4/7 | Meus relacionamentos serão saudáveis

  • 08/05/2024

Introdução

Estamos nessa série de mensagem e a cada semana algo do céu está sendo derramado na nossa vida. Se você está começando hoje sua campanha, não deixe de assistir as mensagens anteriores:

Ainda este ano:

Hoje vamos falar de relacionamentos saudáveis.

Deus nos fez para vivermos em comunidade. Família, ambiente de trabalho, igreja, ambientes compartilhados (praças, shoppings, parques), trânsito e por ai vai. Por onde andamos e vivemos, temos oportunidades de desenvolvermos relacionamentos saudáveis ou doentios, superficiais ou profundos, temporários ou eternos.

Somos seres únicos, por isso somos tão diferentes. Você pode olhar para as diferenças em duas expectativas:

  1. Como posso aprender com essa pessoa?
  2. Como posso mudar essa pessoa?

Fique sempre com a primeira, porque a segunda, só o Espírito Santo pode!

Faça uma reflexão agora:

  1. Há alguém que eu não suporto?
  2. Há alguém que me magoou e preciso liberar perdão?
  3. Há alguém que eu preciso pedir perdão?
  4. Há alguém que preciso restabelecer a comunhão?
  5. Há alguém que preciso aprofundar o relacionamento?
  6. Há alguém que preciso derramar mais amor?
  7. Há alguém que preciso servir?

Em todas as situações, se tem alguém que precisa de reconciliação ou alguém para aprofundar seu relacionamento, alguém que você precisa liberar amor intencional…. essa mensagem é para você!

Hoje a mensagem será baseada na história de dois irmãos: Esaú e Jacó. Desde a barriga da mãe, o Senhor já tinha declarado que Rebeca e Isaque iriam precisar de muita sabedoria para apartar a briga dos irmãos!

O Senhor lhes disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas; um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço” Gênesis 25.23

 

Para viver relacionamentos saudáveis ainda esse ano:

1- NÃO NEGLIGENCIE AS COISAS ESPIRITUAIS

“Respondeu Esaú: Estou a ponto de morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura?” Gênesis 25.32

Com certeza não tinha sido a primeira vez que Esaú tinha voltado da caça morto de fome. Mas, ele agiu pensando apenas no agora. Não pensou a longo prazo.

Agir na imaturidade e na necessidade do momento, sem perceber as implicações espirituais irá produzir conflitos nos relacionamentos.

Observe se suas decisões e escolhas estão produzindo frutos de vida, de alegria e abundância nos seus relacionamentos.

 

Para viver relacionamentos saudáveis ainda esse ano:

2- ESTABELEÇA ALIANÇAS DEBAIXO DA VONTADE DE DEUS

“Vá a Padã-Arã, à casa de Betuel, seu avô materno, e case-se com uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe” Gênesis 28.2 

Então Isaque despediu Jacó e este foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, o arameu, e irmão de Rebeca, mãe de Jacó e Esaú.”  Gênesis 28.5

 Isaque deu a bênção de primogenitura a Jacó, e Esaú disse que iria matá-lo. Assim, Rebeca orientou Jacó para ir para a terra de Labão, seu irmão, para fugir da fúria de Esaú.

Jacó fez exatamente o que seus pais orientaram. Já Esaú:

“Percebendo então Esaú que seu pai Isaque não aprovava as mulheres cananéias, foi à casa de Ismael e tomou a Maalate, irmã de Nebaiote, filha de Ismael, filho de Abraão, além das outras mulheres que já tinha.” Gênesis 28.8-9

Para piorar, Esaú fez pirraça com seus pais ao se casar com uma mulher Cananéia.
Vejam como é uma crescente de decisões erradas: Vender primogenitura, desobedecer uma orientação de seus pais…

Desenvolva relacionamentos saudáveis seguindo orientações!

Faça uma reflexão sobre a questão das alianças que você tem feito. Busque atrair a Presença e restabeleça vínculos dos céus.

Seja promotor de relacionamentos saudáveis. Se alguém vier falar mal de algum líder ou chefe ou dos seus pais, não coloque mais lenha no fogo, mas seja aquele que leva a bandeira da honra!

