Atitudes para a sua transformação espiritual

  • 01/10/2023

Compartilhando a Cruz

Bem-vindos, amados irmãos e irmãs, à casa do Senhor neste culto tão abençoado. Hoje, mergulharemos nas páginas da Bíblia para explorar a vida e a jornada de Simão de Cirene, um homem cujo encontro com Jesus mudou sua vida de maneiras profundas e inesperadas. Em nossos corações, carregamos o desejo de Deus por nossa transformação espiritual e crescimento pessoal.

Como Simão, somos chamados a ser transformados pela graça divina, a crescer em nossa fé e a abraçar o plano que Deus tem para cada um de nós. À medida que exploramos a história de Simão, permita que o Espírito Santo o guie a refletir sobre como Deus deseja transformar nossa própria jornada espiritual e nos levar a um crescimento pessoal que nos aproximará ainda mais Dele.

Estamos aqui para sermos inspirados e desafiados pelo exemplo de Simão, lembrando que Deus está chamando cada um de nós para uma transformação espiritual que moldará nosso caráter e nos tornará mais semelhantes a Cristo. Abra a sua bíblia comigo em dois textos importantes: Marcos 15.21 e Lucas 23.26

“Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.” (Marcos 15.21)

“Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.” (Lucas 23.26)

INTRODUÇÃO

Deus é especialista em fazer coisas novas e grandes através de pessoas fracas e quebradas. Muitas vezes estamos presos em nossos limites e achamos que porque somos frágeis, temos problemas, fracassos e ficamos esgotados, Deus não pode fazer nada novo em nós e através de nós.

Na época da Páscoa milhares de judeus iam para Jerusalém para celebrar as festas. Este Simão é de uma cidade da África e viajou mais de 1.200 quilômetros para participar das festas. Esta época também era uma grande oportunidade para trabalhadores temporários e Simão conseguiu um emprego temporário durante a principal páscoa que ocorreu em Jerusalém.

A cidade estava borbulhando. O julgamento de Jesus movimentou toda a região e a experiência deste Simão reserva alguns ensinamentos preciosos. A partir da impressionante história de Simão vamos aprender como Deus usa situações da vida para a nossa trnsformação espiritual.

Para viver uma completa transformação espiritual, você precisa:

1- LEMBRAR QUE DEUS TRABALHA MESMO QUANDO NÃO ENTENDEMOS.

“…Eles o forçaram a carregar a cruz.” (Marcos 15.21c)

Simão não estava entendendo nada. MAS SEMPRE HÁ UM PROPÓSITO POR TRÁS DAS SITUAÇÕES QUE NÃO ENTENDEMOS. Simão estava observando, achando que não tinha nada a ver com aquele aconteci- mento, com Aquele homem ensanguentado, ferido, humilhado, até de repente ser puxado por um dos soldados e obrigado a carregar a cruz.

Ele não entende nada. Por que no meio da multidão ele é o escolhido para carregar a cruz? O que esse tal de Jesus fez para lascar com a vida dele? Simão achou que estava apenas indo participar de mais uma festa, aproveitar para arrumar um bico, ganhar algum dinheiro extra, mas Deus tinha um plano maior na vida dele.

Onde estava o outro Simão, Pedro, que havia prometido fidelidade até a morte a Jesus? O tempo que menos entendemos é o tempo em que Deus mais trabalha. Jesus trabalha nos bastidores.

“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.” (Romanos 8.28 NVT).

O Senhor tem um propósito para a sua vida. Ele já sabia que você estaria aqui. Você está no lugar certo, na hora certa. Você pode achar que está aqui nese culto só observando, vendo o que vai acontecer, etc. Mas Deus tem um propósito. Ele te pega pela manga da camisa e diz: É hoje! Pessoas que você acha que vieram trazer coisas ruins, irão impulsionar você para algo muito maior.

Exemplo de José com seus irmãos. “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50.20 – Pare de reclamar do processo e apenas cumpra o propósito. A cruz que você está carregando vai te impulsionar para o crescimento e para um novo tempo em sua vida e ministério. Vai acontecer o que você nunca imaginou.

Para viver uma completa transformação espiritual, você precisa:

2- ENTENDER QUE A TRANSFORMAÇÃO É PARA QUEM SE MOVIMENTA.

“…passava por ali, chegando do campo.” Marcos 15.21b

Simão chegava do campo. Ou seja, estava vindo do trabalho. Deus só faz coisas novas na vida de quem está em movimento. Se tem algo que atrai a Deus é: Mãos ocupadas. Movimentação! Toda vez que o Senhor foi fazer algo novo na vida de alguém, essa pessoa estava em movimento, trabalhando, se mexendo, fazendo algo.

Davi estava no campo quando foi escolhido rei. Os discípulos pescavam quando Jesus os convocou. Gideão estava malhando o trigo no lagar enquanto Israel estava sendo saqueado. Moisés estava cuidando do rebanho do sogro, quando teve o encontro transforma- dor na sarça. Quando vai falar com Ezequiel o Senhor declara: “Põe-te em pé que falarei contigo.” Ezequiel 2.1 – Todas essas pessoas estavam em movimento mesmo em tempo de crise. Faziam algo para amenizar a crise, resolver um problema e, de repente, Deus vem.

Se tem uma coisa que pode impedir você de viver algo novo é a acomodação. Deus não vai fazer nada novo em sua vida enquanto você não vencer a inércia. Sem posicionamento não há intervenção do Senhor. Um dos textos mais lindos da Bíblia sobre esperança está em Isaías 40.31:

“mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40.31

Perceba que neste versículo aparecem 3 movimentos: Voar, correr e andar. O Senhor renova as forças de quem espera Nele para andar, correr ou voar. Não diz que serão renovados ficar parados, estagnados e conformados. Na liderança e no ministério existem estações e ciclos.

Tem fase que estamos andando, outras estamos correndo e noutras vamos voar. Mas a certeza é que o Senhor renovará as nossas forças independentemente da estação. Percebo no meu espírito que Deus vai fazer gente voar hoje aqui! Olhe para o apóstolo Paulo.

Ele está preso em Roma, não pode viajar, pregar, ensinar, testemunhar, mas ele pode escrever cartas. Ele não corre e voa como no auge do seu ministério, mas não fica parado e o Senhor renova as suas forças até o final.

Para viver uma completa transformação espiritual, você precisa:

3- SERVIR PARA ALIVIAR A DOR DO PRÓXIMO.

“…e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.” (Lucas 23.26)

Crescimento é para servir mais pessoas. A mentalidade do Reino é sobre servir. Enquanto estiver encarando o processo, sirva para aliviar a dor do próximo. Não olhe apenas para os seus problemas. Não reclame do processo, apenas cumpra o propósito. O que você está carregando está te impulsionando para ver os propósitos de Deus se cumprirem na sua vida (Mc 15.21).

Tem gente quer esperar a vida estar perfeita para servir o próximo. ão pdemos esquecer que Jesus lavou os pés dos discípulos indo para a cruz. Quando Jesus chama Pedro (Lucas 4), ele está lavando as redes depois de uma noite fracassada na pesca. Ele está frustrado, encarando o processo do fracasso, lavando as redes para recomeçar e Jesus dá uma ordem para ele servir (arrastar o barco). Pedro arrasta o barco, serve a Jesus vai a águas profundas e sua vida nunca mais foi a mesma.

Todo processo que transforma a minha vida envolve servir pessoas. Simão foi o ombro de Jesus. Levou o peso para Jesus. Aliviou a dor de Jesus. Você pode fazer isso por alguém? Ele levou a carga de Jesus. Suportou o peso. Foi instrumento de benção. Doou o tempo, a força, o ânimo à obra de Cristo.

Não imaginamos a dimensão do que Deus faz quando nos permitimos ser doadores e abençoadores. O cristianismo não é sobre ficar rico. O cristianismo é sobre alguém que se tornou próspero. Até porque o cristianismo é a única religião no mundo em que você só é bem-sucedido quando aqueles que estão ao seu redor prosperam.

Para viver uma completa transformação espiritual, você precisa:

4- ENXERGAR ALÉM DO IMEDIATO.

“Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim” (Romanos 16.13)

A Bíblia cita que toda a família de Simão se converteu e se tornou benção na vida da Igreja. Paulo cita seu filho e sua esposa dentre os cristãos de mais alta consideração em Roma. Alguns estudiosos chegam a citar Simão na Igreja de Antioquia: “Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.” (Atos 13.1).

A Bíblia fala como este homem deixou um legado para os seus filhos. Seus filhos foram cooperadores comprometidos na obra de Deus. A cruz que você carrega hoje será instrumento de salvação de muita gente da sua família. O peso da dor de hoje será alívio e cura na história de outras pessoas.

“A memória deixada pelos justos será uma bênção…” (Provérbios 10.7 – NVI).

Conclusão

CREIA QUE SITUAÇÕES TRÁGICAS, DORES E PERDAS PODEM GERAR UM CRESCIMENTO NA SUA VIDA E NO SEU MINISTÉRIO. Aquela situação trágica e humilhante levou Simão a conhecer Jesus. Antes de seu encontro com Jesus, Simão era religioso, mas depois de encontrar-se com Cristo recebeu comunhão, vida nova e salvação, de forma que toda a sua família foi impactada e salva.

AQUELE DIA QUE ELE QUERIA ESQUECER TORNOU-SE INESQUECÍVEL. A vida de Simão sofreu uma reviravolta.

“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.” (C. S. Lewis).

Deus ainda pode usar situações difíceis para conduzir pessoas ao Salvador. Deus pode usar esta dor, este problema para levar você a um novo tempo. DEUS PODE TRANSFORMAR A SUA DOR EM TESTEMUNHO DE MILAGRE. SUA MAIOR CRISE PODE VIRAR O SEU MAIOR TESTEMUNHO. SUA FERIDA CURADA SE TRANSFORMARÁ EM GRANDE BÊNÇÃOS PARA SUA FAMÍLIA. Aquele dia que você quer esquecer pode dar lugar ao momento mais abençoado de sua vida. PEGUE ESSA CHAVE DA NARRATIVA DE LUCAS:

“…e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.” (Lucas 23.26).

JESUS VAI A FRENTE NO PROCESSO (Ele ia atrás de Jesus) Jesus vai na sua frente… NO FINAL DO PROCESSO QUEM MORRE É JESUS. VOCÊ NÃO VAI MORRER NESTE PROCESSO, POIS JESUS JÁ MORREU POR VOCÊ. Deus vai fazer algo na sua vida e transformar a sua história.

Autor: Elton Melo