A arte da sobrevivência em uma era de caos

  • 16/07/2023

Vivemos numa era marcada por intensa instabilidade. A Bíblia afirma que vivemos num mundo caído, dominado pelo pecado e embora sejamos salvos deste mundo mal, ainda estamos no mundo. O apóstolo Pedro ensina em suas cartas que não devemos estranhar as provas difíceis que estamos vivendo (1Pedro 4.12). Jesus afirmou que por sermos discípulos, teremos aflições e tribulações a serem enfrentadas. Mas ele também nos orientou a termos coragem, pois ele também as enfrentou e venceu o mundo (João 16.33). O apóstolo Paulo preparou o coração de seu discípulo Timóteo, afirmando que “todos aqueles que desejam viver uma vida piedosa – nos caminhos do Senhor – serão perseguidos” (2Timóteo 3.12). Portanto, tempos de desespero não são incomuns em um mundo caído.

Introdução

A perseguição contra os cristãos aumentou muito apenas alguns anos após a crucificação de Jesus (Atos 8.1-3; 11.19; 12.1-4). Esses cristãos tinha a convicção da vida eterna. eles experimentaram de forma sobrenatural o amor, a graça e o poder de Jesus. Mesmo assim, eles precisavam responder a uma importante pergunta em seus dias:

Como sobreviveremos à essas dificuldades? Como lidaremos com a pressão do mundo?  O que faremos?

Creio que você também já deve ter feito essas mesmas perguntas algumas vezes. Eu sei que cada um de nós aqui tem a convicção da vida eterna e esperar por Jesus, para nós é algo extremamente encorajador, mas isso não elimina as dificuldades do tempo presente, não nos torna imunes às doenças, não suaviza todos os problemas em nossos relacionamentos, nem paga as contas do mês. Por mais que a promessa de vida eterna nos permita uma certa alegria e até podemos nos regozijar, ainda assim podemos ficar estressados à medida em que passamos pelas fazes desafiadoras, exaustiva e confusas da vida.

A carta de Tiago foi escrita especificamente para tempos como esses.  É uma carta aos crentes feridos, que fornece as mesmas respostas aos problemas como Jesus as daria aos seus discípulos. Esse é o contexto das nossas provações e mundo no qual estamos inseridos. A carta de Tiago nos orienta a ter bem vivo em nossa mente três verdades para a nossa vida cristã:

  1. As provações são inevitáveis – o pecado gera desconforto; a instabilidade gera estresses.
  2. As provações nos constroem ou nos destroem – crises são grandes oportunidades ou grandes tragédias. Os sofrimentos definem os momentos críticos da nossa vida; eles podem nos afastar de Deus, ou podem nos levar mais para perto Dele. Suas escolhas ao reagir a um sofrimento são mais importantes que o sofrimento em si.
  3. Os que tem mentalidade de vítima não conseguem ir além de perguntar: Por quê? E, por isso, permanecem presos em sua dor. Os vitimistas sempre ficam presos em seus questionamentos e nunca avançam. Vítimas ficam paralisadas; os sobreviventes têm outras opções.

O Espírito Santo inspirou Tiago a nos revelar quais são essas opções. As soluções de Deus são práticas, poderosas e capazes de mudar vidas. Elas nos dão tudo o que precisamos para permanecer ancorados na eternidade mesmo em um mundo instável. Deus quer nos ensinar a A.R.Te . da sobrevivência.

Portanto abra a sua bíblia na carta de Tiago 1.1-12 e deixe Jesus falar ao seu coração.

1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações. 2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. 5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 7 Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; 8 é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. 9 O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. 10 E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo. 11 Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres. 12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1- ABRACE A ATITUDE CORRETA (vs. 2-4)

2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

  • “Considere como motivo de grande alegria passar por provações” – isso é uma ordem e não uma recomendação ou um tapinha nas suas costas.
  • Ela é um lembrete de como Deus trabalha em nossas vidas.
  • As provas da fé, produzem perseverança, que leva à maturidade e à plenitude – aprendemos com a nossa experiência que as provações nos levam a resultados realmente bons.
  • Ao mesmo tempo, Deus está te dizendo: “permita que a perseverança termine o seu trabalho”; em outras palavras: não desista! Não se torne uma vítima!
  • Deus promete que em Cristo somos mais que vencedores.
  • Porém só podemos experimentar a alegria dessa vitória, se abraçarmos a atitude correta.
  • Vítimas perguntam “por que?”; enquanto os sobreviventes perguntam “o que?”
  • Se você quer sobreviver aos seus desafios da vida, aprenda a fazer a pergunta certa.

