Casamento Cristhian e Adriana Teles
Texto base: Gênesis 2.18-25
18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. 20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. 21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. 22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
1- Há um sonho no coração de Deus.
- Gn 1.26-28 fala sobre a criação, da ordenança da multiplicação;
- Deus Cria a mulher para complementar Adão
- Deus realiza o primeiro casamento – Gn 2.24 – princípio da Liberdade;
Para cumprir os propósitos de Deus, o homem e a mulher precisam assumir responsabilidades
2- Como Deus vê o casamento.
- Deus realiza o pacto de alianças – em Malaquias 2.14 a palavra diz que “ o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade”
- Aliança não é contrato (IS 54.10) A aliança do senhor não se desfaz;
- Cumprir a palavra dada gera amor;
- Matrimônio não tem fim, tem acertos diários;
- Deus é o fiador da Aliança, 2 Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. destruir deixa marcas;
- Honre a aliança e o milagre acontece.
Há uma dificuldade muito grande em construir. Construir sempre dá muito trabalho. Destruir é mais rápido. Alguns casais, diante da crise, preferem destruir pensando em buscar a felicidade num novo relacionamento. Construir um relacionamento leva tempo, precisa que coloquemos toda a nossa vida, nossa força e energia em prol de legar aos nossos filhos alguns padrões e valores. Somente poderemos ver os resultados do nosso esforço em construir lares sadios se perseveramos nesta construção.Desistir é mais fácil! Desanimar traz alívio, mas a expectativa de resultados nas vidas dos nossos filhos e filhas, deve ser o nosso principal motivador.
DINÂMICA: Nossa vida conjugal, é como um papel colado ao outro. Se tentarmos separar os papéis, com certeza até conseguimos separar, porém as marcas ficarão em nossas vidas
3- Sete pilares de um casa abençoada.
Pilares são essenciais para a sustentação de uma casa. O texto de Provérbios 9.1 diz que “A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas. Vejamos quais são as sete colunas que não podem faltar em uma casa:
- Espaço privativo – Provérbios 25.17 Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.
- Refúgio/segurança – Provérbios 24.27 ¶ Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa.
- Intimidade (uma só carne) – 1Coríntios 7.5 Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.) e transparência (Gênesis 2.25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam).
- Liberdade – João 8.36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres
- Espiritualidade sólida – Gênesis 18.19 Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito;
- Lugar de reabastecimento emocional – (Amar = homem / honrar = mulher);
- Cura e restauração – Atos 9.34: Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou.
Conclusão:
Qual é o legado (herança espiritual/emocional) que vamos deixar para os nossos filhos?
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta