5 Atitudes para deixar de ser um mau marido

  • 19/12/2023

Mal marido

A história de qualquer casamento é a soma de vários momentos-chave compartilhados por vocês dois. Antes de se casar, isso pode incluir a primeira vez que você a notou, seu primeiro encontro, seu primeiro beijo ou a primeira vez que você disse a ela “eu te amo”. Você provavelmente compartilhou alegria, intimidade, aventura e tristeza. Há outro momento-chave que pode ser fundamental para um bom casamento: o momento em que você realmente estraga alguma coisa. Embora ninguém seja um marido perfeito, há momentos em que você pode fazer algo que realmente magoa sua esposa: momentos em que você se sente um mau marido.

Às vezes, isso pode ser feito em comentários ofensivos que você fez. Outras vezes, pode ser trabalhar até tarde num dia em que sua esposa realmente precisava de você em casa ou esquecer um aniversário importante. Também pode ser que ela tenha descoberto seu hábito ou vício em pornografia. Seja o que for, quando você estraga como marido, há algumas coisas que você precisa fazer imediatamente para compensar ela. Aqui estão as cinco primeiras coisas a fazer quando você é um mau marido.

“O que quer que você esteja fazendo e que machuque sua esposa, a primeira coisa que você precisa fazer é parar.”

1. Pare com seu mau comportamento.

Seja o que for que você esteja fazendo que magoe sua esposa, a primeira coisa que você precisa fazer é parar. Não continue fazendo algo que você sabe que prejudica sua esposa ou seu casamento. Se você se tornou um workaholic, mude as coisas e coloque sua vida na ordem certa. Use alarmes e lembretes para não esquecer quando for necessário em casa (e por quê). Se você está vendo conteúdo impróprio on-line, pare de olhar para ele. Se você não sai com ela há algum tempo, leve-a para tomar um café ou tomar um sorvete o mais rápido possível.

2. Seja responsável.

Quando homens são pegos ou chamados por alguma coisa, há sempre a tentação de tentar se justificar. É aqui que a crença de que “meninos serão meninos” é frequentemente usada para descartar comportamentos inaceitáveis. Não faça isso. Quando você perceber que magoou sua esposa, não dê desculpas, não minimize suas ações nem projete a culpa em outra pessoa. Você estragou tudo, então precisa assumir a responsabilidade e aceitar quaisquer consequências que possam surgir por suas ações.

3. Peça desculpas pelo que você fez.

Se você machucou sua esposa, você precisa pedir desculpas a ela. Isto pode parecer a coisa mais difícil de fazer porque é humilhante admitir que você fez algo errado. Você tem que engolir seu orgulho, assumir uma posição de responsabilidade e dizer as palavras “sinto muito”. Dependendo do que aconteceu, talvez seja necessário pedir desculpas mais de uma vez, pois a dor pode ser muito profunda.

4. Busque o crescimento.

Faça tudo o que for necessário em sua vida para melhorar as coisas. Se você sempre assiste TV no sofá depois do jantar, em vez de ajudar com as crianças ou limpar, crie um novo hábito de estar presente. Você também pode pedir conselhos a um amigo, familiar ou pastor. Faça o que puder imediatamente para cuidar de você, de sua esposa e de seu casamento.

5. Reconstrua a confiança.

Depois de uma semana particularmente difícil para a imagem corporativa da sua empresa, o fundador da Under Armour, Kevin Plank, disse que “a confiança é construída em gotas e perdida em baldes”. Isso também é verdade na intimidade conjugal. Se houve um ato de infidelidade, muitos anos de confiança podem ser destruídos num momento; vai levar tempo e trabalho para restaurar a confiança dela em você. Esteja disposto a colocar suas ações ao lado de suas palavras e fazer o trabalho necessário para reconstruir a confiança dela em você, gota a gota.

Pare de falar:

Quais são as outras medidas que você pode tomar se tiver sido um mau marido?

PERGUNTA:

Reúna-se com seus filhos e pergunte: “É difícil para você pedir desculpas? Por que?”

Autor: Mike Landry