Três perguntas que irão te capacitar a ser um sobrevivente vencedor:

  1. O que posso controlar quando o meu mundo desmorona? você não tem o total controle sobre as coisas externas, sobre a conjuntura, a política, a economia etc. Contudo você tem total controle sobre pelo menos uma coisa: SUA ATITUDE. Não confunda atitude com sentimentos. Você pode até não se sentir feliz no meio dos desafios dolorosos da vida, mas ainda assim pode escolher a alegria; pode escolher a abordagem da fé: “seja o que for que esteja acontecendo hoje, Deus transformará isso em algo bom em algum momento no futuro. Esse é o meu teste de fé, que sairá mais forte e aprovada, por isso, vale a pena se alegrar”.
  2. O que eu devo fazer para superar o hoje? No meio da crise não conseguimos enxergar o amanhã e perceber como as coisas podem dar certo. Nossa mente é prodiga em pensar nas possiblidades. No entanto, Deus não espera que a gente descubra exatamente o que o amanhã nos reserva. Ele nos Deus sua graça para o hoje, e isso deve bastar. Nossa tarefa é depender desta graça para superar apenas o presente dia, um de cada vez, todos os dias. a resposta é a essa pergunta é simples: PERSEVERAR. Você precisa dizer para si mesmo: “não vou ceder, não vou desistir, não vou me tornar uma vítima; permanecerei nisso pelo tempo que for preciso.” Ilustração: James Stocdale, aviador da marinha americana, prisioneiro por quase 8 anos no Vietnã, quando perguntado como conseguiu sobreviver àqueles terriveis anos de cativeiro, respondeu: “os otimistas morreram”. Nossos testes de fé aguçam o nosso foco, produzem perseverança. Deus recompensa aqueles que perseveram, com grandes obras a favor deles, neles e por meio deles.
  3. Que esperança posso ter para amanhã? A esperança é o oxigênio da alma. a esperança nos eleva e nos dá visão acima das circunstâncias. A esperança não se baseia em evitar os processos que estamos passando, mesmo quando sabemos que “tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28). Nossa âncora não está neste mundo temporal; está no céu; estão nas promessas que o Senhor Jesus nos fez.  Deus é onipotente, Onipresente e totalmente amoroso que está trabalhando por você. Deus te dá força e graça no momento presente, mas uma recompensa extravagante no final.

2- PEÇA O RECURSO CORRETO – vs. 5-8

5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 7 Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; 8 é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.

O que fazer quando você está travado e não sabe como sair da situação? Deus quer e nos dá um presente valioso, na verdade inestimável: Esse presente vale para todo o qualquer momento da nossa vida: SUA SABEDORIA. veja o que diz os versículos 5 e 6.

5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

O que você faz quando está preso em sua dor? Como perseverar no meio da sua crise quando você sente vontade de desistir? O que você faz quando problemas emocionais, financeiros, relacionais ou de saúde estão à sua volta?

Deus entende quando ficamos travados. Ele sabe o quanto precisamos da sua direção quando não sabemos o que fazer. Por isso, ele nos oferece sua sabedoria sobrenatural. Agora é preciso compreender quatro conceitos quanto à sabedoria:

  1. É uma oferta para a nossa vida por completo, em todas as áreas;
  2. Somente aqueles que pedem é que a receberão.
  3. Ele concede a todos os crentes, indistintamente, generosamente e sem reprovações.
  4. Seu pedido não deve ser misturado com dúvidas, mas regado a plena fé. (v. 6).

Deus não tem problema com quem tem uma pequena fé, mas tem problema com quem tem fé inconstante, com gente indecisa, ou com dois pensamentos. A fé não é “vamos ver o que dá”, mas a firme convicção baseada na vontade e nas promessas de Dele.

Vamos praticar? Quantos nesta noite se sentem travados? Hoje Deus vai ajudar a te destravar. Para isso, siga estes quatro passos:

  1. Admita que está travado;
  2. Reconheça que você não pode fazer nada sozinho.
  3. Peça ao Senhor por sabedoria sobrenatural.
  4. Se disponha a fazer o que a sabedoria dele exige de você.

Tenha a certeza que hoje o Senhor se volta inteiramente para você. Se o seu coração estiver aberto para ouví-lo e e comprometido a fazer o que ele lhe ensina, então ele te mostrará claramente O QUE FAZER, COMO FAZER, QUANDO FAZER e COM QUEM FAZER.

