.17:

“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam” (NVI)

Hoje vamos meditar em Romanos 12.2 e compreender com profundidade os conceitos que o apóstolo Paulo escreveu neste versículo: 

“Não se amoldem ao padrão deste mundo (grego = aion), mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (NVI)

“Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora. Descubram o que ele quer de vocês e tratem de atendê-lo. Diferentemente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade, Deus extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade.” (MSG)

Vamos então aplicar as verdades de Romanos 12.2 às nossas vidas, hoje, considerando: dois mandamentos e um propósito:

1- NÃO SE EMBARACE COM AS ARMADILHAS DESTE MUNDO.

“Não sejam conformados..”

Vamos entender o conceito da palavra MUNDO na bíblia:

  1. KÓSMOS – Gr. Κόσμος, que significa ordem, organização, beleza e harmonia demonstrando o universo num todo como perfeita ordem de 24 hs. Base: At 17.24 e Jo 17.24, João 13.1, Ef 1.4, Jó 38.4 e Jo 1.29. 
  2. OIKOMENE – οικουμενη (pronuncia-se OKUMENE) – pode-se dizer que é a economia de Deus. Refere-se aos filhos de Deus, salvos – Mt 24.14, porque o Senhor separou apenas alguns nesse mundo (Is.53.11-12, Ml 2.6, At 18:9-10, Hb 9:28, 1Jo 2:2).No mundo Kósmos, temos dois grupos distintos, os nascidos do mundo Okumene e os nascidos do mundo Ayon – 1Jo 3.10, Rm.9.21. Assim como Abel Gn.3.15 e Caim 1 Jo.3.12.
  3. AION –  αιων aion (pronuncia-se ÉONN) – Usado para designar os filhos do diabo ou o mundo quando se refere ao domínio do diabo, como em 1Jo 3.10-12, 3.1, 5.19, Jo.12.:31, 14.17, Mt.4.8 “o mundo (aion) não o conheceu” e por causa disso desde a concepção os filhos do diabo se desviaram-se (Sl 58.3). Num mesmo versículo se vê claramente a distinção dos dois mundos (Mt 1.36-38) a separação será feita pelos anjos (Mt 13.47-50, Lc 16.8). O Senhor roga por nós não pelo mundo ayon (Jo 17.9), porque não pertencemos a ele (Jo 17.14-16), pois são todos filhos da desobediência (Ef 2.2, 2Pe 2.12-17). A eles a destruição – 1Pe.2.8. O mundo que será julgado por Deus são as pessoas que rejeitaram a Cristo (João 15.18, Rm3.6).

Em outras palavras o apóstolo Paulo está dizendo: “para de se permitir ser moldado pelas influências  pressões deste sistema do mundo atual”

2- PERMITA QUE A PALAVRA PRODUZA O SEU EFEITO

“Sejam transformados”.

O apóstolo Paulo está afirmando: “mas permita que Deus mude completamente o seu pensamento interior e comportamento exterior, cooperando de todo o coração, momento a momento, com o processo de renovação do Espírito.”

Somos convidados a viver 24×7 a presença de Deus em nossa vida, experimentando e demonstrando ao mundo que a vontade de Deus é realmente boa, agradável e perfeita.

Enquanto o primeiro mandamento é negativo (não se conformar ao padrão deste mundo), este segundo é altamente positivo. Deus está propondo e promovendo uma tremenda mudança em nós, não de fora para dentro, mas de dentro para fora.

Por isso que o apóstolo Paulo afirmou, que agora não entendemos o suficiente o que Deus está´fazendo em nós, mas que no final veremos a Cristo e ali saberemos como já somos conhecidos na glória – Deus está fazendo uma profunda transformação na sua vida, de dentro para fora, para revelar Cristo através de vocês (1Coríntios 13.12,13).

3-  VIVA O PROPÓSITO DE DEUS INTEGRALMENTE

Essa é uma garantia de propósito para as nossas vidas – e esse propósito é a Sua vontade, que e BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL.

Essa é a razão pela qual devemos nos submeter ao processo de transformação – O processo do mundo deforma; o processo de Deus renova. 

Conclusão

Você já deu o primeiro passo, rendendo-se a Deus? Hoje pode ser um dia especial na sua vida. Ele quer transformar você, quer que você experimente uma nova vida, mas isso agora depende mais de você do que de Deus. Renda-se a Ele hoje e assuma um compromisso total com Ele. Há um grande benefício de se render a Deus.

Salmo 84.11, diz: 

“Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor (graça) e honra (glória); não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade”. (NVI)

Entenda que o Senhor está ao seu lado, contigo neste processo da sua vida e que deseja realizar algo profundo e tremendo em você!

Autor: Elton Melo