7 maneiras de ensinar seus filhos a orar

  • 18/07/2023

Uma das tarefas mais importantes que você tem como pai ou mãe é ensinar seus filhos a orar. Você quer que eles tenham um relacionamento alegre e fácil com Jesus. Você quer que eles possam conversar com Jesus sobre qualquer coisa.

Por exemplo, durante suas orações noturnas, Hugo, de 5 anos, implorou a Jesus que o ajudasse a colocar o rosto na água no dia seguinte durante as aulas de natação. Até aquele momento, ele tinha medo de fazer isso.

Como as aulas de natação faziam parte do programa extracurricular, seus pais não estariam presentes durante a aula. Quando sua mãe o buscou, ele pulou no carro e disse entusiasmado: “Vamos nos apressar e chegar em casa para que eu possa contar a Jesus como coloquei meu rosto na água”.

Sua mãe sorriu e respondeu: “Vamos contar a ele agora.”

Ajudando seu filho a aprender a orar

Você ensina ao seu filho esta importante habilidade através do seu próprio exemplo! Vejamos estes sete passos importantes:

1. Mostre a eles como você ora.

Eles não saberão o quão importante é a oração se você não mostrar a eles. Mostre-lhes como integrar a oração ao longo do dia.

  • Expresse gratidão antes de cada refeição. Agradeça pela refeição e por qualquer pessoa que tenha algo a ver com trazer a refeição para a mesa. Mencione o cozinheiro e quem preparou a mesa.
  • Você também pode circular pela mesa e compartilhar algo que aconteceu naquele dia pelo qual cada pessoa é grata.

2. Esteja com eles para terminar cada dia com uma oração.

Durante este tempo especial, oriente-os sobre como orar.

  • Ensine-os a agradecer pelo que estão aprendendo, pelo tempo que têm para brincar e pelas pessoas em suas vidas. Compartilhe pelo que você é grato.
  • Em que eles precisam de ajuda? Pode ser um trabalho escolar, um professor ou colega com quem eles estão tendo dificuldades ou colocar o rosto na água mesmo quando está com medo. Modele para eles suas próprias orações por ajuda.
  • Por quem eles querem orar? Assim que as crianças aprenderem, você as ouvirá pedindo bênçãos e ajuda para os pais, avós, amigos, gatos, cachorros e quase qualquer pessoa.

3. Ore com eles pela cura.

Solavancos, hematomas e sentimentos feridos ocorrem ao longo do dia. Ensine-os a pedir a Deus que os cure dessas feridas.

  • Uma oração poderosa é reunir a família e, um de cada vez, orar para que Deus lhes dê agora todo o amor que eles precisavam naquele dia, mas não receberam. Raramente alguém recebe todo o amor de que precisa.

4. Ore por perdão.

Durante as orações noturnas, quando houver tensão ou palavras duras, ensine-os a pedir perdão a Deus.

  • Este não é o momento de envergonhá-los ou envergonhá-los. Diga-lhes que eles simplesmente precisam dizer: “Jesus, por favor, perdoe-me por ser mau com minha irmã”.
  • Por mais difícil que seja para você, use essas ocasiões para mostrar-lhes como fazer isso, orando: “Jesus, por favor, perdoe-me por perder a paciência com meus filhos.”

5. Ensine-lhes orações curtas.

Coloque “orações curtas para ensinar crianças”. Lendo o livro de Salmos, você acessará vários versículos curto com uma promessa.

  • Claro, quando eles tiverem idade suficiente, ensine-lhes a Oração do Senhor (pai nosso) ou versículos especiais das escrituras.

6. Leia livros infantis sobre oração.

  • Existem inúmeros livros sobre oração para crianças. Mais uma vez, a internet pode ser de grande ajuda.

7. Abençoe-os antes de partirem para o dia.

  • Quando você reserva um minuto para mandar seu filho para a escola com uma bênção e depois termina o dia com orações noturnas, você demonstra como Deus está com eles o dia todo, todos os dias.

Orar é uma habilidade que beneficiará seus filhos pelo resto de suas vidas. Ensiná-los a orar será fácil para você se você tiver uma vida ativa de oração. Use essas ideias para começar. Seus filhos começarão a orar como parte regular de suas rotinas diárias.


elton-nicePr. Elton Melo – pastor titular da Primeira Igreja Batista Independente de Curitiba, Paraná – É presidente da ASEC – Associação de Editores Cristãos (2022/23).

Autor: Alcance Vitoria