3- CREIA NA TEOLOGIA CORRETA – vs. 9-12

9 O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. 10 E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo. 11 Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e é destruída a beleza da sua aparência. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres. 12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

O desânimo é a maior ameça na vida de um cristão. Destrói aos poucos. Podem ser pequenos problemas, mas quando cedemos aos desânimos da vida, perdemos a força vital (o ânimus) . sofremos com os revezes, as perdas, as negações, as inconssitências, porque não percebemos algo supreendente.

Deus sempre faz algo profundo em você antes de fazer algo signficativo por meio da sua vida.

Em outras palavras, quando você está desanimado perde a coragem. O desânimo corroi nossa confiança em Deus, e lentamente tenta nos convencer que somos impotentes, incapazes e não merecedores de qualquer graça.  É por isso que muitas vezes pensamos mais em desistir, fazer concessões, pegar atalhos ou largar tudo.

O desânimo é o principal destruidor dos planos de Deus para as nossas vidas.  Deus porém nos dá um plano para matar o dragao de desânimo. A receita de Deus para nosso desânimo e termos uma perspectiva divina. É preciso olhar para as nossas vidas através das lentes do seu Reino. Para os nossos olhos humanos, os ricos e poderosos é que são bem sucedidos; ms para Deus é o contrário; para ele, os pobres e humildes, é que estão em posição mais alta, diante de Deus.

As pessoas que enfrentam desafios difíceis estão em melhor posição para se tornarem ricas na fé o que aquelas em facilidades e conforto.

Não cultive seus ídolos pois eles podem tirar o foco real das bênçaos de Deus e além de fornecer um falsa segurança, pode nos levar a viver a nossa vida como quisermos, mesmo sem a presença de Deus. Independentemente da condição, Deus espera que nossa confiança esteja 100% focada nele, dependente dele.

O que Tiago está nos ensinando é que a vida é transitória para todos, seja eles ricos ou pobres. O versículo 11 coloca todos debaixo da realidade nua e crua da vida: tudo se evapora.

Porém o versículo 12 afirma que bem aventurado (mais que feliz) e a pessoa que persevera nas suas aflições e tribulações. A prova da nossa fé produz perseverança, e essa perseverança leva à bem-aventurança. Em outras palavras Tiago está nos ensinando: “feliz é a pessoa que se recusa a desistir e escolh confiar em Deus mesmo sob forte estresse e pressão, mesmo estando desanimada, com finanças em problemas, com problemas de saúde, ou ainda mesmo que debaixo de extrema oposição espiritual.

Aquele que passar no teste receberá a “coroa da vida” (versículo 12). O que significa passar no teste? Significa ser fiel ao seu chamdo, não desistir, não ceder à tentação, não fazer concessões, não jogar a toalha quanto ao que Deus tem chama para a ação. Por isso, qualquer que seja a dificuldade que você esteja enfrentando, aguente firme!

Portanto, para matar o dragão do desânimo:

  1. Veja sua circunstâncias sob a perspectiva de Deus;
  2. Veja o seu futuro sob a perspectiva de Deus.
  3. Veja a sua motivação sob a perspectiva de Deus

Quando Deus vai fazer algo amplo por meio de você, primeiro ele tem que fazer algo profundo em você!

Conclusão

Derrote hoje seu problema de vitimismo. Há uma grande diferença entre vítimas e sobreviventes. As vítimas sempre olha através do “eu” e do “agora”. A questão para elas é saber se as coisas estão indo bem ou não. Já os sobreviventes olham sempre através das lentes de Deus. São esses que conseguem superar o desânimo. Faça a si mesmo três perguntas de diagnóstico:

  1. Minha fé esta em coisas perecíveis ou em coisas que são permanentes?
  2. Minha esperança é determinada pelo tamanho dos meus problemas ou pela certeza das promessas de Deus?
  3. Minha principal motivação é amar a Cristo ou simplesmente sentir alívio?

Para praticar a ARTE da sobrevivência, use três palavras:

  1. – A FÉ ancora seu coração e mente no fato de que Deus está no controle.
  2. ESPERANÇA – A ESPERANÇA o lembra que você é filho. Deus tem um lugar, um plano e uma promessa para a sua vida.
  3. AMOR – O AMOR retira o seu foco das dificuldades. O sofrimento é uma chance e um privilégio para que você e eu expressemos nosso amor pelo Senhor Jesus.

O mundo em caos está precisando desesperadamente de cristãos que vivam cheios do Espírito Santo para que possam usar corretamente a , a ESPERANÇA e o AMOR.

Autor: Alcance Vitoria