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12.14

Foi nesse momento, saindo de casa, obedecendo a orientação de seus pais, e fazendo uma pedra de travesseiro, que Jacó teve a visão da escada até o céu, com anjos subindo e descendo. E ainda recebe uma promessa:

Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”. Gênesis 28.13-15

Ali, chamou aquele lugar de Betel, que significa casa de Deus.

Estabelecer alinças corretas atrai a Presença e alcança sua geração.

 

Para viver relacionamentos saudáveis ainda esse ano:

3- RESOLVA SUAS PENDÊNCIAS

Façamos agora, eu e você, um acordo que sirva de testemunho entre nós dois”. Então Jacó tomou uma pedra e a colocou de pé como coluna. Gênesis 31.44-45

Jacó trabalhou para Labão. Casou com Lia e Raquel. Teve muitos filhos e bens. Sendo que Labão não estava agindo de forma justa com Jacó. E o Senhor disse que era tempo de voltar (Gn 31.3).

Mesmo sendo injustiçado, Jacó fez questão de alinhar todos os desentendimentos com seu sogro e tio Labão, como no texto que lemos.

A princípio, ele fugiu (mais uma vez), mas dessa vez, reconciliou antes de partir.

Antes do encontro de Jacó e Esaú, quando no coração de Jacó já havia a intenção de reconciliação, ele teve um encontro com um anjo do Senhor:

Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. Prosseguiu Jacó: “Peço-te que digas o teu nome”. Mas ele respondeu: “Por que pergunta o meu nome? ” E o abençoou ali. Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada“. Gênesis 32.28-30

 Uma atitude de em busca de relacionamentos saudáveis mudou o destino de Jacó, que passou a ser Israel.

 Existem presentes e bênçãos nos céus endereçadas a você, aguardando apenas a sua decisão de viver em paz nos seus relacionamentos.

 Apenas uma pessoa está feliz com seus relacionamentos destruídos: Satanás. Ele vem para matar, roubar e destruir. Mas Jesus veio para dar vida plena e abundante.

A culpa e amargura só roubam sua identidade de filho. Deseje hoje viver a vida plena e livre que Seu Pai separou para você.

 

Conclusão

Ele mesmo passou à frente e, ao aproximar-se do seu irmão, curvou-se até o chão sete vezes. Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram. (Gênesis 33.3-4)

Amar não significa que você fará as coisas da sua maneira. Trata-se de uma situação de compartilhamento que envolve negociações e concessões para o bem comum. (TD Jakes)

Jacó e Esaú decidiram viver a reconciliação.

Vou lembrar da promessa que Isaque liberou para Esaú:

Seu pai Isaque respondeu-lhe: “Sua habitação será longe das terras férteis, distante do orvalho que desce do alto céu. Você viverá por sua espada e servirá a seu irmão. Mas quando você não suportar mais, arrancará do pescoço o jugo”.  Esaú guardou rancor contra Jacó por causa da bênção que seu pai lhe dera. (Gênesis 27.39-41).

O JUGO ERA O RANCOR!

Você destrava a prosperidade quando encontra o perdão dos seus irmãos. O que barra sua prosperidade é seu coração. Decida ainda esse ano viver relacionamentos saudáveis!

Música tema:

Mensagens desta série:

AINDA ESTE ANO

1/7 | Minha visão será recuperada – 10/04/24
2/7 | Serei curado – 17/10/24
3/7 | Prosperarei – 24/04/24
4/7 | Meus relacionamentos serão saudáveis – 8/05/24
5/7 | Viverei radicalmente com Deus – 15/05/24
6/7 | Avançarei ao meu destino profético – 22/05/24
7/7 | Serei honrado pelos céus – 29/05/24

Esta série de mensagens é compartilhada com a membresia da Igreja Batista Independente de Curitiba, e ministradas pelo pastor Elton Melo.

Escreva o seu pedido de oração, para intercedermos por sua vida, suas necessidades (não será divulgado).


Autor: Elton Melo