Cinco fontes essenciais para ilustrações de sermões e por que elas são importantes
Pregar
Pregar é uma tarefa árdua que recebo todas as semanas. Expor a Palavra de Deus é um dos aspectos mais difíceis, porém mais gratificantes, de ser pastor. Você não pode tratar a pregação como uma corrida, correndo para obter uma resposta aos domingos. É mais como uma maratona, um passo acelerado em que longas passadas são feitas ao longo do tempo.
As ilustrações não são a parte mais importante de um sermão. A carne é a exposição do texto. As ilustrações adicionam tempero e sabor. Ninguém quer comer apenas temperos no jantar. Mas então, a carne sem sabor é insípida. Na maioria dos casos, os sermões precisam de um pouco de sabor.
As ilustrações também ajudam o ouvinte a compreender seus pontos de vista, especialmente os mais abstratos ou teológicos. Sabe aqueles manuais técnicos que “ajudam” a montar móveis baratos? Esse é o seu sermão sem ilustrações. Eles podem fazer o trabalho, mas ninguém vai gostar dele.
Fontes das Ilustrações
Onde consigo as ilustrações dos meus sermões? Tenho cinco fontes primárias.
Vida real . Cerca de metade dos meus sermões inclui uma ilustração pessoal, de preferência recente. É bom que seus convidados e novos membros ouçam um pouco sobre quem você é e o que está acontecendo em seu mundo. Além disso, é mais provável que seus membros se identifiquem com você se você se abrir sobre sua própria vida.
História . Eu utilizo exemplos históricos em quase todos os outros sermões, normalmente no meio do meu sermão. Essas ilustrações ajudam a ensinar história da igreja, teologia histórica e história local. Mais importante ainda, a história pode conectar gerações. Um exemplo da década de 1960 pode unir os Boomers e a Geração Z. Um exemplo da década de 1940 pode conectar a Geração Y e os Construtores. Eu intencionalmente recorro a diferentes épocas da história para me relacionar com diferentes gerações.
Notícias atuais . Todo mundo está assistindo, então você tem que ir lá. Caso contrário, você parecerá fora de contato e desapegado. Às vezes, abordarei ocorrências significativas da semana anterior. Mas tenha cuidado aqui. Nem toda notícia é digna de um sermão. Na nossa era de notícias sensacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser difícil discernir os eventos reais de interesse jornalístico a partir de seleções feitas por conglomerados de mídia que vendem notícias. Tudo é ÚLTIMA NOTÍCIA, segundo eles.
Cultura pop . Não descarte este. Embora a última moda, gadget ou música de sucesso possam não agradar a você, eles se aplicam às gerações mais jovens. É popular na cultura por um motivo. Não estou defendendo que você use todas as últimas modas. Eu certamente não. No entanto, quero permanecer informado sobre a cultura atual. Se eu não consigo falar a língua deles, por que eles me ouviriam? Se você não pode, por que eles ouviriam você?
Exemplos bíblicos . Muitas vezes, as melhores ilustrações são encontradas na Bíblia. As ilustrações bíblicas ajudam seus ouvintes a conectar os pontos entre as histórias da Bíblia, entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, entre a lei e o evangelho e entre os diversos gêneros das Escrituras.
E as piadas? Eu conto a eles, mas com moderação. Eu te aviso se eu conseguir um aplauso. Na maioria das vezes, os minhas piadas caem sem produzir resultados positivos. Na realidade, poucos pastores conseguem proporcionar um alívio cômico em sermões. E não recomendo a ninguém terminar com uma piada. Nunca ouvi um sermão em que isso funcionasse.
Uma coisa é dizer a verdade às pessoas. Outra coisa é ilustrar isso para eles. A verdade é essencial, mas também é necessário ajudar as pessoas a se conectarem com a verdade.
Sam Reiner atua como presidente da Church Answers. Ele também é o pastor principal da Igreja Batista West Bradenton e co-apresentador do podcast Est.Church. Sam foi cofundador da Rainer Publishing e atua como presidente da Revitalize Network. Ele tem uma esposa maravilhosa, quatro filhos divertidos, um cachorro velho e inteligente, um cachorro jovem e burro e um gato que suas filhas insistiam em manter.
Sam tem bacharelado em Finanças e Marketing pela Universidade da Carolina do Sul, mestrado em Missiologia pelo Southern Seminary e doutorado. em Estudos de Liderança pela Dallas Baptist University.
Leia mais:
- Pregação no Antigo Testamento: É Mesmo Necessária?
- Pregação para Transformar Vidas
- Tocando Corações: A Arte da Comunicação Pastoral Impactante e Transformadora
Autor: Pr. Sam Rainer
Deixe uma resposta