Aula 3- Tipos de Relacionamento Espiritual
Você está na aula 3 – clique nos links abaixo para ir para outras partes do curso:
Apresentação do curso – Aula 2 – Imprima a folha da aula 3 – Aula 4 –
Aula 3 – Tipos de Relacionamento Espiritual
Cada cristão pode experimentar comunhão com Deus, constantemente, se aprender a confessar os pecados em sua vida. Viver em comunhão com Cristo é experimentar uma vida plena e abundante.
Quando você recebeu a Cristo, você estabeleceu um relacionamento pessoal com Ele. Você se tornou um filho de Deus (João 1.12). Você recebeu a Sua vida e agora leva o Seu Nome: “CRISTÃO”. Uma pergunta comum que muitos cristãos fazem é: “O que acontece quando eu peco e faço coisas que desagradam a Deus?” Em outras palavras: “A minha comunhão é quebrada?”, “Jesus sai da minha vida?”
A resposta para esta pergunta pode ser entendida melhor se fizermos uma distinção entre nosso relacionamento e a nossa comunhão com Deus.
RELACIONAMENTO
Podemos ilustrar a diferença entre nosso relacionamento e nossa comunhão com Deus, usando a relação que existe entre pai e filho numa família. Quando um menino nasce numa família, ele é o filho de seu pai porque tem a vida de seu pai nele, por isso ele usa o nome de seu pai.
Vamos supor que o filho decida deixar sua casa e fazer muitas coisas que envergonham o seu pai. Ele ainda é filho de seu pai? O relacionamento entre pai e filho é permanente e ele existe a despeito do comportamento do filho.
COMUNHÃO
No entanto, o que aconteceria com a comunhão entre eles? Por causa da atitude do filho a comunhão entre eles seria quebrada. O que o filho precisaria fazer para restaurar a comunhão? O filho precisaria ir ao seu pai, admitir que estava errado e pedir perdão. Vamos ligar esta ilustração ao nosso relacionamento com Deus. Nosso relacionamento com Deus nosso Pai, é permanente. Leia Lucas 15.11-24
Somos seus filhos e esse relacionamento nunca muda. Mas, quando pecamos e fazemos coisas que desagradam a Deus nossa comunhão é interrompida. Então, para que nossa comunhão seja restaurada, precisamos admitir diante d’Ele que erramos e aceitar eu perdão.
Podemos ilustrar a diferença entre nosso relacionamento e nossa comunhão com Deus usando três círculos. Escreva as respostas abaixo. Leia 1Coríntios 2.14-16 e 3.1-3.
01- Como o não cristão é descrito em l Coríntios 2.14? __________________________________
- a) O homem natural tem relacionamento com Deus? Sim Não
- b) O homem natural tem comunhão com Deus? Sim Não
02- Como o homem controlado por Cristo é descrito em 1Coríntios 2.15? ________________________
- a) O homem espiritual tem relacionamento com Deus? £ Sim £ Não
- b) O homem espiritual tem comunhão com Deus? £ Sim £ Não
03- Como o homem controlado pelo “Eu” é descrito em 1Coríntios 3.1? ___________________________
- a) O homem carnal tem relacionamento com Deus? £ Sim £ Não
- b) O homem carnal tem comunhão com Deus? £ Sim £ Não
Vamos agora examinar cada círculo para ver qual deles ilustra tanto um relacionamento como uma comunhão com Deus. Assinale as respostas nos espaços correspondentes. Enquanto o homem natural não tem Cristo em sua vida, Cristo está na vida tanto do homem espiritual quanto do homem carnal; ambos são cristãos.
04- O homem natural do círculo número 1 tem relacionamento com Deus? | £ Sim | £ Não |
05- O homem natural do círculo número 1 tem comunhão com Deus? | £ Sim | £ Não |
06- O homem espiritual do círculo número 2 tem relacionamento com Deus? | £ Sim | £ Não |
07- O homem espiritual do círculo número 2 tem comunhão com Deus? | £ Sim | £ Não |
08- O homem carnal do círculo número 3 tem relacionamento com Deus? | £ Sim | £ Não |
09- O homem carnal do círculo número 3 tem comunhão com Deus? | £ Sim | £ Não |
O homem carnal do círculo n° 3 pode restaurar sua comunhão com Deus ao confessar seu pecado. A confissão envolve três coisas: Concordar, Agradecer e Arrepender.
Quando confessamos, CONCORDAMOS com Deus que aquilo que Ele nos revelou como pecado é pecado. Também AGRADECEMOS a Deus porque o preço por aquele pecado foi pago pela morte de Jesus Cristo na cruz. A confissão também envolve ARREPENDIMENTO, que é uma mudança de atitude que resultará numa mudança de ação.
O cristão precisa entender que quando ele peca e assume novamente o controle de sua vida, precisa confessar seu pecado imediatamente e Deus vai restaurá-lo à comunhão.
Leia 1João 1.9
10- De acordo com este versículo, o que devemos fazer com nossos pecados?
_______________________________________________________________
11- O que Deus prometeu fazer quando confessamos nossos pecados?
_______________________________________________________________
Você está na aula 3 – clique nos links abaixo para ir para outras partes do curso:
Apresentação do curso – Aula 2 – Imprima a folha da aula 3 – Aula 4 –
Registre sua presença informando seu primeiro Nome e E-mail no nos campos abaixo:
Este ministério cristão (Editora Alcance Vitória) não está associado a alguma Igreja ou Denominação, nem recebe fundo de governos ou entidades eclesiais. No entanto, tempos muitas despesas para manter o site e todos o nosso material de apoio disponível gratuitamente. Quando você compra um material indicado neste site, podemos eventualmente receber alguma comissão e isso nos ajuda. Mas você também pode destinar-nos uma oferta de amor, para continuarmos investindo na capacitação de mais pessoas. Faça um PIX de qualquer valor para o nosso CNPJ 19856274000105 – (se quiser pode enviar o comprovante para contato@alcancevitoria.com). Seja ricamente abençoado. Se desejar, entre em contato com o pastor Elton Melo ou deixe-nos um pedido de oração. O Senhor lhe retribua abundantemente.
Autor: Elton Melo
Deixe uma resposta